TV Aparecida visita os bastidores do musical sobre a Padroeira do Brasil, de Walcyr Carrasco

Publicado em 05/10/2018
Nossa Senhora Aparecida, que já foi tema de novela e filme, agora será homenageada através de um espetáculo teatral. Aparecida – a História em Musical, escrita por Walcyr Carrasco –  mesmo autor da novela “A Padroeira”, estreia em março de 2019, em São Paulo. E para conferir os bastidores da peça, o programa Manhã Leve, apresentado por Maria Cândida na TV Aparecida, exibiu uma reportagem especial nesta sexta-feira (05).
A repórter Juliana Luz mostrou a movimentação dos testes, em um estúdio na capital paulista, com atores para o elenco de “Aparecida”. O espetáculo tem direção e coreografia de Fernanda Chamma, conceituada por grandes produções musicais no Brasil e no exterior.
Dos 700 candidatos no processo seletivo, apenas 250 foram selecionados para chegar aos 30 atores que vão compor o espetáculo.
Leia também: 83 anos! Gloria Menezes celebra aniversário de Tarcísio Meira

A matéria começa contando como o projeto teve início. Tudo começou quando a ideia do musical foi apresentada ao Santuário Nacional, que incentivou e autorizou a produção. A iniciativa foi da produtora cultural Maria Eugênia Malagodi. Juntamente com a equipe de criação esteve na cidade de Aparecida, em junho, onde foi recebida pelo padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional. Ela contou, que embora esteja acostumada com musicais, se vê desafiada neste novo projeto.
“É um grande desafio porque eu não tenho o porte dos grandes produtores, mas eu sou muito religiosa, e aí vendo os preparativos dos 300 anos, eu pensei ‘por que não fazer um musical pra Nossa Senhora?’ E fui falar com Dom Darci [bispo da Congregação Redentorista e atualmente atua na Arquidiocese de Diamantina], que me deu a maior força. Puxa, mais é um desafio gigante. Tudo com Ela dá certo.”

Fernanda Chamma fala sobre a direção do espetáculo sobre Nossa Senhora Aparecida

A repórter ainda conversou com Fernanda Chamma. “Eu tenho trabalhado nessa área de teatro musical há algum tempo. Está sendo uma experiência incrível porque além de eu ter agora esse posto de poder ser diretora e coreógrafa, que é uma coisa que acontece muito lá fora e que aqui no Brasil ainda é novo. A gente sempre tem um diretor e um coreógrafo. Eu acredito que a gente faça uma linguagem bem diferente com um tema tão especial como Aparecida. É a primeira vez que eu trabalho com Walcyr Carrasco, então, está sendo também uma honra”, disse a coreógrafa e diretora.

No Manhã Leve, Walcyr Carrasco conta sobre sua inspiração para escrever o musical

Ainda na matéria para o Manhã Leve, o autor Walcyr Carrasco falou sobre o que lhe motivou a escrever o espetáculo musical.
“O que me inspirou foi Nossa Senhora Aparecida. Eu já escrevi uma novela ‘A Padroeira’ sobre Nossa Senhora Aparecida. Eu sou devoto, acredito, eu faço os pedidos. E quando surgiu o convite, eu fui convidado pra escrever um musical. Passei bastante tempo em dúvida de como eu ‘pegava’ o musical. Aí eu encontrei um casal no avião, que por mero acaso, sentou comigo e ele  – porque eu queria um milagre moderno –  havia tido uma intervenção de Nossa Senhora Aparecida muito atual. Então, deixe-me contar não só os milagres do passado, mas também como até hoje ela continua dando as suas bênçãos.”
Walcyr ainda explicou a diferença entre o texto da novela “A Padroeira” e o do “Aparecida – A História em musical”:
 “A novela era centrada no início da devoção. Aqui eu posso contar a história inteira, porque o palco permite essa transição rápida de épocas. E o que eu conto, que é muito forte, que não teve na novela também. Foi quando a Santa sofreu um atentado e como ela foi reconstituída, como ela foi salva, devolvida  aos seus fiéis.”

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade