Revelação: há 10 anos, terminava a novela de estreia de Íris Abravanel, autora de As Aventuras de Poliana

Publicado em 17/06/2019

Há 10 anos, em 15 de junho de 2009, o SBT exibia o capítulo final de Revelação. Foi a primeira novela escrita por Íris Abravanel, que atualmente assina o texto de As Aventuras de Poliana. Romance, mistério, política e drogas foram os ingredientes misturados pela autora na tentativa de alcançar sucesso nesta sua primeira incursão no gênero. A direção-geral coube a Henrique Martins, que também viveu importante papel na novela.

Os antecedentes de Revelação

Íris Abravanel começou a formatar o que se tornaria sua primeira novela em 2007, quando sua intenção era escrever um texto para teatro. A partir de meados do ano, a esposa de Silvio Santos passou a se dedicar ao trabalho na novela, já intitulada Revelação, com a colaboração de sete profissionais e a supervisão de texto de Yves Dumont. Este, que assinou no SBT Maria Esperança, adaptação de Maria Mercedes, de Inés Rodena, anteriormente escreveu para a Record TV novelas como Estrela de Fogo e Louca Paixão, entre 1998 e 1999. Além disso, Yves foi o responsável pela adaptação de Vale Tudo (1988), de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, para o mercado hispano-americano. Com o título Vale Todo, a história foi produzida em 2002, com direção de Wolf Maya e Itatí Cantoral e Ana Claudia Talancón nos papéis correspondentes aos de Regina Duarte e Glória Pires por aqui.

Sucessivos adiamentos

Inicialmente a previsão era de que Revelação estreasse apenas em 2009. Isso em virtude do acordo de exclusividade mantido pelo SBT com a mexicana Televisa, que restringia as novelas produzidas pela emissora a adaptações de textos importados do México. De tal forma que a novela de Íris Abravanel só poderia ser exibida antes de 2009 caso a Televisa concordasse com isso. Silvio Santos pagou antecipadamente os direitos correspondentes ao período 2008/09. De tal maneira que o primeiro capítulo de Revelação foi ao ar em 8 de dezembro de 2008.

No decorrer de 2008, diversas datas foram divulgadas pelo SBT como previstas para a estreia de Revelação. Em janeiro se falava que março marcaria a exibição do primeiro capítulo. Posteriormente o lançamento da novela foi sendo adiado, embora as gravações tivessem começado. Ademais, um fator que também atrapalhou foi a dificuldade de adequação dos trabalhos à tecnologia de gravação em alta definição. Quando finalmente estreou, Revelação estava concluída em termos de gravações, o que costuma complicar a vida dos autores. A saber, uma distância grande demais entre o que se escreve e o que é gravado dificulta, quando não impossibilita, a adequação da novela ao gosto da audiência. Bem como atrapalha na correção de elementos que desagradem os telespectadores. A esse respeito, Íris Abravanel declarou que eventualmente trechos poderiam ser editados para adequar o conteúdo à expectativa do público.

A história central de Revelação, de Íris Abravanel

Lucas Nogueira (Sérgio Abreu) e Victória Castro (Tainá Miller) são dois jovens brasileiros que se conhecem na capital portuguesa, Lisboa. Eles se apaixonam e ela acaba engravidando, mas impelido pelo padrinho Ermírio (Antônio Petrin) o rapaz volta à cidade de Tirânia, interior paulista, abruptamente. Ermírio é patrão dos pais de Lucas, Conceição (Cláudia Mello) e Otávio (Walter Breda). Fotos de Victória com um suposto amante provocam uma intriga que separa o casal e faz com que Lucas cumpra os planos traçados para ele, de se casar com Beatriz (Thaís Pacholek), filha do prefeito da cidade, o mau-caráter George Castelli (Flávio Galvão).

Novela Revelação foi escrita por íris Abravanel no SBT (Divulgação)
Novela Revelação foi escrita por íris Abravanel no SBT Divulgação

Enquanto isso, Victória também se instala em Tirânia e torna-se alvo da obsessão de Fausto Maia (Marcelo Saback), outro dos vilões da história. Os dois acabam se casando, já que Victória se considera desprezada por Lucas, que desconhece ser pai da criança que ela espera.

Outros personagens de destaque

Os adolescentes Pedro (Rodolfo Valente) e Júlia (Caroline Molinari), filhos de Ana (Anastácia Custódio), tinham destaque no enredo de Revelação. Seduzido pela possibilidade de dinheiro fácil que lhe é oferecida pelo traficante Maçarico (Felipe Cardoso), o jovem embarca no mundo dos tóxicos. As ações do Núcleo Vida, ONG antidrogas comandada por Olga Mattos (Elaine Cristina), colaboram para combater os males do tráfico em Tirânia.

Aliás, Olga e seu marido Elias Mattos (César Pezzuoli) representam forte oposição a George Castelli. O jornal de propriedade deles, “A Voz de Tirânia”, é abertamente contra o prefeito e sua administração marcada pela megalomania e defesa do interesse particular em detrimento do povo.

A atriz Ana Carolina Godoy foi um destaque de Revelação com sua interpretação de Rebeca, filha caçula de George e Sofia (Renata Zhaneta). De personalidade oposta à da irmâ Beatriz, Rebeca é tímida, ingênua e romântica. No decorrer da novela acaba internada numa clínica de reabilitação, devido a problemas com drogas. Seu par romântico era o humilde Léo (Jiddu Pinheiro).

Dois empregados de Ermírio garantiram bons momentos de humor na história: a divertida empregada Mazé (Veridiana Toledo) e o motorista Eugênio (Maurício de Barros).

Mazé Veridiana Toledo e Eugênio Maurício de Barros em Revelação ReproduçãoSBT

Afinal, qual era a Revelação do título da novela de Íris Abravanel?

Uma interpretação possível para o título Revelação é o esclarecimento da verdade em torno do protagonista masculino Lucas. Filho do “Oculto”, que controla seu destino desde o nascimento, Lucas desconhece essa condição até o final da história. Escolhido para ditar os rumos do povo de Tirânia e para tomar posse de um tesouro supostamente escondido nos limites da cidade, o destino reservado para Lucas era a revelação à qual o nome da novela aludia. Só para ilustrar, era uma representação da história bíblica de Davi, inspirada pela região da autora, que é evangélica.

Curiosidades sobre a produção e o elenco de Revelação

Um dos motivos para o atraso da estreia de Revelação já contava 18 anos de sua produção na época. Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1990 para a Rede Manchete, Pantanal teve seus direitos de exibição adquiridos da massa falida da emissora extinta. A novela foi reprisada pelo SBT na faixa das 22h ao longo de todo o segundo semestre de 2008. E seria temerário abreviar sua exibição para colocar no lugar uma novela inédita de uma autora estreante. Ainda que fosse a mulher do dono da emissora. Quando enfim estreou, Revelação ganhou a faixa das 23h, na tentativa de herdar a audiência que acompanhava Pantanal. As duas produções conviveram na grade durante cerca de um mês, período ao final do qual Revelação mudou para as 22h. À época, Íris Abravanel declarou que, caso sua novela obtivesse metade dos índices conquistados por Pantanal, estava bom.

Atores portugueses e a volta do bonde

Os primeiros capítulos tiveram cenas gravadas em Lisboa e Cascais (Portugal) e também em Madri (Espanha). Participaram das sequências os atores Tainá Miller, Sérgio Abreu, Daniel Alvim, Diogo Morgado e Joana Solnado. Só para ilustrar, os dois últimos são portugueses. E Diogo em breve poderá ser visto em Ouro Verde (2017), que a Band exibirá em substituição a Minha Vida.

Para compor a cidade fictícia de Tirânia, até o bonde construído especialmente para Éramos Seis (1994) foi “ressuscitado” pela produção. Apesar de Revelação não ser de época, o bonde não causava estranhamento em virtude do fato de Tirânia ser no interior. A arquitetura de cidades como São Carlos e Itu, ambas paulistas, influenciou na composição da cenografia da novela.

Ainda casados na época, os atores Flávio Galvão e Elaine Cristina aqui não formaram par romântico. A esposa de Flávio na ficção era Renata Zhaneta, enquanto Elaine interpretava a esposa de César Pezzuoli. Posteriormente, eles se separaram e Flávio iniciou um relacionamento com a também atriz Mayara Magri.

Algumas revelações do elenco da novela de Íris Abravanel

Camilla Camargo, filha de Zezé di Camargo, fez sua estreia em novelas como Nick em Revelação. Nick era filha de Bárbara (Tânia Bondezan) e Dudi (Ariel Moshe). Viveu durante algum tempo no exterior e seus modos influenciam os vizinhos do condomínio que a família habita em Tirânia. Outra atriz que estreou em novelas em Revelação foi Klara Castanho, à época com sete anos. Klara havia feito a série Mothern, do GNT, e um comercial de margarina.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade