Saiba como se tornar um figurante de novela

Publicado em 14/05/2014

A profissão de figurante desperta muitas curiosidades nas pessoas, pois muitos desconhecem como é essa atividade tão simples, mas que é pouco divulgada. O Observatório da televisão conversou com diversos figurantes que atuam na área há mais de dez anos e prestam serviços para as principais emissoras do país, com objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre a profissão.

De acordo com os figurantes ouvidos pelo site, o primeiro passo para atuar na área é cadastrar-se em uma agência de figurantes que estão localizadas em São Paulo ou Rio de Janeiro, pois são essas cidades que produzem novelas, para Globo, SBT e Record. O candidato a figurante precisa levar em média 10 fotos na agência, sendo que a maioria pede fotos profissionais, feitas por um fotógrafo profissional. As fotos para figurantes não podem ser fotos muito produzidas, ou seja, a pessoa que aparece na foto deve estar com uma roupa básica, de preferência sem estampas, sem marcas de produtos e com pouca maquiagem e a foto deve ser em um fundo branco e sem photoshop ou programa similar que mude as características do futuro figurante, até porque o contratante quer ver de fato como a pessoa é na vida real e por isso as fotos devem ser sem muita produção.

Na agência de figurantes, o booker responsável orientará sobre como é a profissão de figurante, como valores de cachê, em média, que pode variar de R$50,00 a R$150,00, horário de trabalho que pode ser de até 12 horas no set de filmagem e é fornecido pela agência de figurantes uma ficha de cadastro para ser preenchida com todas as informações necessárias, como dados pessoais, altura, peso, cor de cabelos, telefone, etc. Algumas agência aceitam cadastros feitos por e-mail, nesse caso o figurante precisa enviar as fotos e fornecer as informações que agência solicita, mas são poucas agência que aceitam o cadastro via e-mail.

Depois que é feito o cadastro na agência o figurante aguarda o contato, e são chamados de acordo com o perfil que as produções de novelas necessitam. Geralmente as agência ligam um dia antes da gravação. Porém, para figurantes do Rio de Janeiro que estão acostumados a gravar para Globo, existem muitos que vão no Projac sem ser chamado para gravação, pois como a Globo produz muitas novelas, há muitos casos de figurantes que faltam e os que estão esperando são colocados para substituí-lo de última hora.

Existem muitas agência no meio televisivo que são conhecidas como agências ‘picaretas’, pois cobram taxa de agenciamento. Agências sérias não cobram nenhum valor do figurante no momento do agenciamento, apenas retiram a porcentagem do cachê do figurante, que é em média 30% do valor. Essas agências ‘picaretas’ prometem trabalhos, mas nunca dão aos figurantes.

No Rio de Janeiro é muito mais fácil um figurante conseguir sobreviver da profissão, pois lá são produzidas vários novelas ao mesmo tempo, enquanto em São Paulo há apenas o SBT produzindo uma novela por vez, porém existem filmes e programas de televisão em São Paulo em que os figurantes podem atuar, porém não é suficiente para extrair uma renda que seja suficiente para sobreviver.

Figurantes não tornam-se atores, o caminho para quem quer se tornar um ator é estudar teatro ou interpretação para televisão e cinema. Porém existem inúmeros atores profissionais que trabalham como figurantes por falta de oportunidades de trabalhos como ator. Em novelas os figurantes não falam, caso haja alguma fala não é considerado figurante, mas sim elenco de apoio, nesse caso o cachê aumenta e em casos de ter falas é necessário ter o D.R.T., que é o registro profissional de ator.

Alguns atores consagrados atualmente na televisão iniciaram suas carreiras como figurantes, como foi o caso de Francisco Cuoco, Anderson Di Rizzi, Juliana Paes e Jéssica Alves, porém estudaram paralelamente para ser tornarem atores.

Saiba quanto ganha um figurante de novela
Como se tornar ator profissional
Como se tornar um dublador profissional

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade