Os Garotinhos

Sem Chaves, Silvio Santos viaja no tempo e resgata série clássica da era pós-cinema mudo

Produção de 1938 originou a franquia de Os Batutinhas

Publicado em 28/06/2021

O SBT causou estranheza em quem acompanhava a programação matinal da emissora nesta segunda-feira (28), quando ao inicio do Bom Dia e Cia, atração infantil de Silvia Abravanel, ao invés dos tradicionais desenhos animados entrou no ar episódios da série Os Garotinhos (Our Gang), uma produção estadunidense criada por Hal Roach na década de 20 pela Hal Roach Studios, ainda na era do cinema mudo.

A versão transmitida de surpresa pela emissora de Silvio Santos trata-se da obra de produzida em 1938, quando com o advento do cinema falado e o acordo de Roach com a distribuidora para a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), a série ganhou uma continuidade que se perdurou até 1944.

Batizada por Silvio Santos de Os Garotinhos, a série é apenas mais um título que preenche a extensa lista de clássicos resgatadas pelo dono do SBT, que mais recentemente, além de todo acervo cinematográfico da franquia de Os Trapalhões, ele também encaixou na programação da emissora as séries Lassie (1990) e As Aventuras de Rin-Tin-Tin (1954).

As duas produções são grandes sucessos da televisão mundial e apostam em dramalhões protagonizados por cachorros, sendo eles os únicos animais com marca na Calçada da Fama, em Hollywood. Mas o que explica mais esses novos títulos no pacote de aquisições do SBT?

Tudo isso, é claro, decorre da perda do maior trunfo já existente no SBT: o seriado Chaves (1973-1980), que em agosto de 2020 foi retirado do ar em todo o mundo por causa dos imbróglios envolvendo os direitos da obra, envolvendo a emissora mexicana Televisa e o Grupo Chesperito, liderado pela família do falecido humorista Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).

Desde então, Silvio Santos vive uma saga na tentativa de emplacar produções clássicas que um dia foram fenômenos de audiência em todo o mundo. Também podemos citar as séries I Love Lucy, Pássaros Feridos, que em várias outras ocasiões foram e voltaram à grade da emissora.

Em tempo, cabe dizer que Os Garotinhos é a série que originou a franquia de Os Batutinhas, que em sua língua original se diz Our Gang, e que posteriormente, antes mesmo de ganhar a tela dos cinemas, foi rebatizada pelo próprio criador de The Little Hascals, que traduzido para o português significa ‘Pequenos Malandros’ ou ‘Malandrinhos’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade