Série infantil de culinária, Cozinhadinho é a nova atração da TV Brasil

Publicado há 3 anos
Por João Paulo Reis
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um programa infantil de dar água na boca, onde a meninada descobre que comer bem é uma delícia! É o Cozinhadinho, série inédita comandada pela nutricionista Andrea Santa Rosa, com pré-estreia no próximo sábado, dia 2, às 11h30, na TV Brasil. A atração é uma das novidades na grade da emissora, que comemora 10 anos de existência.

A partir da semana que vem, dia 4, Cozinhadinho vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h. Na telinha, Andrea Santa Rosa comanda a cozinha com quatro crianças: Vitor Praude, Giovanna Menezes, Elis Vida e Pedro 14 Voltas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No episódio da pré-estreia, a turminha prepara guloseimas para um dia de festa. Elis, Giovanna, Pedro e Andrea fazem receitas deliciosas, com ingredientes que fogem ao tradicional: brigadeiro de mandioca e beijinho de soja. Mas Vitor pensa que os colegas se esqueceram do seu aniversário. Ele mal pode esperar pela doce surpresa.

Leia também: Belaventura é até boa novela, mas casal protagonista é incrivelmente ruim

Durante 26 episódios, a turminha veste o avental e aprende brincando os valores nutricionais dos frutos da estação, a combinação de alimentos e as suas origens. Vitor, Giovanna, Elis e Pedro visitam plantações, mercados, zoológicos e vivem situações do universo infantil, como o desafio de estudar para uma prova, a reconciliação de uma amizade ou a preparação de um prato para uma visita especial.

O objetivo do programa é conquistar o paladar das crianças com alimentos gostosos e saudáveis. As receitas são todas do Cozinha Brasil, programa do SESI baseado em educação alimentar e qualidade de vida.

Duas ou três receitas fazem parte do cardápio de cada edição. Ver, tocar, sentir o cheiro, provar e ouvir histórias sobre os alimentos fazem parte da descoberta pelo mundo dos sabores. O enredo também traz dicas e curiosidades para evitar doenças como diabetes, desnutrição, obesidade infantil e intolerância a lactose.

Outro ingrediente Cozinhadinho é o combate ao desperdício. Caule, cascas, folhas e sementes aparecem com frequência nas preparações e provam que podem ser tão gostosos e nutritivos quanto as outras partes. Na hora de colocar a mão na massa, a nutricionista Andrea Santa Rosa fala sobre as vitaminas, propriedades e curiosidades da comida.

Mas a cozinha não é o único cenário dessa história. Todos os episódios são acompanhados de uma trama de ficção em que as crianças vivem diferentes situações, como o desafio de passar numa prova, uma festa de aniversário surpresa, a visita de um avô árabe, o ciúmes do irmão que acaba de chegar ou a reconciliação de uma amizade.

A criançada também vai visitar plantações, feiras, mercados, restaurantes temáticos, zoológico e ambientes ligados ao tema do programa. Cada episódio tem um fio condutor: as regiões do Brasil, países como México e Japão, a importância da água, os esportes, o cuidado com o lixo, a vida na fazenda, comida vegetariana, entre outros. Para dar um toque lúdico e divertido, quadros animados trazem curiosidades, histórias e dicas dos mais variados assuntos. Cozinhadinho foi patrocinado pelo do SESI, com produção da Cine Group.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais