Televisão: a abrangência e a influência do meio mais presente na vida dos brasileiros

Publicado em 24/12/2018

De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, o hábito de assistir à TV regularmente chega a 93% da população nas principais regiões metropolitanas do país. Sua abrangência é capaz de alcançar centenas de milhões de pessoas em um curto prazo. Outro elemento que merece destaque nessa equação de sucesso. a capacidade de envolvimento do meio.

Nos últimos 10 anos, o tempo médio de consumo domiciliar de televisão passou de 8h18 para 9h17. Um crescimento de 12%. Vale ressaltar que esse foi um período de forte ascensão da internet como plataforma de distribuição de conteúdo.


“É interessante notar que o avanço da internet fortaleceu a televisão no Brasil. A popularização do VOD e o uso das redes sociais como uma experiência complementar à TV trouxeram uma nova dimensão para o consumo de conteúdo televisivo. E claro, um compromisso ainda maior na produção dos mesmos. É cada vez mais comum encontrar programas de TV que engajam com os internautas. E emissoras que disponibilizam conteúdo adicional em outras plataformas”, comenta Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Diversão e informação – Alguns hábitos mudam, mas as preferencias se mantém

A versatilidade do meio propõe novas cenas na dinâmica do consumo. Seja reunido com a família utilizando o aparelho principal. Seja cada um em seu cômodo utilizando o device pessoal ou mesmo consumindo TV fora de casa. Aqueles que assistem à televisão o fazem em busca das mesmas razões. Segundo o Target Group Index, 71% dos entrevistados afirmaram assistir TV quando querem se informar. Já para 65% deles o meio é uma fonte de entretenimento. Os números se mantiveram estáveis nos últimos cinco anos.

A confiabilidade da televisão como meio de informação também é alta entre a população. 56% deles confiam na TV para se manterem informados e 67% confiam mais nos vídeos de notícias produzidos por veículos que conhecem, o que demonstra o poder de influência das marcas tradicionais de mídia no cotidiano da população. Além disso, entre as pessoas que acessaram notícias online, 51% das pessoas o fazem nos sites e/ou aplicativos de canais de TV convencionais (vide gráfico abaixo).

Os conteúdos da TV, além de entreter e informar, também exercem um papel importante na dinâmica social. Eles influenciam a pauta de conversas tanto com material que gera engajamento entre os telespectadores, como com publicidades criativas. O levantamento da Kantar IBOPE Media aponta que 51% das pessoas acham que a propaganda na TV é interessante e proporciona assunto para conversar. E, entre os que acessam à internet enquanto veem TV, 23% comentam sobre o que assistem nas redes sociais – mostrando que a televisão segue marcando presença no dia a dia do brasileiro.

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