Sol Nascente: Bloco da Favorita agita o baile de carnaval no Rota 94

Publicado há 4 anos
Por Endrigo Annyston
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Sol Nascente, ao som do Bloco da Favorita, os foliões de Arraial do Sol Nascente dançam devidamente fantasiados e mostram muita empolgação durante a gravação do Baile de Carnaval do Rota 94. Para a sequência gravada na cidade cenográfica nos Estúdios Globo, no último dia 21, a figurinista Labibe Simão criou 36 looks. As fantasias foram confeccionadas durante uma semana pela equipe da costura da Globo e os acessórios usados, como chapéus, máscaras e sapatos, cedidos pelo acervo de figurino. “Fizemos uma enquete entre a equipe de figurino para reunir as sugestões de fantasias para cada personagem. Acabou dando certo. Acho que o público também vai gostar”, torce Labibe.

Na história, Lenita (Leticia Spiller), a anfitriã da festa, surge de Mulher Gato para anunciar o Bloco da Favorita e a presença da promoter Carol Sampaio, que entra no clima da festa com uma fantasia de enfermeira. “Adorei curtir esse baile em Arraial. Energia maravilhosa e o reencontro com os amigos”, disse.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os casais Milena (Giovanna Lancellotti) e Ralf (Henri Castelli), de gregos modernos, Vanda (Cinara Leal) e Nuno (Pablo Morais), fantasiados de Pedrita e Bambam, Peppino (João Côrtes) e Nanda (Roberta Piragibe), de Pierrô e Colombina, além de Yumi (Jacqueline Sato) e Tiago (Marcello Melo Jr), sereia e capitão, respectivamente, formam os pares da festa. Vittorio (Marcello Novaes) deixa de lado o avental da padaria Pasta Pane para incorporar um autêntico Zorro. Já Paula (Anna Lima), fantasiada de coelhinha sapeca, a noiva Elisa (Luma Costa) e a odalisca Dora (Juliana Alves) são as mais animadas na curtição da folia do Rota. Fãs de Carnaval, o trio se divertiu durante a gravação relembrando as antigas marchinhas.

Representando a ala das princesas, Hirô (Carol Nakamura) incorpora a índia Pocahontas e dança a noite toda acompanhada do marido, o pirata Akira (Fabio Yoshihara). A atriz conta que adora Carnaval desde criança. Ela já ocupou o posto de musa da Acadêmicos do Grande Rio e desfilou por dois anos na comissão de frente da Beija Flor. “Atravessar a avenida com sapatilha de ponta e na comissão de frente foi uma sensação indescritível. Uma energia única. Inesquecível”, recorda.

Quem também é folião desde sempre é João Cortes. Assim como Peppino, seu personagem em ‘Sol Nascente’, o ator não dispensa uma festa. “Adoro investir em produção de fantasias, ir atrás dos blocos, curto o carnaval de rua. Já me vesti de Edward Mãos de Tesoura, Visconde de Sabugosa e Pequeno Príncipe”, diz ele.

E se é Carnaval, não pode faltar a tradicional fantasia de palhaço. Coube a Rafael Cardoso a missão de assumir o personagem. O vilão Cesar não participa do baile, mas utiliza o traje como disfarce para fugir. A caminho da rodoviária da cidade, Cesar passa pelas ruas e mesmo cruzando com Paula (Anna Lima), Dora (Juliana Alves) e Elisa (Luma Costa), consegue seguir seu caminho sem ser abordado ou reconhecido. Paula ainda encara o palhaço, fica na dúvida com a sensação de conhecer “aquele olhar”, mas resolve entrar no Rota acompanhada das amigas. O figurino de Cesar feito com patchworks é uma mistura de tecidos coloridos de diferentes texturas. A maquiagem artística, característica dos profissionais de circo, ficou a cargo da caracterizadora Gilvete Santos, que também utilizou uma prótese de barba e boca deixando o ator irreconhecível. “Mesmo com a maquiagem pesada, a peruca e o nariz de palhaço, ele não poderia ser reconhecido por nenhum outro personagem. A prótese foi essencial para isso”, conta Gilvete. Nos bastidores, Rafael se divertia assustando os colegas. “Não lembro de ter usado fantasia de palhaço antes. Adorei o resultado e ajudou muito para fazer essa sequência da fuga do Cesar. Não poderia ter sido um disfarce mais apropriado”, conta.

As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de quarta-feira de cinzas, dia 1º de março. Sol Nascente é uma novela de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer com direção artística de Leonardo Nogueira.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais