TV Liberal

Repórter da Globo é aprisionada por suposto pastor em igreja evangélica no Pará

A repórter Nathália Kahwage registrou boletim de ocorrência

Publicado em 20/10/2020

Dois jornalistas da TV Liberal, afiliada da Rede Globo no estado da Pará, foram mantidos em cárcere privado por membros de uma igreja evangélica, denominada Assembleia de Deus, no bairro de Curió-Utinga, na cidade de Belém, enquanto filmavam uma reportagem sobre as consequências de uma enchente no local.

De acordo com informações do telejornal JL2, a repórter Nathália Kahwage e o cinegrafista Wanderley Prestes entraram no templo no último sábado (17), para filmar alguns dos desastres causados pelo vendaval, autorizados pela Defesa Civil do Município e por um integrante da igreja.

Mas aí, durante a gravação da reportagem, [a equipe] foi abordada por um homem, que se dizia pastor, e impedidos de sair da igreja por seguranças. A porta do local foi trancada, e a equipe ameaçada. Só depois de algum tempo, e com a ajuda de moradores, é que ela pôde deixar a igreja“, relatou a apresentadora do informativo em Belém.

A assessoria de comunicação da Assembleia de Deus em Belém disse que a igreja em que a equipe da TV Liberal foi trancada e ameaçada em Curió-Utinga não pertence à denominação oficial da Assembleia de Deus“, acrescentou a mesma âncora.

Caso de polícia

Segundo o jornalista Paulo Pacheco, do portal NaTelinha, a repórter e o cinegrafista registraram boletim de ocorrência contra os membros da igreja, em um distrito policial no bairro de Pedreira.

Trechos do depoimento de Nathália afirmam que ela “tentava andar em direção à porta, porém eles [membros da igreja] seguravam pelo braço e ombro. As pessoas começaram a tentar tirar a câmera das mãos de Wanderley” e que “o homem (pastor) passou a ameaçar, dizendo que se a matéria fosse ao ar, ele iria matar Wanderley“.

Em suas redes sociais, a TV Liberal publicou uma nota de repúdio à agressão sofrida pelos dois funcionários.

A TV Liberal acredita que toda essa violência injustificável e covarde decorre da intolerância e da incapacidade de compreender a atuação jornalística, que é a de levar informação aos cidadãos. Tal atitude feriu a liberdade de expressão e de imprensa“, afirma um trecho do comunicado.

View this post on Instagram

A TV Liberal vem a público manifestar seu repúdio à violência sofrida pela Jornalista Nathália Kahwage e o cinegrafista Wanderley Prestes. Eles foram vítimas de cárcere privado no último sábado (17), quando faziam uma reportagem sobre as chuvas na capital. No decorrer da cobertura sobre os estragos ocasionados pela chuva, a equipe entrou no local para mostrar a igreja que foi destelhada, e as telhas atingiram algumas casas da vizinhança por causa da chuva no bairro do Curió- Utinga, Adentraram com autorização da Defesa Civil e de um membro da igreja. Os dois profissionais estavam fazendo imagens no terceiro andar do templo quando um homem que se intitulou Pastor da igreja e outras pessoas também integrantes da igreja surgiram, dizendo que os profissionais não tinham autorização para estar no templo. Ameaçaram a equipe e mantiveram-nos trancados sob ameaça no local. O papel do jornalismo é estar junto da comunidade e a equipe estava realizando este trabalho. A TV Liberal acredita que toda essa violência injustificável e covarde decorre da intolerância e da incapacidade de compreender a atuação jornalística, que é a de levar informação aos cidadãos. Tal atitude feriu a liberdade de expressão e de imprensa. Além de atentar contra a equipe jornalística, estas pessoas atacaram o direito da sociedade de ser livremente informada. A liberdade de imprensa e o direito à informação são básicos nas sociedades democráticas, e estão sendo desrespeitados pelo autoritarismo. Sem jornalismo, não há democracia.

A post shared by TV Liberal (@tvliberal) on

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade