As novelas deixaram de ser, há algum tempo, o gênero que atrai a maioria das mulheres, em especial após a popularização da TV por assinatura. De acordo com dados da Kantar Ibope, a categoria de maior audiência entre mulheres adultas (16 anos ou mais) é o Reality Show com 42%, seguido por Futebol com 38%, entre as 100 exibições com maior audiência.
Veja também:
No ano passado, os realitys foram as atrações que conquistaram maior engajamento e, pela primeira vez, conquistaram o Top 10 tanto na TV aberta quanto nos canais pagos, com um crescimento de 373% no total de tweets se comparado a 2019.
Os esportes também tem conquistado o público feminino. Na Copa do Mundo de 2018, por exemplo, a audiência feminina chegou a 45%, alcançando da categoria Jornalismo.
Essas mudanças de audiência tem gerado mudanças na programação das emissoras. A TV Globo, cogita a hipótese de inserir o Futebol Feminino na sua grade de exibição na TV aberta. Já a ESPN segue com a ideia do ESPNW na TV por assinatura, com conteúdo jornalístico e campeonatos femininos na grade de programação.
No entanto, quando o assunto é conteúdo por streaming, o interese das mulheres é outro: Filmes, Séries, Jornalismo, Novela e Culinária, Moda e Beleza são os que mais interessam. Seguidos pelo gênero Humorístico, Show e Música, Reality Show e Infantil.