Medo do cancelamento ou, após 36 anos de vida, Rodrigo achou que seria uma boa ideia tirar dúvidas sobre questões raciais dentro do BBB 22? O brother, na noite de quinta-feira (20) invadiu uma conversa de Douglas Silva e outros brothers para perguntar se um termo utilizado na fala era racista.
O termo utilizado é ‘neg*’, que segundo ele é tão usado como ‘viad*’ em frases comuns e para se referir a qualquer pessoa. Porém, para tentar entender o peso da palavra, ele utilizou um termo racista da língua inglesa, a N-Word, que é ofensiva e utilizada por pessoas brancas para rebaixar negros.
O Hetero Top, como ele mesmo se define, perguntou se a N-word é um termo racista e equivalente a ‘neg*’ em português: “Nos Estados Unidos, n-word se um branco fala é agressivo”. e Douglas Silva responde pacientemente: “Não, não é n-word. Não tá traduzindo, não quero traduzir. Nego não é n-word. N-word tem outra representatividade lá, aqui é Brasil. Não compara”. Mas ele quer saber dos motivos para que o brother pergunte tal coisa: “Qual é a sua intenção?”.
Rodrigo esclarece: “É só uma fala normal” e o ator completa: “Então é só uma fala, então esquece os Estados Unidos”, mas avisa que se tem dúvidas, é melhor não falar nada para não causar desconforto. Apesar de ter repetido o termo várias vezes, sem censura, ele em conversa com Luciano continua sua jornada pela desconstrução: “Então é agressivo, eu não quero usar mais”.
O termo em questão é racista se utilizado por pessoas brancas se referindo a negros ou a erros cometidos por outras pessoas. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo, essa palavra tem o seguinte significado: “Era a designação do filho de escravizados, é um termo extremamente pejorativo e discriminador do indivíduo negro ou afrodescendente”.
Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22 no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube!