personalidade

Telê Santana ganha homenagem no Esporte Espetacular

Programa entrevista personagens que conviveram de perto com o ex-treinador da seleção

Publicado em 27/08/2021

Um dos técnicos mais importantes da história do futebol brasileiro completaria 90 anos em 2021. Telê Santana, mineiro de São João Del Rey, é personagem de um material especial em dois episódios que será exibido a partir deste domingo (29), no Esporte Espetacular.

Um perfil traçado desde a época de jogador, quando teve chance de realizar o sonho de atuar pelo Fluminense, o time do coração, e ficar marcado na história do clube. Muito magro, recebeu da torcida o apelido “Fio de Esperança”.

Foi no clube das Laranjeiras também, anos mais tarde, que iniciou uma carreira marcante como treinador. Comandou times históricos, como o Atlético-MG, campeão brasileiro em 1971, e a seleção da Copa de 1982, na Espanha, que mesmo voltando para casa sem o título, é até hoje reconhecida como uma das melhores equipes de todos os tempos.

Neste primeiro episódio, o Esporte Espetacular conversa com personagens que acompanharam de perto a formação daquele time, que tinha no talento a sua principal qualidade. O meio de campo formado po Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico encantou o mundo em 1982.

“Detestava que o jogador do time dele fizesse falta. Dizia que jogador não tinha que dar pontapé, tinha que jogar bola”, recorda Falcão. “A forma como aconteceram os jogos e a forma como nós jogamos deram uma esperança maior ao torcedor brasileiro”, acrescenta Zico.

Além de Falcão e Zico, esta primeira parte do especial sobre os 90 anos de Telê Santana ouve também o filho, Renê, o jornalista Juca Kfouri, o comentarista Júnior – lateral-esquerdo daquela seleção brasileira de 1982 – e o ex-jogador Éder Aleixo. Personagens que conheceram de perto a personalidade forte do treinador, que era conhecido por centralizar as decisões e por ser extremamente rigoroso e exigente.

Também no Esporte Espetacular deste domingo, o repórter Diogo Marques mostra que são as novas promessas do skate brasileiro que seguem os passos de Rayssa Leal, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade street.

Uma delas é a pernambucana Maytê Pires, de apenas 10 anos, que se inspira na “Fadinha” e sonha com uma vaga nos Jogos de Paris, em 2024. O programa deste domingo começa logo após o ‘Auto Esporte’ e contará com a apresentação de Barbara Coelho e Tiago Medeiros, que substitui Lucas Gutierrez durante suas férias.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade