Relembre o elenco e personagens da novela Fina Estampa

Publicado há 7 meses
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na próxima segunda-feira (23), a TV Globo substitui Amor de Mãe, de Manuela Dias, por uma reprise compacta de Fina Estampa, de Aguinaldo Silva. Dirigida por Wolf Maya, a produção volta ao ar oito anos após o fim de sua exibição original, devido à pandemia de coronavírus que levou a emissora a paralisar as gravações das novelas atuais. Relembre elenco e personagens de Fina Estampa.

Griselda, ou Pereirão, o “marido de aluguel”, e sua família

Fina Estampa tem como protagonista Griselda da Silva Pereira (Lília Cabral). Há muitos anos, ao ser abandonada pelo marido, ela passou a sustentar os três filhos com o trabalho de “marido de aluguel”. Ou seja, devidamente vestida com um macacão que a masculiniza e faz jus a seu comportamento para se impor diante dos outros, Pereirão, como Griselda fora apelidada, faz consertos e manutenções de toda ordem.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quem são os filhos de Griselda em Fina Estampa

O mais velho dos filhos de Griselda é Joaquim José, o Quinzé (Malvino Salvador). Seu casamento com Teodora (Carolina Dieckmann) não deu certo e ele passou a cuidar do filho Quinzinho com a ajuda de sua mãe depois que a esposa dera no pé. Teodora hoje vive com o lutador de vale-tudo Wallace Mu (Dudu Azevedo). Quinzé trabalha no bar de Guaracy (Paulo Rocha), apaixonado por Griselda.

O filho do meio é o ambicioso José Antenor (Caio Castro), que sente vergonha da mãe, de como ela se veste, como se comporta, de tudo que ela representa. Esconde o fato de ser filho de Griselda entre os amigos, embora estude numa cara universidade particular paga com dinheiro de Pereirão. Antenor é namorado de Patrícia (Adriana Birolli), moça rica. A caçula é Maria Amália (Sophie Charlotte), que no decorrer da história vive um tumultuado relacionamento com o mau-caráter Rafael (Marco Pigossi). Ele acaba se emendando para não perder o amor da jovem, após aprontar muito na loja de peças para motocicletas da qual é gerente.

Confira o elenco completo e seus respectivos personagens:

GRISELDA PEREIRA (Lilia Cabral) – Portuguesa criada no Brasil, sustenta os filhos Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte) e o neto Quinzinho (Gabriel Pelícia) fazendo pequenos consertos na vizinhança desde que seu marido, Pereirinha (José Mayer), desapareceu no mar. O trabalho como faz-tudo – ou “marido de aluguel”, como se intitula – a fez ficar conhecida como Pereirão. Devota de Nossa Senhora de Fátima, vive maldizendo o falecido, que a deixou com três filhos para criar e cheia de dívidas.
JOSÉ PEREIRA, O PEREIRINHA (José Mayer) – Pescador, filho de portugueses criado no Brasil, desapareceu no mar há 15 anos deixando a mulher, Griselda (Lilia Cabral), e os três filhos. Homem de caráter duvidoso, bem diferente de sua esposa, estava envolvido em negócios suspeitos antes de sumir e ser dado como morto. Ao longo da trama, reaparece na companhia de um quarto filho, Enzo (Julio Rocha).
TEREZA CRISTINA DE SIQUEIRA VELMONT (Christiane Torloni) – Socialite, casada com o chef Renê (Dalton Vigh), por quem é apaixonada, e mãe de Patrícia Velmont (Adriana Birolli) e Renê Junior (David Lucas). Herdeira da fortuna dos pais e sempre preocupada em manter o nome e a honra da família, ocupa seu tempo com as mais requintadas formas de gastar dinheiro. Os atritos com a filha, de personalidade bem diferente da sua, são frequentes. Não vive sem seu mordomo Crô (Marcelo Serrado).
CRODOALDO VALÉRIO, O CRÔ (Marcelo Serrado) – Mordomo e fiel escudeiro de Tereza Cristina (Christiane Torloni), a quem idolatra. É um empregado subserviente e dedicado, apesar de, muitas vezes, dizer que não a tolera. No fundo gostaria de ser a patroa, que o ajuda com a mensalidade da faculdade da sobrinha Vanessa (Milena Toscano). Nada discreto no visual, mantém um secreto caso amoroso.
RENÊ VELMONT (Dalton Vigh) – Chef de cozinha, é dono do restaurante Le Velmont, que ganhou de presente de Tereza Cristina (Christiane Torloni). Ao contrário da mulher, mantém um ótimo relacionamento com os filhos Patrícia (Adriana Birolli) e Renê Junior (David Lucas). 
PATRÍCIA VELMONT (Adriana Birolli) – Estudante de psicologia, filha de Renê (Dalton Vigh) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). Herdou a beleza da mãe e a personalidade do pai. Apesar de não se considerar patricinha, tem gostos bastante caros. Namora Antenor (Caio Castro), por quem é apaixonada.
MARIA AMÁLIA PEREIRA (Sophie Charlotte) – Filha caçula de Griselda (Lilia Cabral), é uma jovem romântica, que sonha viver uma bela história de amor. Além de ajudar a mãe com as tarefas domésticas, trabalha como vendedora de cosméticos naturais. Amália tenta deixar a mãe mais feminina, e admira muito seu pulso firme diante dos obstáculos da vida. Logo no início da história se apaixona por Rafael (Marco Pigossi).
ÍRIS SIQUEIRA (Eva Wilma) – Mãe de Álvaro (Wolf Maya), mora há anos em Nova Iorque e quase não tem contato com o filho. Quando retorna ao Brasil, chantageia a sobrinha Tereza Cristina (Christiane Torloni), prometendo não revelar um segredo em troca de dinheiro.  
DANIELLE FRASER (Renata Sorrah) – Médica especializada em fertilidade dirigida, ajuda Esther (Júlia Lemmertz) a realizar o sonho de ser mãe. Viúva, não tem filhos, mas briga pela guarda do sobrinho Pedro Jorge (Vitor Colman), filho de Guilherme (Isio Ghelman), seu falecido irmão.
VANESSA RIBAS (Milena Toscano) – Sobrinha de Crô (Marcelo Serrado), estuda Relações Públicas na mesma universidade de Antenor (Caio Castro) e da amiga Patrícia (Adriana Birolli). Trabalha como hostess do restaurante Le Velmont, onde não perde a oportunidade de jogar seu charme para cima de Renê (Dalton Vigh).
JOSÉ ANTENOR PEREIRA (Caio Castro) – Filho de Griselda (Lilia Cabral), é um jovem ambicioso e envergonhado de sua origem humilde, que não mede esforços para atingir seus objetivos. Estudante de medicina, desperta o orgulho da mãe, que não esconde a admiração que tem pelo único filho que chegou à universidade. É apaixonado por Patrícia Velmont (Adriana Birolli), mas teme a sogra Tereza Cristina (Christiane Torloni).
VILMA PRADO (Arlete Salles) – Mãe de Letícia (Tânia Khallil), trabalha como taxista desde que herdou o carro de seu falecido marido. Antenada, gosta de navegar na internet e apoia a neta Carol (Bianca Salgueiro) na busca por um namorado para Letícia.
PAULO BUARQUE (Dan Stulbach) – Irmão de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e empresário da grife Fio Carioca, é casado com a estilista Esther (Júlia Lemmertz), com quem tem uma relação apaixonada.
WALLACE MU (Dudu Azevedo) – Jovem de origem pobre, Wallace viu seu destino mudar quando foi chamado para lutar vale-tudo nos Estados Unidos, para onde viaja com a ambiciosa Teodora (Carolina Dieckmann). Retorna ao Brasil para brigar pelo título mundial em sua categoria.
CELESTE FONSECA (Dira Paes) – Mulher romântica, amiga de Griselda (Lilia Cabral), abandonou o sonho de ser professora para se casar com Baltazar (Alexandre Nero), com quem teve Solange (Carol Macedo). É agredida pelo marido, mas teme denunciá-lo à polícia. 
JOAQUIM JOSÉ PEREIRA, O QUINZÉ (Malvino Salvador) – Filho mais velho de Griselda (Lilia Cabral), trabalha como garçom no bar de Guaracy (Paulo Rocha). Cria o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) com muito amor, mas não consegue esconder a tristeza pelo abandono de sua ex-mulher, Teodora (Carolina Dieckmann), por quem nunca deixou de ser apaixonado. 
TEODORA DA SILVA (Carolina Dieckmann) – Jovem ambiciosa e interesseira, abandonou o marido Quinzé (Malvino Salvador) e o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) para tentar a sorte nos Estados Unidos ao lado de Wallace (Dudu Azevedo), lutador de vale-tudo. 
MIRNA BELLO (Ângela Vieira) – Atriz falida, aceita se passar por Gisela Pereira, a falsa mãe de Antenor (Caio Castro), durante um jantar de noivado na casa da família Velmont. 
ESTHER WOLKOFF (Júlia Lemmertz) – Estilista e sócia da grife de moda praia Fio Carioca, é casada com Paulo (Dan Stulbach), com quem mantém um relacionamento perfeito. Nunca abandonou o sonho de ser mãe e conta com a ajuda da médica Danielle Fraser (Renata Sorrah) para realizá-lo.
RAFAEL (Marco Pigossi) – Gerente da Fashion Moto, de Juan Guilherme (Carlos Casagrande), usa os veículos do chefe e dos clientes para cumprir seus acordos com Antenor (Caio Castro). Apaixona-se por Amália (Sophie Charlotte) e, depois de muita insistência, começa a namorar a jovem. 
GUARACY MARTINS (Paulo Rocha) – Português, dono do “Tupinambar”, veio para o Brasil quando herdou o estabelecimento de um tio. Sua origem – é filho de português com uma índia – desperta a curiosidade dos frequentadores do bar. É apaixonado por Griselda (Lilia Cabral) e faz tudo para agradá-la, até contratar seu filho mais velho, Quinzé (Malvino Salvador), mesmo sabendo que o rapaz não tem experiência. 
BALTAZAR FONSECA (Alexandre Nero) – Motorista de Tereza Cristina (Christiane Torloni), é um homem discreto e educado no trabalho, mas extremamente violento em casa. Além de ser autoritário com a filha, Solange (Carol Macedo), agride  a mulher, Celeste (Dira Paes).
LEANDRO DOS ANJOS (Rodrigo Simas) – Filho mais velho de Dagmar (Cris Vianna), abandonou os estudos e costuma passar os dias na praia. Tem vergonha de trabalhar, mas sempre dá um jeitinho de manter a pose na frente dos seus amigos e de Nanda (Luma Costa), por quem é apaixonado. 
MARCELA COUTINHO (Suzana Pires) – Jornalista inescrupulosa, utiliza-se de meios antiéticos para conseguir um furo de reportagem. Depois de uma temporada no exterior, trabalhando como correspondente na França, retorna ao Brasil. 
HONÓRIO, O GIGANTE (Eri Johnson) – Casado com Lourdes (Dani Barros), é frequentador do quiosque do Álvaro (Wolf Maya) e joga vôlei na rede de Ferdinand (Carlos Machado) com Pezão (Marcelo Brou). O apelido mantém o respeito, mas sua estatura garante trabalhos em festas infantis. 
ÁLVARO SIQUEIRA (Wolf Maya) – Filho de Íris (Eva Wilma) e primo de Tereza Cristina (Christiane Torloni), é dono de um quiosque na praia. Vive com Zambeze (Totia Meirelles), com quem leva um estilo de vida bastante zen.
DAGMAR DOS ANJOS (Cris Vianna) – Cozinheira do “Tupinambar” e mãe de Leandro (Rodrigo Simas) e Leonardo (Vitor David), filhos de pais diferentes. Para dar conta do orçamento também vende suas famosas empadas para o quiosque de Álvaro (Wolf Maya), sem o conhecimento do patrão. Envolve-se com Quinzé (Malvino Salvador), com quem trabalha no bar de Guaracy (Paulo Rocha).
JUAN GUILHERME PASSARELLI (Carlos Casagrande) – Ex-modelo internacional, é um homem bonito e sedutor, que faz sucesso com as mulheres. Apaixonado por motos, é dono da loja Fashion Moto. Desde que se separou de Chiara (Helena Ranaldi), cuida do filho Fábio (Guilherme Leicam).
FERDINAND (Carlos Machado) – Sargento reformado do corpo de bombeiros do grupamento Salvamar, é o mal-humorado dono da rede de vôlei vizinha ao quiosque de Álvaro (Wolf Maya). Trabalha como chefe de segurança do condomínio de Tereza Cristina (Christiane Torloni).
ZULEIKA (Juliana Knust) – Bonita, vaidosa e ambiciosa, trabalha como copeira da Fashion Moto, mas sonha conseguir a confiança do patrão Juan Guilherme (Carlos Casagrande) para ocupar o cargo de gerente da loja. Sofre com o desprezo de Rafael (Marco Pigossi).
LUANA (Joana Lerner) – Garota de programa, é acolhida por Zambeze (Totia Meirelles) em sua pousada. Tem o dom da premonição, surpreendendo alguns personagens com suas previsões.
ZAMBEZE (Totia Meirelles) – Proprietária do Recanto da Zambeze, tem uma relação aberta com Álvaro (Wolf Maya). Além de cuidar da pousada, é massagista no quiosque que ele mantém na praia.
LETÍCIA (Tânia Khallil) – Viúva, mãe de Carolina (Bianca Salgueiro). Desde a morte do marido, não se envolveu com nenhum outro homem, dedicando-se exclusivamente ao trabalho como professora e aos cuidados com a filha adolescente. Mora com a mãe, a taxista Vilma (Arlete Salles), com quem mantém uma ótima relação.
CHIARA (Helena Ranaldi) – Modelo, ex-mulher de Juan Guilherme (Carlos Casagrande), retorna da Itália depois que descobre ter um aneurisma. 
SOLANGE FONSECA, A SOL (Carol Macedo) – Filha de Celeste (Dira Paes) e Baltazar (Alexandre Nero), é uma adolescente extremamente vaidosa. Irrita-se com as atitudes do pai, que não a deixa ir a bailes funk, chegando a enfrentá-lo algumas vezes. Seu sonho é ser cantora e dançarina. 
DRA. MÔNICA (Isabel Fillardis) – Advogada de Teodora (Carolina Dieckmann) no processo pela guarda de Quinzinho (Gabriel Pelícia), e também da Dra. Danielle (Renata Sorrah).
RENÊ JUNIOR (David Lucas) – Filho caçula de Renê (Dalton Vigh) e Tereza Cristina (Christiane Torloni), vive as inseguranças típicas da adolescência. Preocupa os pais com o tempo que passa na frente do computador. 
ENZO (Julio Rocha) – Filho de Pereirinha (José Mayer) com outra mulher, é parceiro do pai na busca pelo tesouro do chinês. Envolve-se com a Dra. Danielle (Renata Sorrah).
GLÓRIA (Monica Carvalho) – Assistente da Dra. Danielle Fraser (Renata Sorrah).
MAURÍCIO, O PEZÃO (Marcelo Brou) – Frequentador da praia e do quiosque de Álvaro (Wolf Maya), joga vôlei com Gigante (Eri Johnson) na rede de Ferdinand (Carlos Machado). Quando Amália (Sophie Charlotte) abre sua loja de cosméticos, passa a trabalhar com ela.
BEATRIZ LOBO (Monique Alfradique) – Engenheira, namorada do professor Guilherme (Isio Ghelman). Quando ele morre, ajuda a Dra. Danielle (Renata Sorrah) na briga pela guarda de Pedro Jorge (Vitor Colman). 
EDVALDO FERREIRA (Rafael Zulu) – Mecânico da Fashion Moto, é atrapalhado, mas bom funcionário. Amigo de Zuleika (Juliana Knust), o baiano corre atrás de uma vida melhor no Rio de Janeiro. 
LEONARDO DOS ANJOS (Vitor David) – Filho caçula de Dagmar (Cris Vianna), é o oposto do irmão mais velho, Leandro (Rodrigo Simas). Dedicado, estuda em uma escola particular graças ao seu bom desempenho. É o melhor amigo de Renê Júnior (David Lucas).
CAROL (Bianca Salgueiro) – Filha de Letícia (Tânia Khallil), estudiosa, não concorda com a opção da mãe de ficar sozinha desde a morte de seu pai.
NANDA (Luma Costa) – Surfista, relaciona-se com Leandro (Rodrigo Simas) sem desconfiar que o rapaz está envolvido em negócios ilícitos.
SEVERINO (Ricardo Blat) – Maître do restaurante Le Velmont, fiel funcionário de Renê (Dalton Vigh). 
CELINA (Ana Rosa) – Avó materna de Pedro Jorge (Vitor Colman), briga na justiça com a Dra. Danielle (Renata Sorrah) pela guarda do menino após a morte de Guilherme (Isio Ghelman).
FÁBIO (Guilherme Leicam) – Filho de Juan Guilherme (Carlos Casagrande) e Chiara (Helena Ranaldi), mora com o pai desde que a mãe se mudou para a Itália por conta de sua carreira de modelo.
PEDRO JORGE (Vitor Colman) – Sobrinho de Danielle (Renata Sorrah), filho de seu irmão Guilherme (Isio Ghelman), que morre logo no início da trama. Órfão também de mãe, passa a ser disputado pela tia e pelos avós maternos – Celina(Ana Rosa) e Henrique (Jaime Leibovitch).
MAX (Christian Monassa) – O mais popular da turma. Gosta de tirar vantagem sobre Renê Júnior (David Lucas), Leonardo (Vitor David) e Fábio (Guilherme Leicam), mas nem sempre leva a melhor.
GUILHERME (Isio Ghelman) – Professor universitário, irmão de Danielle Fraser (Renata Sorrah) e pai de Pedro Jorge (Vitor Colman), de quem toma conta desde a morte da mulher. Namora Beatriz (Monique Alfradique), mas mantém o relacionamento em segredo por ela ser sua aluna. Morre logo no início da trama, num acidente de carro.
QUINZINHO (Gabriel Pelícia) – Filho de Quinzé (Malvino Salvador) e Teodora (Carolina Dieckmann), é o xodó do pai, da avó Griselda (Lilia Cabral) e da tia Amália (Sophie Charlotte). Os três se revezam para tomar conta da criança, que foi abandonada pela mãe.
HENRIQUE (Jaime Leibovitch) – Avô materno de Pedro Jorge (Vitor Colman), apoia a mulher, Celina (Ana Rosa), na disputa pela guarda do neto.
ISOLINA (Guida Vianna) – Solteirona, amiga de Griselda (Lilia Cabral), Vilma (Arlete Salles) e Celeste (Dira Paes).
DR. GOUVEIA (Dudu Sandroni) – Advogado de Celina (Ana Rosa) e Henrique (Jaime Leibovitch) no processo contra a Dra. Danielle (Renata Sorrah).
DEBORAH (Ana Carolina Dias) – “Marida de aluguel”, funcionária da loja de Griselda (Lilia Cabral), costuma fazer serviço por fora sem o conhecimento da patroa.
DEUSA (Michelle Martins) – Hóspede do Recanto da Zambeze, desperta o interesse masculino com sua beleza.
ISABEL (Gabriela Linhares) – Secretária da Universidade Pessoa de Moraes, onde Antenor (Caio Castro) e Patrícia (Adriana Birolli) estudam.
CÍCERO (Gilberto Miranda) – Porteiro do edifício em que Vilma (Arlete Salles), Letícia (Tânia Khallil) e Carol (Bianca Salgueiro) moram.
LOURDES (Dani Barros) – Ex-mulher de Gigante (Eri Johnson), trabalha como “Marida de aluguel” na loja de Griselda (Lilia Cabral).
REINALDO (Ítalo Guerra) – Hóspede do Recanto da Zambeze, envolve-se com Deusa (Michelle Martins).
JAQUELAINE (Janine Salles) – Funcionária do Tupinambar, envolve-se com Alberto (André Garolli).
DOUGLAS (João Vithor Oliveira) – Amigo de Renê Júnior (David Lucas), Fábio (Guilherme Leicam), Max (Christian Monassa) e Leonardo (Vitor David).
ALICE (Thaís de Campos) – Companheira de Íris (Eva Wilma), com quem retorna ao Brasil.
MANDRAKE (Sandro Pedroso) – Mágico e funcionário do Recanto da Zambeze.
JUSCELINO (Cleiton Echeveste) – Garçom do Le Velmont.
MARIO (Diego Estteve) – Trabalha na equipe do chef Renê Velmont (Dalton Vigh).
FABRÍCIA (Luciana Paes) – “Marida de aluguel”, funcionária da loja de Griselda (Lilia Cabral).
CÍCERA (Tânia Toko) – “Marida de aluguel”, funcionária da loja de Griselda (Lilia Cabral).
ÍNDIA (Cida Nascimento) – “Marida de aluguel”, funcionária da loja de Griselda (Lilia Cabral).
ZÉLIA (Sylbeth Soriano) – “Marida de aluguel”, funcionária da loja de Griselda (Lilia Cabral).
LUCAS (Pedro Casarin) – Colega de Antenor (Caio Castro) e Daniel (Guilherme Boury) na faculdade de Medicina.
ANJO (Igor Marchesi) – Surfista, faz parte da turma da praia.
JOE MALUCO (Alexandre Liuzzi) – Mecânico da Fashion Moto.
ELLEN (Josie Pessoa) – Amiga de Patrícia (Adriana Birolli).
JOEL (Joe Ribeiro) – Funcionário do quiosque de Álvaro (Wolf Maya).
CLINT (Ed Oliveira) – Treinador de Wallace Mu (Dudu Azevedo).
CILENE (Maria Lídia Costa) – Vizinha de Griselda (Lilia Cabral).
MÁRCIA (Alexandra Martins) – Secretária da Fio Carioca.
VICTOR (Fábio Keldani) – Guarda-vida da praia, namora Nanda (Luma Costa).
CLARA (Aline Matheus) – Chefe de cozinha do restaurante Le Velmont.
GENÉSIO (Rafael Zolly) – Garçom do Le Velmont.
RAMON (Victor Sidoni) – Funcionário do quiosque de Álvaro (Wolf Maya).
REJANE (Tatyane Mayer) – Amiga de Nanda (Luma Costa).
MARILDA (Kátia Moraes) – Empregada da casa de Tereza Cristina (Christiane Torloni).
TAVITO (Zé Luiz Lago) – Cliente do Tupinambar.
PASCHOAL (Chico Anibal) – Cliente do Tupinambar.
RENATA (Mariana Azevedo) – Amiga de Carol (Bianca Salgueiro).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais