Canal Viva

Selva de Pedra: Fernanda termina enlouquecida e infeliz num sanatório

Selva de Pedra não dá final feliz a Fernanda

Publicado em 13/02/2020

Fernanda (Christiane Torloni) é uma personagem que desperta raiva e pena ao mesmo tempo em Selva de Pedra. Bonita, rica, culta, interessante, ela se apaixonou perdidamente por Cristiano (Tony Ramos), figura bastante diferente dela em termos de mentalidade e formas de enxergar o mundo. Embora no início tenha contado muitas mentiras para esconder sua origem pobre e sua instrução, mínima em relação à dela, o que não escapou à percepção de Fernanda, Cristiano a conquistara. Mas já casado com a artista plástica Simone (Fernanda Torres) a essa altura, ele se viu na situação de se dividir entre as duas. A esposa que acredita amar e a namorada riquíssima, que poderia ajudá-lo a ascender de maneira ainda melhor do que em seus sonhos mais otimistas.

Fernanda nunca se deixou enganar pelas mentiras de Cristiano sobre sua fortuna e viagens ao exterior que jamais fizera. Todavia, a jovem se entregou a seus sentimentos como jamais antes, uma vez que seu casamento com Caio (José Mayer), primo de Cristiano, era conveniente para as famílias dos dois. Afinal, assim manteriam seu patrimônio unido e “em casa”. As artimanhas de Miro (Miguel Falabella), que arquitetou um plano para que Simone morresse e Cristiano enviuvasse, o que possibilitaria que ele se casasse com Fernanda sem ter que se separar da mulher, acarretaram uma grande mudança na vida de todos. Acreditando estar Cris por trás do plano para matá-la, Simone fugira, sofrera um acidente e fora dada como morta.

A vingança como ideal de vida

As circunstâncias da suposta morte de Simone e a chantagem de Seu Chico (Rogério Márcico), pai da escultora, que ameaçou entregar Cristiano à polícia caso ele se casasse com Fernanda, fizeram com o que o rapaz abandonasse a milionária no altar. O trunfo de Seu Chico envolvia a acusação pela morte de Gastão (Marcelo Ibrahim), da qual basicamente apenas Simone poderia livrar o marido. Humilhada, frustrada e infeliz, Fernanda passou desse dia em diante a fazer de sua vida uma verdadeira cruzada contra Cris. Ela não quis nada menos do que prejudicá-lo de todas as formas. Com efeito, ela contou com Miro para isso de forma determinante, até que o malandro morreu atropelado ao fugir da polícia.

Fernanda se casou de preto em Selva de Pedra

Embora tenha se casado com Caio, Fernanda jamais deixou de amar Cris. Casou-se totalmente vestida de preto, para chocar e como símbolo do luto geral em que caiu sua vida desde o abandono por Cris. A vergonha na igreja foi o gatilho maior para que problemas psiquiátricos hereditários levassem a moça a piorar cada vez mais em termos emocionais. Anteriormente responsáveis pelas mortes de seu pai e de seu avô, os mesmos problemas se manifestaram. Após tramar diversas trapaças contra Cris, a fim de prejudicá-lo nos negócios do Estaleiro Celmu, herdado por ele de seu tio Aristides (Walmor Chagas), Fernanda viu em Simone, que passou algum tempo sob a identidade de Rosana Reis ao voltar ao convívio de todos, desejosa de vingança pelo que ela acreditava ser um atentado pensado pelo marido, a chance de ouro da qual precisava para fazer Cris pagar pelo desprezo que deu a ela.

Como fazer isso da melhor forma? Ora, se Simone é a única pessoa que pode salvar Cristiano de uma condenação pela morte de Gastão, uma vez que presenciara todos os fatos daquela noite em Duas Barras, sua ausência ao julgamento do caso é fundamental. Para impedir que o casal se reconcilie concretamente e possa viver a plenitude de seu amor, depois de tantos obstáculos e desencontros, e ela se frustre uma vez mais ao ver Cris ao lado de Simone e livre da Justiça, Fernanda sequestrou a rival e a mantém há semanas isolada do mundo, numa casa nada confortável e em péssimas condições de saúde.

À espera do noivo

No entanto, é claro que seu comportamento desperta cada vez mais desconfiança em Selva de Pedra. O desaparecimento de Simone leva todos a encaixarem as peças desse quebra-cabeça que envolve amor, ambição, decepção, frustração e fome de vingança. Já bastante fora de qualquer condição que possa ser considerada normal, Fernanda se descuida de Simone, que consegue chamar a atenção para si, bastante debilitada, e ser salva. Já a milionária não tem um destino feliz: seu final é num sanatório, piorando a cada dia quanto à sua percepção da realidade, vivendo num mundo de fantasias no qual Cris é seu amado noivo que a qualquer momento a levará embora para que se casem e vivam felizes para sempre. A ponto de enxergar em Caio, o marido dedicado, o tão desejado Cris.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade