Supersérie da Globo exibe cena sobre Diretas Já, mas omite erro da emissora

Publicado em 13/06/2017

Cena exibida na supersérie Os Dias Eram Assim, da Globo, no capítulo da última segunda-feira (12), trouxe em evidência um famoso programa da emissora, o Jornal Nacional, o que rendeu críticas para o canal carioca na internet.

O capítulo em questão, que mostrou os personagens Gustavo (Gabriel Leone) e Cátia (Barbara Reis) na época das Diretas Já no país, em 1984, trouxe um diálogo dos dois em que eles falavam das campanhas pelas eleições diretas e de comícios que ocorreram em cidades do país, mas um detalhe envolvendo o assunto chamou atenção.

Conforme o site Catraca Livre, o Jornal Nacional destacou em 1984 o comício da Praça da Sé, em São Paulo, pela eleições diretas, como uma festa pelo aniversário da cidade, em 25 de janeiro, e acabou atribuindo pouca visibilidade à manifestação política na reportagem exibida.

Os Dias Eram Assim: Perto de descobrir verdade sobre Alice, Renato briga com Rimena

“Um dia de festa em São Paulo: a cidade comemorou os seus 430 anos com mais de 500 solenidades. A maior foi um comício na Praça da Sé”, disse o apresentador Marcos Hummel, chamando a reportagem de Ernesto Paglia, que destacou também o lado festivo da data, trazendo pouca abordagem da mobilização política, ao contrário do que se viu na supersérie. Ainda de acordo com o Catraca Livre, a edição para Os Dias Eram Assim deixou a impressão de que o jornalístico da Globo noticiou sem parcialidade o comício pelas Diretas Já.

Veja: