Novela

Resumo dos capítulos de Abismo de Paixão, que vão ao ar nesta semana

Florência chega com tudo e entristece Elisa

Publicado em 14/09/2019

Resumo dos capítulos 15 a 19 da novela Abismo de Paixão, que serão exibidos de 16 a 20 de setembro de 2019, na faixa das 18h45, no SBT.

Segunda-feira (16) – Capítulo 15 de Abismo de Paixão

Gael recebe Damião friamente. Damião diz que sempre quis voltar de passeio ao povoado, porém sempre encontrou muita resistência em sua mãe e também sempre esteve muito ocupado com os estudos. Almerinda diz ao Padre Lupe que Damião voltou ao povoado para comunicar que vai se casar e que vai fazer sua vida na capital.

Entretanto, é desejo seu que o filho fique no povoado e assuma a empresa que era de seu pai. Carmen e Ramiro combinam de se ver na “casa azul”, onde ela anteriormente se encontrava com Rogério. Ramiro tenta beijar Carmen. Ela o  impede e pergunta se ele conseguiu convencer Almerinda a aceitar os produtos de Augusto. Ramiro insiste em beijá-la e neste momento chega Augusto.

Ainda nesse capítulo

Indignado ele diz a Carmen que ela é igualzinha a sua falecida irmã e, olhando Ramiro de cima a baixo, ele completa dizendo que a única diferença é que Estefânia tinha um gosto muito mais refinado, e sai. Augusto pede a Carmen que saia imediatamente de sua casa e de sua vida.

Continua

Carmen diz a Elisa que suas tentativas de separá-la de seu pai falharam, e que não foi falar com Ramiro por ser sua amante mas sim tratar de negócios, pois Augusto está indo de mal a pior. Augusto diz a Almerinda que não quer que sua processadora compre seu produto. Almerinda, furiosa, adverte Ramiro e diz que para seu próprio bem, não volte a fazer nada às suas costas. Damião visita Elisa.

Terça-feira (17) – Capítulo 16 de Abismo de Paixão

Damião se desculpa com Elisa por tê-la feito acreditar que não a havia reconhecido e a convida para passear pela praça. Carmen continua tentando se explicar para Augusto, pelo flagra. Augusto diz que não quer gente sua de trato com a família ou amigos de Almerinda. Carmen pede então que ele diga isso a Elisa, pois neste exato momento ela e Damião estão passeando  pela praça.

Carmen fala mal de Elisa diante de Dolores, que a defende, dizendo que Elisa é uma mulher sensata e solteira, e o errado seria se ela, como outras, sendo casada, se encontrasse com homens em lugares escondidos. Carmen, furiosa, diz a Dolores que ela não tem direito algum de se meter em sua vida, muito menos julgá-la. Dolores enfrenta Carmen e diz que Elisa não tem culpa que ela seja uma mulher amargurada. Damião diz a Elisa que quando chegou manteve distância porque acreditou que todos já o haviam esquecido.

Ainda

Elisa diz que ela e Gael pensaram o mesmo  pois ele nunca respondeu as cartas que lhe enviaram, Damião diz que nunca recebeu nada. Gael, enciumado, reclama por Elisa estar demonstrando tanto interesse por Damião. Elisa diz a Gael que ele não tem nenhum direito de dizer com quem ela deve falar ou sair. Augusto proíbe Elisa de voltar a sair com Damião. 

Mais…

Almerinda furiosa esbofeteia Elisa e a proíbe de se aproximar de seu filhos. Elisa devolve a bofetada e diz a Almerinda que isso é para que ela aprenda a respeitá-la, pois já não é aquela criança indefesa, que um dia ela agrediu. O Padre Lupe sorri quando Elisa  conta que Almerinda a esbofeteou, mas ela devolveu a bofetada. Damião procura Elisa e ela, com receio,  diz que seria melhor que não se vissem mais, pois assim evitariam problemas. Ramiro pretende tirar Lúcio da processadora, e tenta  expulsá-lo aos empurrões. Ramiro se surpreende quando chega Damião e ameaça demiti-lo.

No dia seguinte

Quarta-feira (18) – Capítulo 17 de Abismo de Paixão

Damião repreende Ramiro, impedindo que ele machuque Lucio. Damião abraça efusivamente Lucio e  diz que ele mesmo lhe dará a carta de recomendação que ele pedia a Ramiro. Damião lembra Ramiro que continua sendo o dono da processadora, e admira demais Lucio, bem como seu trabalho. Paloma diz a Elisa que Gael está morto de ciúmes dela, pelo regresso de Damião. Elisa diz a Paloma que sabe de seu amor por Gael, e quanto a ela não precisa se preocupar, pois ela jamais poderia ver Gael como outra coisa, que não seu irmão.

Damião diz ao Padre Lupe que Gael tem algo contra ele, o Padre responde que é apenas ciúmes, pois ele tem “roubado” toda a atenção de Elisa. Damião fica sabendo da agressão de Almerinda a Elisa, e a proíbe de voltar a tocar na garota. Ramiro furioso recrimina Bráulio por não ter lhe contado  sobre a volta de Damião. Almerinda acusa o irmão de estar colocando seu filho contra ela, o Padre responde que a errada é ela em acreditar que Damião ainda é um menino, pois sendo homem como é, tem total liberdade de escolha de suas amizades.

Ainda no capítulo 17

Damião diz a Dolores que procurou por Elisa e Carmen  disse que ela não estava, Dolores diz que é tudo mentira de Carmen, pois Elisa não saiu a tarde toda. Damião se desculpa com Elisa pela atitude desrespeitosa de sua mãe. Damião convida Elisa para ir até sua casa, e ao entrarem ela se surpreende ao ver Florência, que de imediato vem beijar Damião.

Na sequência

Quinta-feira (19) – Capítulo 18 de Abismo de Paixão

Florência chega com tudo e entristece Elisa. Elisa diz a Dolores que Damião lhe havia dito que estava completamente apaixonado por uma amiga de infância, e ela erroneamente tinha acreditado ser ela, enquanto na verdade, era Florência, uma amiga da capital com quem pretende se casar. Almerinda diz a Florência que fará uma grande festa para anunciar o compromisso entre ela e seu filho. Carmen tenta seduzir Augusto e ele novamente a rejeita. Indignada ela jura que ele irá se arrepender. Damião não consegue esconder a antipatia que sentiu pelo tio de Florência, ainda mais quando este tece um comentário dizendo que as garotas do povoado são muito oferecidas.

Damião procura Elisa para que ela explique porque foi embora de sua casa sem se despedir. Elisa diz que não queria ser inoportuna. Augusto encontra Damião e o proíbe de voltar a procurar sua filha. Elisa diz a seu pai que não precisava ser grosseiro com Damião, e que assim ele está se portando como Almerinda. Augusto insiste dizendo que se ela voltar a ver Damião, tomará medidas rígidas. Ramiro conta, à sua maneira, para Almerinda do incidente que teve com Lucio e que Damião saiu em defesa do senhor, e pede para saber como as coisas ficarão de agora em diante.

E Mais…

Almerinda diz que Damião é um Arango e tem todo o direito de ser a cabeça da processadora. Gael e Elisa andam a cavalo e se encontram com Florência e Damião. Damião pede que os leve até o povoado e completa pedindo a Gael que leve Florência, porque ele irá com Elisa. Gael não concorda e propõe que Florência vá com Elisa e ele com o próprio Damião. Carmen vai se queixar com Edmundo que sua vida ao lado de Augusto é um inferno, que ele a maltrata sempre e sem nenhum motivo. Edmundo e Carmen se beijam.

Encerrando a semana

Sexta-feira (20) – Capítulo 19 de Abismo de Paixão

Florência diz a Almerinda que a caminhonete em que vinha com Damião quebrou, e eles vieram com Elisa e Gael, à cavalo. Augusto, furioso, recrimina Gael por não estar fazendo corretamente seu trabalho. Gael se defende, diz que faz o que pode para ajudá-lo a não afundar ainda mais e o aconselha a deixar o orgulho de lado e aceite cultivar as terras de Elisa. Eles discutem e Augusto diz a Gael que se ele não estiver satisfeito, que procure outro trabalho. Florência pede a Sabrina que lhe conte sobre os amigos de Damião, principalmente quanto a Elisa.

Sabrina conta tudo, inclusive que Elisa e Damião eram “namorados” e chegaram, na infância, até a fugirem juntos. Damião ouve a conversa e pede a Sabrina que respeite Elisa e que eles nunca foram namorados, até porque eram apenas crianças, e só fugiram juntos pois tinham problemas com suas respectivas famílias. Paulo diz a Elisa que custe o que custar ela ainda será dele. Elisa, assustada, diz que nem sabe quem ele é, mas que certamente está louco, Paulo então se desculpa e se apresenta a ela. Elisa pede que a deixe em paz.

Continuando

Elisa diz a Ramona que Paulo acreditava que com umas poucas palavras bonitas a teria nas mãos, Ramona responde que a “culpa” é dela, por ser tão linda, tanto quanto sua mãe. Elisa pergunta se é por isso que falam tão mal de sua mãe e Ramona responde que ela não é culpada de nada do que falam, que a acusam injustamente, mas cedo ou tarde a verdade virá a tona. Damião convida Gael para sua festa de compromisso com Florência e  diz que não entende porque ele o trata tão mal, já que cresceram juntos e eram os melhores amigos.

Ainda…

Gael agradece o convite, mas diz a Damião que Almerinda não permitiria sua presença. Gael fala das cartas nunca respondidas e Damião garante que nunca as recebeu, eles então se abraçam com carinho.  Augusto expulsa Elisa de sua casa,  Damião a encontra chorando e  pede que confie nele. Elisa o abraça, chorando, e diz que está cansada de sofrer e isso vem desde que sua mãe morreu. Florência, furiosa, presencia a cena de Damião e Elisa abraçados.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Abismo de Paixão.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade