TV paga

Saiba por que Evaristo Costa sumiu da CNN Brasil

Apresentador afirma que trabalha quando quer

Publicado em 11/05/2020

O jornalista Evaristo Costa foi anunciado pela CNN Brasil como um de seus principais contratados. Ele chegou com status de ex-Globo e prometia ser o chamariz de audiência que o canal precisava nessa dura caminhada na disputada por prestígio no segmento. Porém, logo na primeira semana da emissora no ar, explodiu a crise do novo coronavírus no Brasil.

A programação de domingo à noite, faixa em que Evaristo teria três horas seguidas, com o seu CNN Séries Originais, foi alterada para coberturas ao vivo sobre a questão sanitária, que já leva milhares de brasileiros aos hospitais e até a morte. Contudo, algumas pessoas se perguntam sobre o trabalho de Evaristo.

Vivendo em Londres, ele não poderia ter entrado ao vivo da Europa para explicar a situação de momento por lá?

Evaristo Costa em Londres, gravando para a CNN Brasil
Evaristo Costa em Londres gravando para a CNN Brasil Reprodução

A correspondente Denise Odorissi, depois de viajar pela Itália, no auge da crise, precisou ficar recolhida por 15 dias dentro de casa. Não teria sido o caso de Evaristo ter se mostrado uma alternativa e, por causa da gravidade da pandemia, participar da cobertura?

A resposta para todas essas perguntas é, tecnicamente, não.

O contrato de Evaristo Costa com a CNN Brasil não prevê que ele faça entradas ao vivo ou participe de coberturas especiais, com intensas jornadas, horas e mais horas de trabalho. O papel dele no canal da Avenida Paulista é outro. Há algumas semanas, ele até fez uma entrada ao vivo, informal, de casa, apenas para explicar por que ainda não estrou no canal. E só.

Em março, em entrevista publicada pelo UOL, Evaristo explicou, em vídeo, como funciona sua vida como contratado da CNN Brasil. “As minhas férias continuam. Foi muito legal, porque a CNN se encaixou nos meus planos, eu continuo morando na Inglaterra. (…) Eu vou continuar morando na Inglaterra, eu vou trabalhar uma vez por semana, num dia que eu escolho qual eu quero”, disse ele.

Evaristo Costa em Londres, gravando para a CNN Brasil
Evaristo Costa em Londres gravando para a CNN Brasil Reprodução

E continuou: “Eu vou sair de férias em todos os períodos que as minhas filhas saírem de férias, porque na Inglaterra tem os half terms [meios termos], né? Eu vou sair nesses períodos também”.

Na sequência, veio uma fala que pode explicar por que não apareceu nenhuma vez ao vivo da Europa para informar sobre o coronavírus. “Não entro mais ao vivo, não trabalho mais de sábado e domingo, continuo fazendo publicidade. Foi muito legal perceber que a CNN me deu esse caminho para seguir”, garantiu.

Depois, ele explicou que o programa que vai apresentar é uma versão brasileira de um que já existe na CNN americana. Ele enfatizou que há equipes brasileiras produzindo sobre temas que interessa ao telespectador do país. “Está muito legal. Estou muito feliz de ter aceito esse convite e de ser fácil, assim, para mim. Porque eu quero continuar de férias, né?”.

Evaristo ainda explicou que essa é uma grande conquista em sua vida e que batalhou para isso. “Eu projetei parar de trabalhar aos 40 anos de idade. Eu estou com 43, agora. Quando eu fiz 40, foi quando eu pedi a minha demissão na TV Globo. E parei de trabalhar porque eu tive um projeto. Eu tive um plano e o plano deu certo”.

CNN Séries Originais
CNN Séries Originais Reprodução

O jornalista garantiu ainda que recusou o convite da CNN Brasil, de primeira, já que não tinha vontade de voltar a trabalhar na televisão. “Eles me falaram ‘o que você quer para trabalhar com a gente?’. Aí eu pus tudo num papel e eles aceitaram. Aí eu não podia dizer não, né?”, avaliou o apresentador.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade