Saiba como se tornar um ator da Rede Globo

Publicado em 17/11/2015

Tornar-se um ator da Rede Globo é algo almejado pela maioria dos atores brasileiros já que a emissora é a principal produtora de novelas do país, tem uma forte produção no segmento e os que pertencem ao casting da emissora são consideradas pessoas bem sucedidas e talentosas, sem falar no prestígio e salários que recebem.

Muitos tentam, mas pouquissímos chegam lá e se tornam atores da Globo. Confira o que é preciso para conquistar essa façanha:

O modo mais convencional para se tornar um ator de televisão ou da Rede Globo é fazer um curso de teatro ou interpretação para televisão e cinema. Em média esse tipo de curso pode durar até 3 anos, dependendo da carga horária. Com o término do curso e o diploma em mãos, é hora de correr atrás do sonho. O profissional tem que ir tirar seu DRT (Registro de ator) no sindicato de atores de cada estado ou no Ministério do Trabalho. Com o DRT, é preciso se cadastrar no banco de elenco da Rede Globo. A emissora realiza cadastros, tanto na sua sede no Rio de Janeiro ou em São Paulo, que ocorre todas as segundas feiras. O candidato tem que levar seu currículo profissional, um Vídeo-Book e fotos profissionais juntamente com os documentos pessoais. A partir desse cadastro o ator fica pertencendo ao banco de atores da emissora e conforme, o perfil e talento, pode ser chamado para testes. Muitos que fazem elenco de apoio em novelas saem do banco de atores.

Fazer peças de teatro é uma outra forma de conseguir chegar até a Rede Globo, principalmente quando são peças bem produzidas e grandes produções. Muitos diretores de novelas e produtores de elenco costumam assistir a peças de teatro para buscar novos nomes. Alguns  astros das novelas da Globo foram descobertos em teatro por diretores e produtores, como Luis Melo, Bárbara Paz, Rodrigo Lombardi e tantos outros.

A Oficina de Atores da Globo é mais uma porta para entrar no elenco da emissora. A Globo realiza cursos de interpretação, mas, para entrar na oficina, é preciso ser convidado e isso ocorre quando o canal acredita no potencial da pessoa. Após o término do curso, o ator fica preparado para testes e pode integrar o elenco das novelas. Vários atores que hoje fazem sucesso na televisão passaram pela Oficina de Atores da Globo, como Grazi Massafera, Dan Stulbach, Caco Ciocler e Lavínia Vlasak.

Alguns atores que se destacam na  publicidade e comerciais de televisão podem ser chamados para fazer testes e participar do elenco da emissora, como foi o caso do ator João Cortes, que ficou conhecido nacionalmente por participar dos comerciais da Operadora Vivo. O ator ganhou fama nos comercias, teve seu talento reconhecido e foi chamado para integrar o elenco de uma minissérie da  emissora.

Celebridades podem ser convidadas para fazer parte do elenco de produções, como aconteceu com Camila Queiroz. A Globo precisava de uma atriz com o perfil da modelo, convidou Camila para testes e a moça teve um bom desempenho, enfrentou alguns workshops rápidos para melhorar sua atuação e não fazer feio na novela. Daniela Cicarelli foi outra celebridade que foi convidada para fazer novelas na Globo.Em  2001, Daniela interpretou a persongem Larissa na novela As Filhas da Mãe. Na época ela era apenas uma modelo famosa e não deu continuidade na carreira de atriz seguiu como apresentadora.

Fazer cinema é outra forma de conseguir se tornar um ator de TV. Atualmente o cinema brasileiro ganhou muita visibilidade e assim pode ser uma porta para  a televisão. Muitos atores fazem cadastros em produtoras de cinema, participam de filmes, acabam se destacando e são convidados para ir para a TV. Isso aconteceu com a atriz Nanda Costa, que começou no cinema, participou de vários longas até ser convidada pela Globo para fazer novelas e chegou a protagonizar uma novela no horário nobre.

Fazer parte do casting de agência de atores pode ser um passaporte para chegar às novelas da Globo. Algumas das principais agências do Rio de Janeiro e São Paulo indicam profissionais para testes nas emissoras. É o caso da atriz Jéssika Alves, que entrou para Malhação e fez diversas novelas na Globo.

Enfim, existem várias possibilidades de integrar o elenco das novelas da Globo. Basta o ator estar preparado, correr atrás, ter talento e contar também com o fator sorte.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade