Canal Viva

Sassaricando no Viva: novela volta em setembro

Paulo Autran não fez mais novelas depois dessa

Publicado em 08/03/2020

Estreada no último dia 19, a reprise de Brega & Chique no Canal Viva vai até o dia 7 de setembro, quando será exibido o último de seus 173 capítulos. Na terça-feira, dia 8, o horário das 14h30 será ocupado pela mesma novela que sucedeu a de Cassiano Gabus Mendes na exibição original, em 1987. Será a vez de ver Sassaricando no Viva. A informação foi divulgada pela jornalista Patrícia Kogut neste sábado (7).

Destaques da história de Sassaricando

Aparício (Paulo Autran) e Teodora (Jandira Martini) em Sassaricando
Aparício Paulo Autran e Teodora Jandira Martini em Sassaricando ReproduçãoMemória Globo

A reprise de Sassaricando no Viva dará a chance de rever Paulo Autran, falecido em 2007, ainda que o ator não tenha gostado da experiência. Figura bissexta na televisão, ele aqui viveu Aparício Varela, o oprimido marido de Teodora (Jandira Martini). Com a morte da esposa, ele resolve se libertar e “sassaricar”, envolvendo-se romanticamente de uma vez só com três mulheres. A saber: Rebeca Rocha (Tonia Carrero), sua paixão de juventude; Penélope Bacelar (Eva Wilma), que acaba de sair de um casamento de décadas ao ser trocada por uma mulher mais jovem; e Leonora Lammar (Irene Ravache), uma atriz sem projeção.

Beto (Marcos Frota), Tancinha (Claudia Raia) e Apolo (Alexandre Frota) em Sassaricando
Beto Marcos Frota Tancinha Claudia Raia e Apolo Alexandre Frota em Sassaricando Banco de dadosTV Globo

No decorrer da novela, uma personagem que já não era pequena ganhou ainda mais força. Constância, a Tancinha (Cláudia Raia), uma das filhas da feirante espanhola Aldonza (Lolita Rodrigues). Muito marcante na carreira da atriz, Tancinha roubou para si e suas confusões amorosas entre Apolo (Alexandre Frota) e Beto (Marcos Frota) boa parte das atenções dos espectadores. De poucas letras, muito esfuziante e sensual, Tancinha falava escandalosamente errado, tanto quanto o Bruno (Cássio Gabus Mendes) de Brega & Chique, ou pior. Inclusive, o fato rende citação à novela anterior do horário já nas primeiras cenas, pela boca de Juana (Denise Milfont), a irmã mais nova de Tancinha.

Além disso, o casal formado por Fedora (Cristina Pereira), filha de Aparício e Teodora, e Leonardo (Diogo Vilela), um golpista que se apaixona verdadeiramente pelo alvo de seu golpe, também fez bastante sucesso. Fefê e Leozinho, como eles se chamavam, foram sensação ao som da música “Fatamorgana”, ainda hoje identificada com os personagens.

Novela ganhou adaptação em 2016

Autor de Salve-se Quem Puder, Daniel Ortiz escreveu em 2016 para o mesmo horário das 19h a novela Haja Coração. Foi uma história baseada em Sassaricando, todavia, tramas e personagens foram criados ou tiveram seus perfis modificados em relação ao original na ocasião. Só para ilustrar, a família de Aldonza passou a ser a da italiana Francesca (Marisa Orth).

Malvino Salvador e Mariana Ximenes
Apolo Malvino Salvador e Tancinha Marinana Ximenes em Haja Coração Divulgação TV Globo

Uma personagem que se tornou uma vilã, Bruna (Fernanda Vasconcellos), não exista na novela dos anos 1980, assim como Shirley (Sabrina Petraglia), trazida de Torre de Babel (1998), também de Silvio de Abreu. A personagem substituiu em Haja Coração uma das filhas de Aldonza/Francesca, Juana. Além disso, Teodora passou a ter apenas uma irmã, Lucrécia (Cláudia Jimenez).

Em 10 anos no ar, só uma vez o Viva seguiu para as reprises a mesma sequência original de apresentação

Foi em 2016, quando Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, substituiu Despedida de Solteiro, de Walther Negrão, às 15h30. Anteriormente, em fevereiro de 1993, a história das gêmeas Ruth e Raquel (Glória Pires) também havia substituído o enredo dos amigos acusados injustamente de assassinato, na faixa das 18h da TV Globo. Além desse caso, nenhuma das outras novelas já reprisadas pelo Viva seguiu a mesma ordem de horário que da primeira vez. Será exatamente o que acontecerá agora com Sassaricando no Viva substituindo Brega & Chique, assim como em 1987.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade