Relembre elenco e personagens de Por Amor, que chega hoje ao Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 29/04/2019

Cordel Encantado deixa o Vale a Pena Ver de Novo esta semana e, com isso, uma grande responsabilidade para sua substituta, Por Amor. Mas a novela de Manoel Carlos tem uma grande legião de fãs e, a despeito de suas reprises no Canal Viva nesta década, está ausente da TV Globo desde janeiro de 2003. Vamos relembrar o elenco e os personagens principais da história, que volta hoje às telas.

HELENA (Regina Duarte)

Mulher de meia-idade, interessante e inteligente. Após a morte do pai, incidente que marcou sua vida, Helena investiu sua parte da herança numa boa educação para a filha única, Maria Eduarda, e num ateliê de decoração, negócio que garante sua subsistência. Na juventude foi casada com Orestes, pai da jovem, e desde então teve alguns namoros, mas nenhum muito importante e sério. Ao conhecer Atílio, se apaixona perdidamente por ele. Mas é pela filha que Helena se mostra capaz dos maiores sacrifícios e loucuras.

MARIA EDUARDA (Gabriela Duarte)

De personalidade fraca, insegura, sempre foi muito mimada e superprotegida pela mãe, Helena. Sente vergonha do pai, Orestes, com quem faz questão de ter o mínimo de contato possível; de preferência, nenhum. Namorou César na adolescência, mas a idade adulta os afastou. Apesar disso, o rapaz ainda a ama. O noivo Marcelo, com quem se casa, é sua razão de viver, bem como a maternidade, desafio que encara embora tenha saúde frágil.

ATÍLIO (Antonio Fagundes)

Antonio Fagundes interpretou Atílio em Por Amor (Reprodução/Canal Viva)
Antonio Fagundes interpretou Atílio em Por Amor ReproduçãoCanal Viva

Já foi casado e é viúvo há anos. O sucesso na carreira de arquiteto sempre se repetiu na vida amorosa, e Atílio conta diversas conquistas. A mais recente é Isabel, uma colega de trabalho. No entanto, ao viajar para Veneza e conhecer Helena lá, ele se apaixona perdidamente e se casa com aquela que acredita ser a mulher de sua vida. Isso até a grande reviravolta que ocorre depois que o filho dos dois morre no parto.

MARCELO (Fábio Assunção)

Fábio Assunção interpretou Marcelo em Por Amor (Reprodução/TV Globo)
Fábio Assunção interpretou Marcelo em Por Amor ReproduçãoTV Globo

Filho mais velho e predileto de Branca e Arnaldo, Marcelo sempre teve tudo (e todas) que quis. Profissional competente e dedicado, é o grande parceiro do pai na empresa imobiliária da família. Embora possa ser considerado um rapaz de boa índole, Marcelo tem arraigados hábitos e pensamentos machistas herdados do pai, e espera de seu casamento com Eduarda um filho varão que carregará seu nome. Bem como não se desagrada tanto assim do assédio que a ex-namorada Laura comete.

BRANCA LETÍCIA (Susana Vieira)

Suzana Vieira como a vilã Branca da novela Por Amor
Suzana Vieira como a vilã Branca da novela Por Amor Foto Reprodução Internet

Branca é o tipo de figura que fascina com a mesma facilidade com que pode despertar o repúdio de quem a conhece. De origem pobre, bonita, viajada, amiga daqueles de quem gosta e a pior inimiga de quem faz nascer seu ódio, ela não disfarça a infelicidade no casamento com Arnaldo. Nem a preferência escancarada pelo filho mais velho, Marcelo, que ela acredita ser fruto de um romance da juventude com Atílio, a quem sempre amou. Capaz das piores atrocidades em nome de um suposto amor e daquilo que considera melhor para si, os filhos e a família.

ARNALDO (Carlos Eduardo Dolabella)

Carlos Eduardo Dolabella interpretou Arnaldo em Por Amor (Reprodução/TV Globo)
Carlos Eduardo Dolabella interpretou Arnaldo em Por Amor ReproduçãoTV Globo

Há mais de 25 anos casado com Branca, Arnaldo não a ama mais. No entanto, os dois mantêm o casamento, que se baseia em aparências e hipocrisia. Os escrúpulos nunca foram seu forte, tampouco possui o refinamento que sua posição social e fortuna levam a crer que possua. Filho de um fazendeiro, formou-se em Engenharia, mas sem maior paixão pela carreira. No decorrer da novela inicia um caso extraconjugal com Isabel.

ORESTES (Paulo José)

Paulo José interpretou Orestes em Por Amor (Reprodução/TV Globo)
Paulo José interpretou Orestes em Por Amor ReproduçãoTV Globo

Primeiro marido de Helena e pai de Eduarda. Com a segunda mulher, Lídia, teve a filha Sandra (Cecília Dassi) e ajudou a criar o enteado Fernando. Sofre muito por ser rejeitado pela filha mais velha, e seu alcoolismo o leva a praticamente ser sustentado pela mulher. De emprego em emprego, Orestes não sabe como lidar com seu vício em álcool.

LÍDIA (Regina Braga)

Regina Braga interpretou Lídia em Por Amor (Reprodução/TV Globo)
Regina Braga interpretou Lídia em Por Amor ReproduçãoTV Globo

Cabeleireira, segunda mulher de Orestes. Antes de se casar com ele, cuidou sozinha do filho Fernando após a viuvez. Disfarça seus sentimentos com uma postura forte e decidida, que acredita ter que cultivar dia a dia para suprir a fragilidade do marido alcoólatra.

MILENA (Carolina Ferraz)

Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) de Por Amor
Nando Eduardo Moscovis e Milena Carolina Ferraz de Por Amor DivulgaçãoTV Globo

Filha do meio de Branca e Arnaldo. Bonita, namora o médico Franco (Henri Pagnoncelli) mais por comodismo do que por gostar dele. Sempre bate de frente com a mãe, em virtude das posições bastante distintas sobre tudo. Gosta muito de Angra dos Reis, onde a família possui uma casa para a qual vai com frequência. Numa dessas idas conhece Nando, piloto de táxi aéreo, e os dois se apaixonam. Seu envolvimento com Nando desperta a ira de Branca.

NANDO (Eduardo Moscovis)

Filho de Lídia, Nando é piloto de táxi aéreo, mas aspira mais da vida. Sempre fez sucesso com as mulheres, apesar de seu jeito calado e discreto. Vai passar por poucas e boas em razão de seu relacionamento com Milena, alvo da oposição das mães de ambos.

LEONARDO (Murilo Benício)

Filho caçula de Branca. Rapaz introvertido, tímido, sempre foi preterido pela mãe e até por Arnaldo, em favor de Marcelo. No decorrer da novela, Leonardo descobre que é filho de Atílio. Apaixonado por Laura, aos poucos ele se desprende desse sentimento e começa a namorar Catarina (Catarina Dieckmann), filha de Sirleia.

LAURA (Vivianne Pasmanter)

Vivianne Pasmanter e Fábio Assunção em Por Amor (Reprodução/TV Globo)
Vivianne Pasmanter e Fábio Assunção em Por Amor ReproduçãoTV Globo

Ex-namorada de Marcelo, por quem ainda é apaixonada. Melhor dito, por quem é obcecada. Sabe muito bem do amor que Leonardo sente por ela e usa o rapaz para se manter próxima do ex.

MEG (Françoise Forton)

Mãe de Laura e Natália (Júlia Almeida). Casada com Trajano (Ricardo Petraglia), ao lado de quem com muito trabalho conquistou grande fortuna. Representa os novos-ricos, sem tradição familiar nem muito refinamento, mas cheios de dinheiro. Pessoa agradável, de bom coração, integrante de obras sociais de assistência. Seu xodó é a cadelinha Inés.

ISABEL (Cássia Kiss)

Secretária-executiva da empresa de Arnaldo. No início da novela se relaciona com Atílio, mas basta que ele volte de Veneza para terminar tudo e se juntar de vez a Helena. Bonita, inteligente, competente, resolve investir em Arnaldo e os dois se tornam amantes. Tem uma irmã mais nova e ainda mais bonita, Camila (Cláudia Paiva), que trabalha como comissária de bordo.

FLÁVIA (Maria Zilda Bethlem)

Sócia de Helena no ateliê de decoração. Supostamente amiga dela, mostra-se bastante falsa e dissimulada ao se envolver com Atílio quando Helena e ele se separam.

SIRLEIA (Vera Holtz)

Nascida no interior de São Paulo, Sirleia foi a segunda colocada num concurso de miss no fim dos anos 1960. Aos 30 anos ela se casou com Nestor, alguns anos mais jovem, e teve com ele a filha Catarina. A diferença de idade faz com que ela se sinta insegura em relação ao casamento. Seus temores se confirmam quando ela descobre que Nestor mantém outra família. A mãe, Dona Leonor (Eloísa Mafalda), é sua grande amiga e conselheira. Sirleia mora no mesmo edifício que Helena e desperta a atenção de Pedro (Otávio Augusto), irmão dela e de Virgínia.

VIRGÍNIA (Ângela Vieira)

Irmã de Helena e Pedro. Casada há muitos anos com Rafael, dentista em cuja carreira ela investiu com seu quinhão da herança do pai, cuja perda também padece. Virgínia tem dois filhos com Rafael, Rodrigo (Ângelo Paes Leme) e Juliana (Larissa Queiroz), e acredita que um bom casamento é a base para uma vida plena e feliz. Seu mundo cai quando o marido se revela bissexual e desfaz a união.

RAFAEL (Odilon Wagner)

Marido de Virgínia, cunhado de Helena e Pedro e pai de Rodrigo e Juliana. Tem uma carreira de sucesso como dentista e ama a esposa e os filhos. Figura discreta e reservada, surpreende quando se revela bissexual e sai de casa para viver com outro homem, Alex (Beto Nasci).

CÉSAR (Marcelo Serrado)

Marcelo Serrado interpretou César em Por Amor (Reprodução/TV Globo)
Marcelo Serrado interpretou César em Por Amor ReproduçãoTV Globo

Médico de boa índole e carreira promissora, César é filho de Mafalda (Beatriz Lyra) e Antenor (Umberto Magnani). Conhece Eduarda desde a infância, graças à ligação das famílias dos dois, e é apaixonado por ela. Deve a Helena seus estudos e uma viagem ao exterior para especialização. A ascendência que ela exerce sobre ele, o sentimento de gratidão que tem por ela e o amor sublimado por Eduarda levam César a cometer uma grande insensatez. Ele troca os bebês de Eduarda e Helena, e com isso tem início um grande drama em sua vida, detentor do peso na consciência que o segredo provoca. Namorado de Anita (Flávia Bonato), linda estudante de Medicina que não consegue lidar bem com a sombra de Eduarda.

MÁRCIA (Maria Ceiça)

Bela artista plástica, Márcia vive um relacionamento com Wilson. Negra, ela enfrenta o racismo do companheiro ao engravidar, uma vez que ele não aceita a ideia de ter um filho negro. A criança nasce – uma menina, Rita de Cássia – e posteriormente Wilson tenta uma reaproximação.

WILSON (Paulo César Grande)

Dono de um restaurante frequentado pelos personagens. Filho de mãe brasileira e pai sueco, Wilson tem um temperamento violento e agressivo. Relaciona-se com Márcia, que é negra e quer oficializar a união. No entanto, seu racismo se manifesta com toda a força ante a perspectiva de ser pai de uma criança negra.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade