Reality culinário

Saiba as novidades da segunda temporada do Mestre do Sabor

O programa terá uma nova etapa que irá animar os competidores

Publicado em 25/04/2020

Um país com mais de oito milhões de quilômetros quadrados como o Brasil, e um diversidade cultural tão grande quanto seu território, não poderia deixar de ter a gastronomia como uma de suas grandes paixões.

Para além dos ingredientes oriundos da flora e fauna brasileira que resultam em pratos típicos de Norte a Sul do país, estão os chefs que se destacam localmente com a missão de apresentá-los. E são eles as grandes estrelas do Mestre do Sabor, que estreia sua segunda temporada na próxima quinta-feira (30), na Globo, e na sexta (1), no GNT.  

Claude Troisgros e Batista, que comandam a atração, ganham uma nova colega: Monique Alfradique. Ela se junta ao time para cobrir os bastidores do programa. O reality conta ainda com Léo Paixão, Kátia Barbosa e José Avillez no elenco, no papel de mestres.

Eles também ganham companhia, o chef carioca Rafael Costa e Silva chega ao programa para substituir o chef português José Avillez, que precisou voltar a Portugal para gerenciar de perto seus restaurantes diante da pandemia por coronavírus.

Na nova temporada, 18 chefs serão selecionados para participar da competição, que passa a ter sete fases: Prato de Entrada; Na Pressão; Duelos; Repescagem; Na Peneira; semifinal; e final. A avaliação dos pratos continua sendo às cegas e os participantes ainda têm acesso ao mercado sempre antes das provas. Serão quatro finalistas, um vencedor. O primeiro lugar leva um prêmio de R$250 mil e é nomeado o Mestre do Sabor. 

Um Mestre com sabor e novidades nas provas  

Ainda mais dinâmica, a segunda temporada de Mestre do Sabor traz uma nova etapa, que é sempre sinônimo de sucesso com o público quando o assunto é competição: a repescagem.

Após a primeira fase, Prato de Entrada, quando os chefs são avaliados para entrar ou não no programa; a etapa Na Pressão, com duas rodadas de provas, o Menu Confiança e a Batalha dos Cucas; e os Duelos, quando há um ‘mata mata’ entre dez chefs; haverá uma repescagem com os cinco chefs que perderem os duelos no episódio anterior. Como ela funciona? Após uma prova individual, os três melhores chefs disputarão uma segunda prova e quem vencer, volta para a competição.  

Depois da repescagem, haverá a prova Na Peneira, quando os chefs competem para garantir a imunidade e ir direto para a semifinal. Os demais disputam uma segunda prova, quando um deles será eliminado e os que passarem estão na semifinal. A final está prevista para ser exibida ao vivo, assim como foi feito na primeira temporada.  

Saiba mais sobre cada prova:   

Prato de Entrada   

Chefs profissionais disputam um lugar no programa, preparando um prato que será avaliado pelos mestres. Os chefs finalizam um prato, ao lado de Claude e Batista, e os mestres experimentam. Se algum deles gostar, o candidato entra para o programa. Se mais de um mestre gostar, o chef escolhe em que time irá ficar. Cada mestre ficará com seis chefs em seu time, totalizando 18 competidores.   

Na Pressão    

Esta etapa tem duas rodadas de prova. Na primeira, o “Menu Confiança”, os times executam um menu de três pratos, que serão avaliados por Claude e Batista. O melhor time estará imune para a semana seguinte. A segunda rodada é a “Batalha dos Cucas”, com os dois times restantes – antes do início da prova, cada mestre salva um ou dois chefs. Os que ficam, realizam a segunda prova individualmente. Dessa vez a avaliação é dos mestres. Podem ser eliminados um ou dois chefs por episódio.   

Duelos   

Os duelos são um “mata-mata” entre os chefs. Os vencedores seguem na competição e os demais vão para a fase de repescagem, no programa seguinte.   

Repescagem   

Os chefs que perderam os duelos, no episódio anterior, fazem uma prova individual. Os três melhores disputam uma segunda prova. Quem vencer, volta para a competição.   

Na Peneira   

Na primeira prova, os chefs competem para garantir a imunidade. Os três melhores vão direto para a semifinal. Os que ficarem cozinham numa segunda prova. Um chef deixa a competição.   

Semifinal   

A semifinal tem duas provas. A primeira conta com a participação de cinco chefs. Claude avalia e salva dois chefs, que se tornam finalistas. Na segunda prova, os mestres avaliam os pratos de três chefs: um deles é eliminado.   

Final   

São duas etapas. Na primeira, quatro chefs cozinham e os dois melhores seguem na disputa. Na segunda, quem vencer é o novo Mestre do Sabor. 

Mestre do Sabor é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. A segunda temporada do reality gastronômico estreia na Globo no dia 30 de abril, logo após Fina Estampa. O programa também será exibido no GNT semanalmente, sempre às sextas-feiras, com estreia no dia 1º de maio, às 22h. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade