Versão raiz

Sucesso de Dark faz web ressuscitar Kubanacan; entenda

Para alguns internautas, trama de Carlos Lombardi apresentou a mesma ideia há 17 anos

Publicado em 04/07/2020

Com sua terceira temporada lançada no último dia 27, na Netflix, Dark, série alemã de sucesso mundial, tem repercutido nas redes sociais nos últimos dias.

A obra, que conta a história do desaparecimento de crianças e coloca quatro famílias em meio a mistérios, acontecimentos semelhantes em épocas diferentes e à chegada de um estranho homem na fictícia cidade de Winden, fez com que muitos internautas ressuscitassem Kubanacan.

Escrita por Carlos Lombardi e dirigida por Wolf Maya e Roberto Talma, a trama das 19h, exibida em 2003, na TV Globo, tem sido lembrada devido à semelhança do recurso espaço-tempo.

Marcos Pasquim
Marcos Pasquim em<em> Kubanacan<em> Divulgação TV Globo

A novela protagonizada por Marcos Pasquim e Adriana Esteves contava a história de Esteban (Marcos Pasquim), um pescador sem memória que foi parar na fictícia Santiago, na ilha de Kubanacan, sendo acolhido por Marisol (Danielle Winnits), com quem se casa e tem um filho.

Com o passar dos anos, a jovem foge para a também fictícia La Bendita para ser amante do ditador Carlos Camacho (Humberto Martins). Pensando que a esposa morreu em um furacão, Esteban se muda de sua cidade para vingar a suposta morte da “falecida” e acaba descobrindo mistérios sobre sua origem.

Na realidade, Esteban é Leon, suposto filho de um homem que ficou com fama de ter destruído, junto ao pai, a a ilha, com uma bomba atômica. Para provar que a história foi diferente e que o homem era na verdade um herói que lutou contra a bomba, ele consegue voltar no tempo e retorna ao local no dia da suposta morte de Esteban.

Desmemoriado, o protagonista desenvolve dupla personalidade, sendo uma agressiva e violenta: Dark Esteban. Ao longo da trama, Esteban se reencontra com o autor da tal bomba e Kubanacan acaba explodida.

Na reorganização do tempo, cada personalidade do rapaz se envolve com as diferentes mulheres de sua vida enquanto a experiência mostra que o espaço-tempo deixou de fazer sentido, fazendo com que neve no verão e faça sol à meia-noite.

Na web, usuários das redes sociais compararam os recursos de voltar ao passado na pele de um familiar à novela, relembrando a trama e personagens. Confira:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade