Especiais

Turma da Mônica, Retrospectiva e filme do Oscar: confira a programação de final de ano da TV Cultura

Retrospectiva em duas partes e o longa O Menino e o Mundo são dos destaques

Publicado em 23/12/2020

A TV Cultura preparou uma grade especial para os telespectadores que vão cumprir as medidas de isolamento social e passar as festas em casa. E as opções são as mais variadas: tem para adulto e criança! Do clássico Turma da Mônica, que terão vários episódios especiais exibidos ao longo das duas próximas semanas, até a animação infantil brasileira que concorreu ao Oscar em 2016: brasileira O Menino e o Mundo.

Karyn Bravo comandará o Jornal da Cultura nesta quinta (24), a primeira parte da Retrospectiva 2020, trazendo os assuntos coronavírus e meio ambiente.

O público também terá muita música com o documentário Dê Lembranças a Todos, que apresenta a vida e obra de Dorival Caymmi, com as participações de Milton Nascimento, Hermínio Bello de Carvalho, Bibi Ferreira, Maria Bethânia, Gilberto Gil e outros. Confira:

QUARTA

Turma da Mônica – As Doze Badaladas dos Sinos de Natal

Nesta quarta-feira (23/12), o tema do episódio da Turma da Mônica é o Natal. Cebolinha ajuda a mãe com a decoração, cheio de alegria pela data especial, enquanto esperam pela chegada do pai com os presentes. Mas, quando alguém toca a campainha, é a Mônica — muito zangada com o sumiço do coelhinho. Vai ao ar a partir das 17h30, na TV Cultura.

Documentário – São Paulo – Uma Cidade Segregada

Inédito na TV aberta, nesta quarta-feira (23/12), a TV Cultura exibe o documentário São Paulo – Uma Cidade Segregada, que analisa e discute as questões de ocupação, qualidade de vida e planejamento urbano na cidade. Partindo de uma visão histórica do crescimento e das políticas de ocupação, o filme coloca em evidência os desafios atuais da cidade e projeta estas questões para o futuro. Vai ao ar às 22h45.

MINIdocs – Du Gomide e Bernardo Bravo

No MINIdocs nesta quarta-feira (32/12), os curitibanos Du Gomide e Bernardo Bravo invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock e reggae. Eles ainda contam sobre seus trabalhos, composições e como está o cenário da música na cidade deles. Vai ao ar na TV Cultura, às 23h30.

Opinião – O que foi 2020?

Na quarta-feira (23/12), o tema do programa Opinião, apresentado por Andresa Boni, é sobre o que foi o ano de 2020 no campo da saúde física e mental? Perdas de pessoas queridas, medo do desconhecido e impactos psicológicos a longo prazo são alguns dos traumas causados pela Covid-19. Como pensar a vida a partir de agora? Participam da conversa Rosana Richtmann, médica infectologista do Instituto Emílio Ribas, e Daniel Martins de Barros, psiquiatra do IPq da FMUSP – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Vai ao ar na TV Cultura, a partir 22h15.

QUINTA

Turma da Mônica – Especial – Véspera de Natal

No episódio da Turma da Mônica desta quinta-feira (24/12) é véspera de Natal. Mônica diz à Magali que não vai brigar hoje, para não correr o risco de ficar sem ganhar presente, mas acaba se irritando com o Cebolinha e o Cascão. O Pinguim Noel avisa que por brigarem vão ficar sem presente neste Natal. Aflita, a turma decide doar seus brinquedos velhos para as crianças carentes e assim ficar bem aos olhos do Papai Noel, mas são surpreendidas pelo Pinguim Noel dizendo que aquela não foi uma verdadeira boa ação. Vai ao ar a partir das 17h30, na TV Cultura.

Jornal da Cultura – Retrospectiva – Parte 1

No comando da jornalista Karyn Bravo, o Jornal da Cultura apresenta nesta quinta-feira (24/12) a primeira parte da Retrospectiva 2020, trazendo os assuntos coronavírus e meio ambiente. As matérias contarão com os comentários da Dra. Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas e do Hospital e Maternidade Santa Joana, e do filósofo Luiz Felipe Pondé, professor da FAAP e diretor do laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC. Vai ao ar a partir das 21h15, na TV Cultura.

A Mansão Maluca do Professor Ambrósio – Uma Noite Antes do Natal

Nesta quinta-feira (24/12), a TV Cultura apresenta o episódio inédito do desenho A Mansão Maluca do Professor Ambrósio – Uma Noite Antes do Natal. Numa reunião anual de vilões surge uma ideia muito malvada: acabar com o Natal de todas as crianças do mundo. Para isso, o plano é sequestrar o Papai Noel. Somente um professor maluco e seus dois sobrinhos podem salvar o bom velhinho. Vai ao ar a partir das 22h15.

Missa do Galo

Na madrugada de quinta (24) para sexta-feira (25/12), à 00h, a TV Cultura exibe a Missa do Galo – celebrada pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Específica dos países latinos, a tradição deriva da lenda ancestral segundo a qual, à meia-noite do dia 24 de dezembro, um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda de Jesus Cristo.

SEXTA

Turma da Mônica – Especial Natal – Feliz Natal Para Todos

Nesta sexta-feira de Natal (25/12), o episódio da Turma da Mônica é especial. Maurício de Sousa ainda está em seu estúdio, cercado por páginas de quadrinhos, lápis e pincéis quando chega ao fim de mais um gostoso dia de trabalho. Ele navega pela internet apreciando belas imagens natalinas e começa a refletir sobre o significado desse dia, quando percebe que os seus convidados, os telespectadores, acabaram de chegar. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 17h30.

Metrópolis

Nesta sexta-feira (24/12)Nelson Motta fala no Metrópolis sobre seu novo livro de memórias, intitulado De Cu Pra Lua, escrito na terceira pessoa do singular. Ele constrói uma longa coleção de histórias, indo a momentos já visitados e outros inéditos de sua carreira. O programa traz ainda um diagnóstico de como a cultura funcionou no formato Fique em Casa, quais descobertas, em virtude da necessidade, passarão a ser consideradas tendências. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., o programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 19h25.

Documentário – Dê Lembranças a Todos

TV Cultura exibe nesta sexta-feira (25/12), às 23h45, o documentário Dê Lembranças a Todos, que apresenta a vida e obra de Dorival Caymmi. Dirigido por Fábio Di Fiore e Thiago Di Fiore, também conhecidos por Santo Marcos, o longa reconstrói a trajetória do cantor, compositor e instrumentista por meio de depoimentos de grandes parceiros e nomes da música brasileira. Entre eles estão Milton Nascimento, Hermínio Bello de Carvalho, Bibi Ferreira, Maria Bethânia, Gilberto Gil e outros.

SÁBADO

O Menino e o Mundo

No sábado (26/12), vai ao ar na TV Cultura a animação infantil brasileira O Menino e o Mundo. Lançado em 2014 e dirigido por Alê Abreu, o filme traz em sua conta diversos prêmios – como o Annie Awards e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2016, a produção concorreu ao Oscar como Melhor Filme de Animação. O longa conta a história de Cuca, um menino que mora com seus pais em uma pequena cidade rural. Certo dia, o garoto decide fazer as malas, pegar o trem e se aventurar na capital. Porém, na cidade grande, Cuca se depara com a pobreza, exploração e falta de perspectivas. Vai ao ar a partir das 16h, na TV Cultura.

Turma da Mônica – Um Plano para Salvar o Planeta

TV Cultura exibe no sábado (26/12), às 17h30, o especial Um Plano para Salvar o Planeta da Turma da Mônica. No episódio educativo, Mônica e seus amigos observam como a poluição afeta a natureza e os seres humanos. Depois de descobrir que o efeito de uma poção de limpeza era passageiro, eles percebem que há apenas uma forma de preservar o planeta, utilizar o método Três “R”s: Reduzir, para gastar menos; Reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e Reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Seus moradores, além de apresentar soluções e atitudes que podem mudar a situação nas próximas décadas.

Poesia e Prosa com Maria Bethânia – Guimarães Rosa

Ainda no sábado (26/12), às 20h45, a TV Cultura exibe o segundo episódio da série Poesia e Prosa com Maria Bethânia. Desta vez, Bethânia recebe o cantor e compositor Paulo César Pinheiro e o membro da Academia Brasileira de Letras Alberto da Costa e Silva, amigo próximo do escritor-tema da edição: Guimarães Rosa. A literatura roseana – O Grande Sertão: VeredasSagarana e outros – revelou um sertão mágico e um mundo novo por meio de uma linguagem disruptiva que apenas Guimarães Rosa poderia ter concebido. No programa, que ainda conta com depoimentos de Mia Couto e Ana Maria Machado, Bethânia interpreta trechos de O Grande Sertão: Veredas e, acompanhada de Paulo César Pinheiro, as músicas Matita Perê e Sagarana.

Jazz Sinfônica: 30 Anos

Em 2020, a orquestra Jazz Sinfônica Brasil completou 30 anos. Para celebrar e relembrar os momentos que marcaram a trajetória do grupo, a TV Cultura apresenta, no sábado (26/12), o documentário inédito e exclusivo Jazz Sinfônica: 30 Anos. Com 90 minutos de duração, a produção traz imagens de arquivo e depoimentos para traçar um panorama histórico desde a criação da Jazz, em 1990, tendo Tom Jobim como padrinho e primeiro convidado, até os dias atuais. Participam maestros, convidados, músicos, diretores artísticos, entre outros. Vai ao ar às 22h15, na emissora.

Clássicos – OSESP: Especial Beethoven

A TV Cultura também apresenta no sábado (26/12), às 23h15, um Clássicos especial dedicado a Ludwig van Beethoven. A faixa traz os melhores momentos de concertos variados da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Entre as apresentações escolhidas, destacam-se a Abertura Leonora, nº 3, Op. 72b, realizada em 2014, sob a regência de Marin Alsop; Sinfonia nº 5 em dó menor, Op. 67, de 2013, sob a batuta de Rafael Frühbeck de Burgos; e Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125, de 2017, regida novamente por Marin Alsop.

DOMINGO

Persona – Aílton Graça

Palhaço, ator, coreógrafo e sambista de carteirinha, Aílton Graça é o convidado do Persona deste domingo(27/12). Na entrevista inédita, ele conta sobre sua infância no bairro de Americanópolis, zona sul de São Paulo; o primeiro grande trabalho de repercussão no cinema, no papel do Majestade do filme Carandiru; sua paixão por samba e carnaval e muito mais. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, a edição vai ao ar às 21h, na TV Cultura .

Jazz Sinfônica Brasil – Melhores Momentos (Parte 2)

No domingo (27/12), às 22h30, vai ao ar na TV Cultura a segunda parte dos Melhores Momentos da orquestra Jazz Sinfônica Brasil, que neste ano comemora 30 anos. O público confere mais canções inéditas de apresentações em 2018: Deixa a Menina, de Chico Buarque, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão; Zuela de Oxum por Moacyr Luz, no palco do Memorial da América Latina; e Toninho Ferragutti, acordeonista e compositor no Theatro Municipal. Para finalizar, o programa volta a 2017, no Auditório do Ibirapuera, com Tropicália, de Caetano Veloso, e arranjo de Ruriá Duprat, atual Diretor Artístico da Jazz Sinfônica Brasil.

SEMANA DO ANO NOVO

SEGUNDA

À Brasileira – Bananeira

Na segunda-feira (28/12), é exibido o quarto episódio inédito da série À Brasileira, no qual o chef Maurício Ganzarolli prepara o carro-chefe de seu restaurante Bananeira: Filé de Pescada Assada, que já teve mais de 100 mil pratos servidos. O programa vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura.

Elas – Mulheres no Cinema – Lucinha Lins

Na segunda-feira (28/12), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz, cantora, compositora e apresentadora Lucinha Lins, dona de uma voz que já encantou o Brasil. A eterna gata dos saltimbancos, como também é conhecida, conquistou a TV, o teatro e encantou o cinema. Apresentado por Luciana Vendramini, o episódio inédito na TV aberta vai ao ar às 20h, na TV Cultura.

Roda Viva – Felipe Neto

Na segunda-feira (28/12), a TV Cultura reapresenta o Roda Viva com o youtuber Felipe Neto . A edição, que atingiu quase 3 milhões de visualizações no YouTube, ganhou ampla repercussão nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Isso porque, na entrevista, Felipe foi questionado sobre pontos polêmicos de sua trajetória, depressão e, ainda, comentou a respeito de momentos chaves e sensíveis da política brasileira, como o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e o governo Bolsonaro. Apresentada por Vera Magalhães, a edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

TERÇA

#Provoca – Erika Hilton

Na terça-feira (29/12)Marcelo Tas recebe, no #Provoca, a vereadora mulher mais votada em todo Brasil, Erika Hilton (PSOL), para falar sobre transição. Transição entre anos, eras, mandatos e mentalidades. No programa, ela – que é uma mulher trans e preta – conta sobre os caminhos percorridos para chegar até a Câmara dos Vereadores de São Paulo. Entre os assuntos estão prostituição, política para todos, família e feminismo. Vai ao ar às 22h15, inédito, na TV Cultura.

Paulo César Pinheiro – Sempre Poeta

Vai ao ar na terça-feira (29/12), o primeiro episódio da série documental Paulo César Pinheiro- Sempre Poeta, que retrata os 70 anos do músico brasileiro. No primeiro dos cinco episódios, a série conta com um poema de Paulo César declamado por Rolando Boldrin, além de depoimentos de Maria BethâniaJoão NogueiraLuciana Rabello, entre outros. Vai ao ar a partir de 00h30, na TV Cultura.

QUARTA

TeleMed – Bacteriófagos – Uma Alternativa Aos Antibióticos?

TV Cultura estreia na quarta-feira (30/12) a série documental TeleMed, produção que aborda o território científico desconhecido nos dias de hoje, apesar do enorme progresso no campo médico nas últimas décadas. No primeiro episódio, a discussão quanto ao uso excessivo de antibióticos, o crescente número de bactérias resistentes e os danos disso para os pacientes. Assim, surge uma possível solução para o caso: a fagoterapia, que ainda não foi objeto de estudo clínico. A edição

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade