SBT Brasil exibe série especial sobre mobilidade urbana no mundo

Publicado em 01/09/2015

A partir desta terça-feira (01), o jornal SBT Brasil exibe a série especial de quatro reportagens “Cidade em Movimento”. Os correspondentes do SBT irão contar quais medidas Nova York, nos Estados Unidos, Buenos Aires, na Argentina, a Europa e a cidade de São Paulo estão colocando em prática para garantir a circulação da população, especialmente com bicicletas, nesses centros urbanos.

Na primeira reportagem, direto de Nova York, a correspondente Yula Rocha apresenta um plano ambicioso da prefeitura da cidade: o programa chamado Vision Zero, que busca reduzir para zero o número de mortes no trânsito da metrópole americana. A primeira iniciativa tomada foi reduzir o limite de velocidade nas principais vias da cidade para 50 km/h e abrir mais espaço para os ciclistas.

Na Europa, a capital inglesa foi pelo mesmo caminho. Por lá, o limite mudou para 32 km/h. O correspondente Sérgio Utsch mostra na segunda reportagem que agora a prioridade é dar preferência às bicicletas, que já representam 16% do tráfego de Londres, segundo o Departamento de Trânsito da cidade. Utsch também viajou para Bruxelas, na Bélgica, e Berlim, na Alemanha, locais onde as bikes já ganharam bastante espaço.

A mudança de hábito também tem acontecido na América do Sul. Em Buenos Aires, uma das cidades com o maior número de veículos por habitantes em todo o mundo, os argentinos têm preferido deixar o carro em casa. Na terceira reportagem, a correspondente Patrícia Vasconcellos vai contar que a mudança ocorre por causa de um incentivo da prefeitura, que estimula o uso de bicicletas públicas.

Na última reportagem da série do SBT Brasil será a vez do repórter Darlisson Dutra contar como os moradores de São Paulo estão se adaptando às mudanças que vêm acontecendo na cidade. Ele percorreu 23 km de bicicleta desde a zona norte até a zona sul da capital paulista e vai mostrar os desafios encontrados no trânsito da maior cidade do Brasil. “Nunca imaginei que conseguiria pedalar mais de 20 quilômetros em um único dia no perigoso trânsito de São Paulo. Percorri, ao longo de dois dias, mais de 30 Kms de bicicleta e o mais importante: com segurança. Hoje vejo o espaço público de forma diferente. Dá para dividir a rua, cada um respeitando o seu espaço.”, conta Dutra.

O SBT Brasil é comandado por Carlos Nascimento, Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto e vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 19h45.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade