F1

Trajetória do piloto Ayrton Senna é tema de série na TV Brasil

Produção documental reúne mais de 60 entrevistas inéditas

Publicado em 15/10/2021

A TV Brasil exibe, a partir desta segunda-feira (18), a série Ayrton: Retratos e Memórias, que revisita a carreira e a história pessoal do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. Destaque da programação da emissora pública, a produção documental vai ao ar de segunda a sexta às 16h com uma viagem intimista, emocionante e reveladora pelos bastidores da vida do mito do automobilismo mundial.

Com base em mais de 60 entrevistas inéditas, o jornalista Ernesto Rodrigues – que assina o roteiro e direção dos documentários – transforma as páginas de seu livro Ayrton: o Herói Revelado (Ed. Objetiva, 2004) e remonta a trajetória de Senna.

No seriado, conversas com pilotos e ex-pilotos, correspondentes internacionais, colegas, artistas e personalidades guiam o espectador por esta biografia, com destaque para os aspectos da vida de Ayrton fora das pistas.

Composta por 10 episódios de 25 minutos, a série é ilustrada pelo vasto acervo do fotógrafo Keith Sutton, estimado em quatro milhões de fotogramas da Fórmula 1. Sutton acompanhou o piloto brasileiro desde o início de sua carreira na Fórmula Ford até o acidente em San Marino, em 1994.

O arquivo é enriquecido ainda por imagens em alta resolução gravadas nos históricos circuitos de Silverstone, Interlagos, Suzuka, Imola e Donington Park, além de reportagens sobre Senna feitas por emissoras de televisão.

Um certo Silva

Já no primeiro episódio, a produção revela o início da trajetória do piloto no kart e a enorme percepção que ele tinha nas pistas de corrida.

A edição conta com depoimento do ex-piloto e campeão mundial de kart Terry Fullerton, por quem Senna tinha admiração confessa. Ainda neste primeiro documentário, o seriado traz relatos do fotógrafo Keith Sutton, do treinador de pilotos Roberto Aranha, do narrador esportivo Galvão Bueno, do jornalista Celso Itiberê, entre outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade