TV Brasil estreia nova programação com mais acessibilidade, cultura e educação

Publicado em 10/04/2019

A partir desta quarta-feira (10), entra no ar a nova TV Brasil. A emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) exibirá uma grade de programação com mais acessibilidade, mais educação, cultura e serviços à população.

Na nova fase, programas inéditos se juntam a atrações consolidadas. O agronegócio, as fabricações brasileiras, a ciência, a engenharia, o turismo nacional são exemplos de temas que terão destaque na TV Brasil.

A emissora passa por modificações após o presidente Jair Bolsonaro resolver mantê-la no ar. Durante a campanha presidencial, o político chegou a cogitar o encerramento das atividades da TV, que é a sétima mais vista do país, entre canais abertos e fechados. A informação é da Kantar Ibope.

Entre as modificações, a nova marca da TV faz agora uma alusão ao mapa do Brasil com a união de seus pontos extremos. Reflete a missão de alcançar todos os brasileiros com informação, conteúdo de interesse essencialmente público e para todas as idades

TV Brasil Animada contará com a atração inédita Pablo, dedicada ao espectro-autista. O público infantojuvenil ganha uma faixa noturna, a TV Brasil Animada Jovem.

A nova TV Brasil surge com a integração de equipes, recursos, meios e instalações da EBC, agregando conteúdos produzidos pelo núcleo NBR. Responsável pela cobertura de atos e matérias do Governo Federal, a NBR fará novas produções.

O núcleo manterá a prestação de serviço de distribuição de conteúdo do governo para veículos de comunicação de todo o país, como coberturas das agendas presidenciais e entrevistas coletivas dos ministros. 

Muito mais acessibilidade

A partir desta quarta-feira (10), a TV oferecerá faixa inteiramente acessível, começando pela campeã de audiência, a TV Brasil Animada. De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 09h30, a faixa de desenhos infantis exibirá programas com todos os recursos de acessibilidade como: audiodescrição, legenda oculta, interpretação em LIBRAS e dublagem. 

Em seguida, às 09h30, entra o programa protagonista da interpretação em LIBRAS no Brasil, o Repórter VisualNo fim de semana, a TV Brasil exibirá o Programa Especial, que tem como apresentadores o cadeirante Juliana Oliveira e a repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down.

Muito mais Brasil

Brasil na Faixa é o espaço reservado na grade para a contemplação do país. Irá ao ar às quintas-feiras, de 22h a 0h30. Nessa faixa, o Brasil será visto a partir de outras perspectivas: faróis instalados no litoral; fortes; parques nacionais; roteiros turísticos; fabricações nacionais, como vinhos; obras de engenharia brasileiras; experimentos científicos. Esses serão alguns dos temas das atrações.

O conteúdo especial será produzido pela EBC e também originado de parcerias com órgãos públicos e governamentais como: a Embrapa, as Forças Armadas e a Fiocruz. 

Atrações consolidadas e novos programas

A emissora manterá, de segunda a sexta, programas consagrados como o esportivo Stadiume o Sem Censura. O Cenário Econômico, apresentado pelo jornalista Adalberto Piotto, direto dos estúdios da B3, passa a ser exibido às 18h. 

O esporte ganhará mais espaço com exibição de No Mundo da Bola, às segundas, das 22h às 23h, e, aos domingos, das 21h às 22h30. O telejornal diário Repórter Brasilmuda de horário e entra no ar das 20h15 às 21h.

Setor de destaque da economia nacional, a agricultura ganhará um programa especial, que vai ao ar aos domingos, às 06h. A atração dará visibilidade aos assuntos do mundo do campo, da produção agrícola brasileira e das características do agronegócio nacional.

Produção

A grade da TV Brasil traz produções próprias, coproduções, parcerias com instituições públicas brasileiras e com emissoras públicas estrangeiras. Além da participação da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Capitaneada pela TV Brasil, a integração da rede permite ampliar a visibilidade de programas regionais produzidos pelas emissoras, formadas por mais de 40 TVs.

Outra fonte de conteúdo da grade de programação da TV Brasil é o PRODAV (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro), fundo gerido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), que investe em obras audiovisuais de produção independente. A TV Brasil é responsável pela exibição e distribuição das obras, por meio de parceria com a Ancine.

Programação

Informação, cultura, turismo, educação, esporte, cinema, música. O telespectador poderá escolher o que vai assistir no horário nobre, entre os dias da semana, a partir das 22h. Na segunda-feira, o tema será esporte.

Na terça, o espaço será reservado a informações, com documentários, entrevistas e conteúdos jornalísticos; na quarta, será a vez do cinema; na quinta, o espaço é para o Brasil; na sexta tem cultura, com exibição de grandes musicais.

De segunda a sexta-feira, a programação da TV Brasil seguirá a seguinte grade:

06h – A TV de Todos 

  • A atração será composta por produções regionais das emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública.

07h30 – TV Brasil Animada Especial

  • A faixa que vai até as 10h oferece atrações infantis com todos os recursos de acessibilidade (interpretação em LIBRAS, audiodescrição, legenda oculta, dublagem).

09h30 – Repórter Visual

  • Primeiro programa de televisão com interpretação em LIBRAS.

09h45 – Brasil Em Dia

  • Programa jornalístico com informações atualizadas do dia.

10h – TV Brasil Animada

  • Faixa de maior audiência da emissora oferece desenhos reconhecidamente premiados em ambiente sem violência e sem veiculação de publicidade que incentivem o consumo, das 10h às 17h.

17h – Sem Censura

  • Programa de entrevistas consagrado da emissora vai ao ar com novo cenário.

18h – Cenário Econômico

18h30 – TV Brasil Animada Jovem

  • É uma nova faixa da emissora, que apresentará programação voltada ao público infantojuvenil, como a série Gaby Estrella, A Velha História do meu Amigo Novo e Cozinhadinho

20h15 – Repórter Brasil Noite

21h00 – Stadium

  • No ar desde 1977, o esportivo traz informações do mundo do esporte com especial atenção às modalidades paradesportivas.

21h30 – Fique Ligado

22h – Faixas temáticas com assuntos segmentados de segunda a sexta

Faixas temáticas 

Segunda-feira – Esporte

  • 22h a 23h – No Mundo da Bola

Terça-feira – Informação

  • 22h – Brasil Em Pauta – entrevistas com autoridades e especialistas para discutir os temas da atualidade.
  • 22h30 – Caminhos da Reportagem – programa mais premiado da TV Brasil ganha formato mais dinâmico com trinta minutos de duração.
  • 23h – Impressões – diálogo atual e descontraído com personalidades do mundo da política, da economia, da sociedade e da cultura.
  • 23h30 – Trilha de Letras – Programa que associa literatura e informação com entrevistas com autores que expõem opiniões e críticas sobre diversos temas.
  • 00h – Um Olhar Sobre o Mundo

Quarta-feira – Cinema

  • 22h a 00h – Maratona de Cinema

Quinta-feira – Brasil na Faixa  

  • 22h – Faróis do Brasil
  • 22h30 – Parques do Brasil

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade