Publieditorial

Sua senha da Netflix está protegida?

Trocar a chave de acesso periodicamente e usar uma rede VPN pode ajudar a garantir sua segurança e privacidade

Publicado em 28/04/2021

Muita gente tem a sensação de que sua senha da Netflix, HBO ou outra plataforma de streaming foi capturada e um invasor está assistindo séries de TV e filmes em sua conta pessoal. Não se assuste porque isto ocorre com frequência; principalmente quando você decide assistir suas séries favoritas usando uma rede Wi-Fi pública.

O primeiro passo para resolver este problema é alterando a sua senha pessoal na plataforma em questão. Não seja preguiçoso e tenha apenas aquela mesma senha antiga para todas suas contas. Altere pelo menos a cada dois meses as contas mais importantes.

A segunda coisa que vai lhe proteger dos ataques e ainda lhe dar acesso a filmes, shows e séries de outros países é uma VPN, também conhecida como Rede Privada Virtual. Para assistir conteúdo do Brasil com qualidade e segurança escolha uma VPN brasileira (com servidor no Brasil).

Um bom aplicativo VPN também terá servidores em outros países, o que lhe permitirá acessar o catálogo Netflix de outros continentes.

Um dos maiores motivadores para a adoção de VPN nos últimos anos tem sido a crescente demanda por usuários para acessar conteúdo com restrição geográfica. Por exemplo, serviços de streaming de vídeo como Netflix, Hulu e YouTube tornam vídeos específicos disponíveis apenas em alguns países.

As VPNs modernas permitem que você criptografe seu IP para que pareça que você está navegando de outro país, permitindo que os usuários acessem esse conteúdo de qualquer lugar.

Como funciona uma VPN?

Uma VPN mascara seu endereço IP redirecionando-o por meio de um servidor remoto especialmente configurado. Portanto, quando você navega online usando uma VPN, o servidor VPN se torna a origem dos seus dados. Isso torna impossível para o seu provedor de internet (ISP) ou terceiros verem quais sites você está visitando ou quais informações está inserindo.

Uma VPN funciona como um filtro que transforma todos os dados que você está enviando e recebendo em algo codificado. Mesmo se alguém colocasse as mãos nesses dados, eles seriam inúteis.

Segurança é fundamental para garantir que só o assinante acesse os serviços pelos quais paga
Segurança é fundamental para garantir que só o assinante acesse os serviços pelos quais paga Divulgação

O que uma boa VPN deve fazer?

Você pode contar com sua VPN para cumprir uma ou várias tarefas:

Acessar plataformas de streaming e sites de outros países

Como dito anteriormente, você terá acesso aos filmes, shows e séries de TV de países como Estados Unidos, que tem o dobro da quantidade de títulos que a Netflix Brasil.

Criptografia de endereço IP

A primeira e mais importante tarefa da VPN é manter o seu endereço IP oculto do seu provedor de serviços de Internet (ISP) e de terceiros. Isso permite que você envie e receba informações online sem o risco de ninguém (exceto você e o provedor de VPN) ver.

Criptografia de registros

Uma VPN também deve evitar que você deixe rastros – por exemplo, histórico da Internet, histórico de pesquisa e cookies. A criptografia de cookies é especialmente importante. Ele impede que terceiros vejam informações confidenciais, como detalhes pessoais, informações financeiras e qualquer outro conteúdo enviado a sites que você não deseja que seja rastreado até você.

Botão de desligar

Se sua conexão VPN cair repentinamente, sua conexão segura também cairá. Uma boa VPN será capaz de detectar esse tempo de inatividade repentino e encerrar os programas pré-selecionados, reduzindo a chance de comprometimento dos dados.

Autenticação multifator

Uma VPN segura procurará verificar qualquer pessoa que tente fazer login por meio de uma ampla variedade de autenticações. Por exemplo, pode ser solicitado que você insira uma senha e, em seguida, um código enviado para o seu dispositivo móvel. Isso dificulta o acesso de terceiros indesejados à sua conexão segura.

Assistindo à Netflix de forma segura

Agora que você já sabe como acessar de forma segura sua conta Netflix, não se esqueça de encerrar a sessão em todos os dispositivos após alterar sua senha. Isto vai fazer com que o invasor da sua conta seja desconectado. Para encerrar a sessão em todos os dispositivos, entre na sua conta e clique em “Conta”. Em seguida escolha a opção “Encerrar a sessão em todos os aparelhos”.

Volte a fazer login a desfrute da sua Netflix segura e com filmes e séries de vários países. Nunca esqueça o quão o importante é a sua privacidade online.

*Conteúdo produzido e enviado por Fabio Carlos

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade