Roberto Cabrini percorre o Rio Doce e mostra a maior tragédia ambiental do Brasil no Conexão Repórter

Publicado em 29/11/2015

No Conexão Repórter deste domingo (29), Roberto Cabrini percorre os 800 km do Rio Doce para documentar cada detalhe do maior desastre ambiental da história do país e revela segredos impressionantes. Os personagens, o passo a passo, o rastro de destruição deixado pela imensa onda de lama da mineração. A onda avermelhada que carrega a morte. Um mundo de vida transformado em lama.

O telespectador vai acompanhar o drama da contagem regressiva e negligente para a matança da fauna, da flora, e de humanos. O lixo de uma indústria milionária, a barragem tida como infalível, o lucro tido como sustentável. O programa percorre os vilarejos que desapareceram do mapa e lembranças de um paraíso convertido em inferno. Ela vem chegando, não há como parar e atinge ruas, casas, igrejas, escolas, povoados, almas.

Cabrini encontra fotos, cadernos, desenhos e quadros. Nos objetos soterrados, recordações de vidas interrompidas precocemente. Tudo vai sendo reduzido ao mesmo tom, marrom vermelho. Águas límpidas tingidas, rios esterilizados, incapazes de acolher vertebrados, peixes e anfíbios. Seres vivos em esforços desesperados de sobrevivência. Um a um vão se rendendo. Até a conta chegar a toneladas.

O Conexão Repórter vai ao ar todos os domingos, logo após o Programa Silvio Santos, no SBT.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade