"Meninos, eu vi!"

Saiba se o radialista Juca Pirama está mesmo morto em O Salvador da Pátria

Picareta e falso moralista, personagem deixou de aparecer no capítulo 15, mas não sumiu da trama

Publicado em 03/11/2021

Mais de 30 anos depois de sua exibição original, a novela O Salvador da Pátria vem chamando a atenção mais uma vez em sua reprise, que o Canal Viva exibe de segunda a sábado, às 14h15 e também à 0h30 até o próximo dia 13 de novembro. Entre muitos conflitos e mistérios do enredo criado por Lauro César Muniz, um se sobressai: Juca Pirama (Luís Gustavo) está mesmo morto?

No capítulo 15, originalmente exibido em 24 de janeiro de 1989, o radialista picareta e a jovem Marlene (Tássia Camargo) são assassinados na casa em que ela morava com o marido, o boia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte). Este é o maior suspeito do crime, devido ao aspecto de “defesa da honra” que aparentemente há.

Mas os grandes caciques políticos locais, como Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco) e Marina Sintra (Betty Faria), bem como o velho fazendeiro Quinzote (Mário Lago), também poderiam estar por trás do duplo assassinato, nem que o de Marlene fosse apenas para desviar a atenção da polícia.

Mais ou menos cem capítulos depois de morto, Juca Pirama ressurge na vida dos habitantes de Tangará. Sua voz volta a ser ouvida, por meio de uma transmissão de rádio pirata, e Juca passa a influenciar a vida do irmão, João Mattos (José Wilker), e de Sassá, a essa altura já prefeito do município. Além de perturbar todos os interessados em mantê-lo morto.

Mas, afinal, Juca Pirama está mesmo morto, ou reaparece vivo para mudar todo o jogo político da região e atrapalhar os planos da organização de tráfico de drogas? O desfecho de O Salvador da Pátria revela que sim, o radialista de fato morreu assassinado, junto com Marlene, no início da história.

A voz que todos ouviram é de um imitador contratado pela organização, e o mesmo vale para o sósia que surge algumas vezes em cena, visto de longe, para dar a impressão a alguns dos personagens de terem visto Juca Pirama vivo.

Tudo é revelado quando Sassá, Severo, Marina, entre outros, são convocados a um encontro com Juca Pirama, a fim de desvendar o mistério. Quem surge é Bárbara (Lúcia Veríssimo), a líder da organização, que declara ter se divertido bastante manipulando a todos e fingindo ser o falso moralista Juca Pirama.

O Salvador da Pátria será substituída em suas faixas de horário por Amor Com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro. Exibida originalmente às 18h em 1984, a novela conta com Ary Fontoura, Yoná Magalhães, Carlos Eduardo Dolabella, Edson Celulari, Cláudia Ohana, Fernando Torres, Milton Moraes, Mayara Magri e Mateus Carrieri nos papéis centrais.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade