Ronnie Von recebe acusação de racismo e se defende: “muito injusta”

Publicado em 07/06/2019

Um vídeo que tem como protagonista Ronnie Von, da TV Gazeta, virazilou nesta sexta-feira (07). Nele, o apresentador aparece em seu programa, Todo Seu, da mesma emissora fazendo um comentário considerado racista. Na ocasião, ele recebeu no palco da atração a cantora Karyme Hass, e perguntou sobre sua cidade natal. “Eu sou do Paraná, sou curitibana. A brancura já entrega, por isso que estão me chamando de Branka”, respondeu Karyme.

Ronnie então pergunta no ouvido dela, mas ainda com o microfone ligado: “Você já viu alguma princesa queimada?”. “Que horror! Há algumas muito lindas, não queimadas, mas negras, não?”, diz a cantora tentando corrigi-lo, mas Ronnie explica: “Aí é outra coisa”. O programa foi ao ar originalmente em 5 de fevereiro de 2014.

O vídeo passou a circular sobretudo devido ao compartilhamento por famosos defensores da causa racial no país, como AD Junior, palestrante e comunicador que já acumulou quase 25 mil visualizações do mesmo em seu Instagram. O vídeo até o momento conta com quase 1300 comentários, entre eles de artistas que estiveram no Todo Seu. Uma delas, a cantora Teresa Cristina comentou: “Que horror! Já fui tantas vezes a esse programa”, escreveu decepcionada.

“Ronnie Von [Ronaldo Nogueira] e o espetáculo da branquitude em sua mais pura arrogância eugênica na TV. Um homem chamado de cavalheiro e gentil, que só é de fato um belo exemplar do racista cordial brasileiro. Eles são muito admirados aqui no Brasil, os racistas cordiais… aliás ele deve ter até amigos negros”, escreveu AD Júnior na publicação. A cantora envolvida, Karyme Hass, em sua própria rede social, publicou uma foto beijando seu companheiro, com a legenda: “O meu amor e eu! Nada diferente! Tudo simplesmente igual e lindo!”, escreveu ela marcando AD, ressaltando que seu companheiro é um homem negro.

Esclarecimento de Ronnie Von

O vídeo do tal programa não se encontra mais disponível no Youtube da TV Gazeta. Ronnie Von então se manifestou através de um vídeo gravado hoje e publicado no Twitter do Todo Seu, explicando suas falas, e alegando não ser racista. Confira:

“Bonitinha e bonitão. Eu fiz questão de gravar um vídeo para me pronunciar a respeito de uma acusação muito injusta. Eu, racista? Antes de qualquer coisa, quando ouvimos uma frase, não devemos aplicá-la isoladamente. Eu vou explicar: em 2014, durante uma entrevista com a cantora Karyme Hass no meu programa, ela mesma tocou no assunto da sua ‘brancura’ de pele. Karyme se referia à sua cor de pele. Inclusive, seu apelido é ‘branca’. É assim que ela é conhecida no samba carioca. Aliás, você conhece algum carioca que não seja queimado de sol? Então. Pela minha imensa admiração por ela, sua voz, seu talento, me referi a ela como princesa. E você já viu alguma princesa queimada de sol? Ardida de sol? Eu nunca vi.

Agora, princesas negras ou de pele escura eu vi várias na história, apesar de isso ser pouco retratado, inclusive concordei com Karyme no vídeo compartilhado. Desde o Egito Antigo, com a Cleópatra, até Moana, que é princesa da Disney, são várias mulheres negras que se destacaram na história do Brasil e do mundo. Quem me acompanha tanto na minha história pessoal e profissional sabe do meu respeito por todos sem distinção. Me desculpem se eu fui mal interpretado. Reafirmo a minha posição de respeito a todos. Racismo é crime!”

https://twitter.com/TodoSeu/status/1137056219057852416

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade