Relembre curiosidades sobre Tieta, próxima reprise do Viva

Publicado em 15/02/2017

Um clássico exibido originalmente no final dos anos 80, a novela Tieta voltará ao ar pelo canal Viva, substituindo A Gata Comeu na faixa das  15h30.

Protagonizada por Betty Faria, a trama conquistou o Brasil por conta de seus personagens, costumes, bordões, figurinos e trilha sonora.

O Observatório da Televisão fez uma lista com curiosidades sobre a novela escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.

Confira a nossa lista! 

1 – A história desenvolvida pelo trio de autores foi baseada em um romance de Jorge Armado, Tieta do Agreste. Inicialmente seria uma minissérie dirigida pelo então diretor Roberto Talma.

2 – Na primeira fase da novela, Tieta foi interpretada por Claudia Ohana.

3 – Betty Faria recorreu a um personal trainer para ter um corpo mais malhado e uma fonoaudióloga para dar veracidade ao sotaque nordestino.

4 – Devido ao sucesso da novela, Betty Faria lançou uma coleção de roupas com o seu nome.

5 – Vale destacar a participação de Arlete Salles, Luisa Tomé, Lilia Cabral, José Mayer, José de Abreu, Marcos Paulo, Yonná Magalhães, Tássia Camargo, Miryam Pires, Otávio Augusto, Lídia Brondi, Leonardo Brício, Luciana Braga, Flávio Galvão, Danton Mello, Claudia Alencar, Claudio Correia e Castro, entre outros atores.

6 – Tieta, Betty Faria, e Perpétua, Joana Fomm, eram duas irmãs que viviam em pé de guerra. A primeira à frente de seu tempo, a segunda muito puritana.

7 – Perpétua guardava uma caixa misteriosa cujo conteúdo nunca foi relevado. No final da história, os moradores da cidade descobriram o que ela tanto guardava, mas o público não.

Perpétua Joana Fomm) com sua caixa misteriosa em Tieta
A caixa misteriosa de Perpétua ReproduçãoGloboCedocMemóriaGlobo

8 – Para Aguinaldo Silva, o romance escrito por Jorge Amado não renderia mais que trinta capítulos. O autor e seus colegas então criaram histórias paralelas para dar conta de 196 capítulos.

9 – Tieta entrou em fase de produção 40 dias antes de sua estreia. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então vice-presidente da TV Globo, alterou a faixa de exibição de Barriga de Aluguel. A trama de Glória entraria na faixa das 20h, mas foi transferida para às 18h.

10 – Um dos assuntos mais polêmicos da atualidade, a pedofilia foi abordada na história. Coube ao ator Ary Fontoura dar vida a Artur da Tapitanga e suas “rolinhas”.

O coronel e suas rolinhas ReproduçãoGloboCedocMemóriaGlobo

11 – O folhetim já foi exibido no Chile, na Guatemala, no Peru, em Portugal, na República Dominicana, Uruguai, México e outros países.

12 – Cassius Gabus Mendes deu vida a Ricardo, um seminarista. O ator gravou duas cenas completamente pelado. Uma em Volta Redonda, RJ, e outra na cidade cenográfica.

13 – Tieta já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre setembro de 1994 e abril de 1995. Já em 2012 foi lançada em DVD.

14 – Miguel Falabella fez uma participação na trama.

15 – José Mayer, Joana Fomm e Luciana Braga foram contemplados com o Troféu Imprensa em 1989.

16 – Confira a abertura de Teita, censurada em Vale a Pena Ver de Novo:

17 – Em 1996, a novela ganhou os cinemas tendo Sonia Braga como Tieta e Marília Pera como Perpétua.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade