Saiba como são selecionados os atores para novelas do SBT

Publicado em 25/05/2014

O SBT nunca teve  grande tradição na produção de novelas. A emissora, conhecida por exibir tramas mexicanas, raramente obteve êxito com folhetins nacionais, porém, com o lançamento de novelas dedicadas ao público infantil, que estreou com Carrossel, a emissora viu sua audiência crescer.

O Observatório da Televisão conversou com pessoas envolvidas na produção de novelas da emissora, que pediu que seus nomes não fossem revelados, e contou como é o processo de escolha do elenco.

Existem vários meios que o SBT utiliza para selecionar o elenco de suas novelas. A emissora recebe material de atores profissionais que podem ser enviados através dos Correios para a sede da emissora em Osasco-SP, que deve conter um vídeo-book, curriculum e fotos, nesse caso é analisado a atuação do ator ou atriz e caso haja interesse por parte da emissora, o candidato é chamado para um teste no SBT. Outro meio de escolha de elenco é solicitar atores através de agências, quando a emissora procura um perfil específico e não encontra recorrem às agências e o procedimento é o mesmo, caso haja algum ator que interesse , é chamado para seleção presencial.

O ator Jean Paulo, o Cirilo de Carrossel  e da Patrulha Salvadora foi selecionado através de uma agência que presta serviços para emissora.

O SBT também recebe indicações de pessoas ligadas à emissora, como funcionários, que indicam atores para compor o elenco de suas produções. Outro meio de seleção são cursos de interpretação para teatro e televisão, os produtores de elenco das novelas, solicitam para cursos de interpretação atores que se destacam para serem testados para suas novelas.

Um outro meio bastante utilizado é recorrer a rostos conhecidos da televisão. O SBT sempre escala atores que são conhecidos do público e já fizeram sucesso em outras emissoras e que no momento estão sem contrato para fazer parte do elenco do canal de Silvio Santos.

Atores consagrados que fazem sucesso na Globo começaram suas carreiras no SBT, como foi o caso de Mariana Ximenes que estreou na emissora em 1998 na novela Fascinação e em 1999 foi para Globo onde estrelou a novela Andando nas Nuvens. Ana Paula Arósio, embora esteja fora da TV atualmente, inciou sua carreira em telenovelas no SBT em 1994,  em Éramos Seis.

Como ser ator profissional

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade