REPRISE

Saiba o que é o comendador, de Império, e conheça artistas que já ganharam o título

A trama está de volta na próxima segunda-feira (12)

Publicado em 10/04/2021

A partir da próxima segunda-feira (12), a Globo passa a exibir Império. Na trama, José Alfredo está sempre de preto e impõe respeito aos demais personagens. Porém, a história não esclarece o que significa comendador, título do personagem de Alexandre Nero.

Comendador se refere ao título dado para quem se destaca em sua área e recebe homenagem da Ordem de Honra ao Mérito. No caso da novela, o reconhecimento se deu graças ao seu talento nos negócios.

Na trama, ele chega ao Rio de Janeiro sem emprego e se torna um empresário de sucesso. “Desde o século 19, o título é muito distribuído para homens que têm uma ascensão em suas carreiras, principalmente comerciais. São homens que vêm ‘do nada’ e acabam conquistando esse status”, esclarece Victor Missiato, doutor em História e professor do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, em entrevista ao portal Notícias da TV.

Para receber a homenagem, não há teste ou conquistas como pré requisito. A decisão é do conselho dessas ordens, formado, normalmente, por políticos ou militares. Na vida real, existem muitos famosos que ganharam o título de comendador. Entre eles, estão Aguinaldo Silva, Carlinhos de Jesus, Dedé Santana, Fernanda Montenegro, José de Abreu, Patrícia Pillar e Silvio Santos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade