SporTV relembra a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1982

Vitória contra a União Soviética é mostrada no primeiro programa

Publicado há 9 meses
Por Renan Vieira
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma equipe que encantou o mundo, mesmo sem a conquista do título. Assim é lembrada a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982 e até hoje é uma referência de futebol arte.

A partir desta terça-feira, dia 7, às 19h, o SporTV relembra, com as narrações inéditas da Faixa Especial, toda a campanha do time de craques como Zico, Júnior, Sócrates e Falcão, comandados por Telê Santana.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na estreia, a vitória de virada por 2 a 1 diante da União Soviética, com a narração de Júlio Oliveira e comentários de Paulo Vinícius Coelho e do próprio Júnior.

Embalada pelo samba ‘Povo Feliz’, conhecido como ‘Voa Canarinho’, composto por Memeco e Nonô do Jacarezinho, que fez sucesso na voz do lateral Júnior, a seleção brasileira chegou à Espanha como grande favorita.

Na primeira fase, além da vitória sobre a União Soviética, o time aplicou duas goleadas sobre Escócia e Nova Zelândia, fazendo aumentar ainda mais a expectativa pela conquista do tetracampeonato.

Classificado em primeiro no grupo, o Brasil teria pela frente na segunda fase da competição a Argentina de Diego Maradona, então campeã do mundo, e a sempre perigosa Itália. Uma vitória por 3 a 1 sobre os argentinos deixou o Brasil a um empate da classificação para as semifinais. Mas no dia 5 de julho, no Estádio Sarriá, em Barcelona, acabou derrotado pela Itália por 3 a 2, dando adeus à disputa do título em uma partida que entrou para história do futebol e ficou conhecida como a ‘Tragédia do Sarriá’.

“Tenho o maior orgulho de ter feito parte daquela equipe, não só pelo futebol, mas principalmente pela união, harmonia e amizade que ficou. Na competição, tivemos atuações bem acima da média, fazendo com que todas as pessoas passassem a admirar aquela equipe, não apenas pelo jogo individual, mas também pela parte coletiva”, disse Junior, lateral esquerdo da seleção brasileira em 1982 e hoje comentarista do Esporte da Globo.

Faixa Especial – Copa de 1982

TERÇA-FEIRA, dia 7:

19h – Brasil x União Soviética

QUARTA-FEIRA, dia 8:

19h – Brasil x Escócia

QUINTA-FEIRA, dia 9:

19h – Brasil x Nova Zelândia

SEXTA-FEIRA, dia 10 

19h – Brasil x Argentina

SÁBADO, dia 11 

17h30 – Brasil x Itália

A Faixa Especial vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, às 19h, e aos sábados e domingos, às 17h30, no SporTV.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio