Novela das 18h

Roberto Birindelli revela ameaça por viver ditador em Nos Tempos do Imperador: “Não sairá vivo”

Ator interpreta Solano López, que liderou o país durante a Guerra do Paraguai

Publicado em 22/08/2021

O ator Roberto Birindelli contou que recebeu sérias ameaças assim que foram divulgadas as primeiras informações sobre seu personagem na atual novela das 18h da TV Globo, Nos Tempos do Imperador. Ele interpreta o ditador paraguaio Solano López, que liderou o país durante a Guerra do Paraguai.

“A Guerra do Paraguai é algo que ainda mexe com muita gente, principalmente com os paraguaios, que sofreram as maiores perdas. Assim que a novela foi anunciada, isso antes da pandemia, o assunto repercutiu muito por lá”, contou o ator em conversa com a colunista Patrícia Kogut, do Jornal O Globo.

“A partir daí, comecei a receber uma série de mensagens e comentários nas minhas redes sociais de paraguaios me ameaçando. Coisas como: ‘Não apareça em Assunção porque você não sairá vivo’”, acrescentou ele, que também está no ar às 21h, na reprise de Império.

O ator ainda propôs uma reflexão sobre o assunto. “Acho que o fato de eu ser uruguaio deu uma aliviada. Essa é uma história sobre a rivalidade entre Dom Pedro II e o Solano López e, naturalmente, a visão de um lado acaba incomodando o outro”, disse.

“Eu lembro que, quando estudei a guerra na escola, lá no Uruguai, a gente entendia que a culpa era muito mais dos ingleses que ficaram colocando pilha do que do Brasil ou Paraguai. Eu confio muitos nos autores da novela e sei que eles vão conseguir retratar esse episódio com todo o respeito que ele merece. Foi uma tragédia enorme”, acrescentou Roberto Birindelli.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade