Faz tempo

Sem contrato com a Globo por Carioca, jogo do Flamengo fica sem TV pela primeira vez em 18 anos

Jogo em junho de 2002 foi o último do Fla sem TV

Publicado em 17/01/2020

Sem contrato com a Globo para a transmissão de seus jogos no Campeonato Carioca de 2020, o Flamengo vai ficar sem jogos no campeonato estadual transmitidos pela TV pela primeira vez em 18 anos. A última vez que isto ocorreu foi de forma excepcional, no Campeonato Carioca de 2002. Desde então, qualquer jogo do clube mais tradicional do Brasil sempre teve transmissão seja na TV aberta, TV paga ou pay-per-view.

Segundo levantamento feito pelo Observatório da Televisão, a última partida que não teve transmissão na TV foi um Flamengo x Fluminense, datado de 9 de junho de 2002. A partida terminou em 4 a 1 pra o Tricolor das Laranjeiras, e não foi exibido pela televisão por um motivo específico e peculiar.

Naquela ocasião, o formato do Carioca já classificava os quatro grandes clubes do Rio para a fase final do torneio, que ocupou todo o primeiro semestre. O jogo, já no fim da primeira fase, foi disputado apenas por jogadores jovens e juniores por opção técnica dos clubes, que não viam apelo no calendário. Tanto que o Carioca daquele ano ganhou o apelido desonroso de “Caixão”.

Sem nenhum apelo de mídia, mesmo se tratando de um clássico Fla-Flu, a partida não foi mostrada. Apenas rádios acompanharam o jogo, como vai acontecer neste próximo sábado (18), às 16h, na estreia do Flamengo no Carioca 2020 contra o Macaé, marcada para ser realizada no Maracanã.

Flamengo diz que Globo não leva em consideração momento atual do clube

Em nota na noite desta quinta-feira (16), obtida em primeira-mão pelo Observatório da Televisão, a Globo confirmou que não fechou com o Flamengo. “Fizemos ao Flamengo uma proposta para o Campeonato Carioca, mas infelizmente não chegamos a um acordo, pois o valor pedido pela diretoria do time rubro-negro está muito acima do acerto já feito com os outros clubes e a Federação do Rio de Janeiro. Por isso, até este momento, os jogos do Flamengo não serão transmitidos em nenhuma plataforma“, disse a emissora.

Em comunicado emitido ainda na noite desta quinta (16), o Flamengo também corroborou a informação e informou que a Globo não leva em consideração os critérios técnicos e a fase atual do rubro-negro carioca. Segundo o clube, a emissora quer pagar os mesmos valores que pagou ao Flamengo em 2016, quando fechou um contrato individual por três anos pelo Carioca.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, em razão do término de seu contrato com o Grupo Globo de Televisão para a transmissão do Campeonato Carioca de Futebol e a posição da emissora em só renová-lo mantendo exatamente as mesmas condições comerciais acertadas em 2016, não levando em conta a nova fase do Flamengo e nenhum dos pontos sugeridos pelo clube para uma possível renovação, os jogos de nosso time de futebol profissional no Carioca 2020 não serão transmitidos nos canais abertos da Rede Globo de Televisão, no SportTV em TV Paga e no Canal Premiere em sistema pay-per-view“,

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade