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The Voice Brasil: elenco da atração fala da nova temporada

O programa estreia no dia 15 de outubro com novo protocolo de segurança

Publicado em 07/10/2020

A partir de quinta-feira (15), o The Voice Brasil estreia a sua nona temporada na Globo. A atração volta com novos protocolos de segurança, por conta da pandemia, e vai apresentar novas histórias e formas de conhecer os candidatos, conversar com suas famílias e sentir a emoção de cantar no palco reality musical.

Diretor artístico da atração, Creso Eduardo Macedo atuou em todas as edições da competição musical, que chegou ao Brasil em 2012. Na nona temporada, ele chama a atenção para a evolução do formato.

O The Voice Brasil foi meu primeiro reality musical na Globo e hoje faz parte da minha carreira de uma maneira especial. De lá para cá, minha paixão pelo formato só cresceu, assim como o nosso desejo de expandir e trazer outros programas do gênero, desde formatos originais até novas versões, como o The Voice +. Hoje temos um time especializado, experiente e o desejo de ampliar ainda mais esse espaço, que não apenas dá oportunidade para os artistas, mas leva entretenimento e diversão para tanta gente”, diz.

Também no programa desde o início, Tiago Leifert segue no comando do The Voice Brasil, junto com Jeniffer Nascimento. Depois de nove anos, ele conta, sua história e a do reality já se misturam: a estreia do formato no Brasil aconteceu no mesmo ano de seu casamento e, na atual temporada, Tiago espera sua primeira filha junto com a esposa.

Já o palco das apresentações é o lugar onde ele reencontra os integrantes de outra família que se formou: a “família The Voice Brasil”. “Foi ótimo rever todo mundo este ano. Fiquei muito feliz que conseguimos um jeito seguro de fazer o programa, com impacto zero na qualidade do que mais importa: a música”, comemora Tiago.

Ao conhecer o universo dos candidatos, Jeniffer Nascimento revisita a própria trajetória. Cantora e atriz, a artista também participou de competições musicais e foi a grande vencedora da edição de 2018 do Popstar. “O The Voice Brasil é um programa que alimenta os nossos sonhos. E que une nossas famílias. Acho essencial estarmos nesse momento dentro da casa das pessoas levando leveza”, opina. E elogia: “A música cura”.

O time de técnicos segue formado por grandes nomes da música brasileira. Este ano, Carlinhos Brown, Iza, Lulu Santos e Michel Teló dividem com os participantes as emoções da competição. Assim como Tiago, Lulu e Carlinhos são “Time The Voice Brasil” desde 2012.

“Acho que é mais que óbvio que o The Voice construiu uma família, desde o seu lançamento, que não se cansa de fortalecer os seus, onde um elogia e reverencia o outro. E além dessa família construída, eu, por exemplo, estou diante de ídolos, de pessoas que eu admiro e que me inspiram”, destaca Brown.

Já Lulu Santos ressalta que, mesmo com nove anos de existência no Brasil, cada edição é única, com novidades que trazem surpresas para o público e, até mesmo, para quem faz o programa: “O The Voice tem uma dinâmica muito própria. Cada temporada tem suas particularidades, o que torna o desafio sempre interessante. A cada ano a gente se surpreende com a qualidade das vozes. Como técnicos, nossa missão é descobrir e desenvolver estes artistas em potencial”.

Na contramão dos três, Iza é a integrante mais recente do time, há dois anos atuando como técnica do reality. Mesmo assim, ela conta, a atração já é um marco de sua carreira. Para a cantora, agora existem duas “Iza’s”: uma antes e uma depois do The Voice Brasil.

“Eu já tinha um público muito diverso desde o início da minha carreira, com idosos, crianças, adolescentes me acompanhando, e isso sempre foi muito legal. Mas, depois do programa, com certeza, eu fiquei muito mais conhecida. É muito bonita a parceria que eu desenvolvi com a equipe e com todos os técnicos, eu já me sinto parte da família”, diz Iza.

Depois de cinco anos na atração – e cinco vitórias –, Michel Teló aponta a principal convergência entre a sua história e a do The Voice Brasil: a paixão pela música. O amor pelo ofício e o respeito pela trajetória dos talentos que sobem ao palco do reality conectam o técnico com os candidatos.

“O nosso papel mais importante, como técnicos, é tentar contribuir na história dos participantes com a experiência da nossa vivência, com a nossa luta dentro da música. Eu, particularmente, já estou há 28 anos na música e, assim como outros artistas, já trilhei por vários caminhos dentro do show business e da arte. Tento passar um pouquinho do que aprendi para os candidatos. E sempre tenho a aprender com eles também, porque em toda troca existe um aprendizado”, garante.

Novidades

Produzido durante a pandemia, o The Voice Brasil precisou se adaptar, mas a conexão entre os participantes, o público e os familiares continua. Sem plateia presente dentro do estúdio, a sensação de cantar para uma multidão segue garantida: por meio de um novo recurso que combina imagem, luz e som, os candidatos e técnicos sentem a vibração de uma verdadeira plateia – agora, 100% digital.

Já as famílias e amigos dos participantes do reality assistem à performance do seu candidato diretamente de suas casas, “de camarote”, por meio de uma chamada de vídeo que mostra o que está se passando no palco durante a apresentação. Do estúdio, Tiago Leifert acompanha a torcida por um telão, em tempo real, e compartilha com ela as emoções do momento da avaliação dos técnicos.

Todo o Brasil

A seleção das vozes desta temporada aconteceu por meio de bancadas virtuais, que já existiam nas edições anteriores do programa e, este ano, foram aplicadas a todo o processo seletivo pré-audições às cegas. Para apresentar os participantes, mostrando detalhes da rotina, da casa e dos lugares preferidos de cada um para soltar a voz, novos VT’s foram produzidos em gravação remota junto com os próprios candidatos.

Já durante as gravações, nos Estúdios Globo, os talentos conversam com Jeniffer Nascimento e Tiago Leifert – que conhecem um pouco mais das histórias de cada um – em um set exclusivo e se apresentam presencialmente no palco do The Voice Brasil.

Para garantir a segurança de todos, participantes, elenco e equipe do programa seguem todas as orientações do Protocolo de Segurança da Globo e da Organização Mundial da Saúde. Dentre os cuidados, os candidatos são constantemente testados, têm hospedagem e camarins individuais e chegam prontos ao estúdio, além de manterem o distanciamento em todos os locais por onde circulam. A equipe do reality também cumpre todas as orientações básicas do Protocolo durante as gravações.

Multiplataforma

Pela primeira vez, o The Voice Brasil terá transmissão multiplataforma, em três diferentes canais: TV Globo, Multishow e Globoplay. Às terças e quintas, o reality vai ao ar na TV Globo logo após a novela A Força do Querer. Nos dias seguintes, às quartas e sextas, o Multishow reprisa o conteúdo a partir das 20h30. No Globoplay, o programa é transmitido simultaneamente à TV aberta, às terças e quintas, e fica disponível para assinantes on demand, na íntegra.

Para completar a experiência multiplataforma da temporada, o próprio elenco comanda os bastidores do programa no digital. Conteúdos em selfie dos técnicos e participantes dão o tom do que rola por trás das câmeras e estarão no site oficial da atração, no Gshow, e nos perfis oficiais do reality.

Em ambos, uma cobertura exclusiva da competição em tempo real e outras novidades, como um filtro do programa para utilizar nos stories do Instagram. A fase ao vivo da disputa também reserva ainda mais interatividade já que, além votar para definir os rumos da competição, o público também terá a chance de aproveitar a experiência prolongada do The Voice Brasil: após o término de cada episódio ao vivo na TV Globo, entra em cena o The Voice Live, uma transmissão na web com os apresentadores e técnicos do reality, direto do palco, para repercutir os melhores momentos da noite.

As fases da competição

Seis etapas separam candidatos de todo o país do primeiro lugar do The Voice Brasil, que começa com 64 participantes aprovados e termina com apenas um campeão: “Audições às cegas”, “Batalhas”, “Rodada de Fogo” (fase que dá início às apresentações ao vivo), “Shows ao vivo” (quando o público começa a votar), “Semifinal” e “Final”. O prêmio é de R$ 500 mil e um contrato com a gravadora Universal Music.

O The Voice Brasil tem direção artística de Creso Eduardo Macedo e apresentação de Tiago Leifert, com Jeniffer Nascimento nos bastidores. O reality tem estreia prevista para 15 de outubro, após A Força do Querer.

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