Relembre as novelas que retrataram o Carnaval

Publicado em 13/02/2018

O feriado de Carnaval não faz sucesso apenas nos desfiles, trios elétricos, bailes e bloquinhos espalhados por todas as partes do Brasil. O evento já foi retratado diversas vezes na ficção e teve destaque em novelas como Senhora do Destino, Império e Salve Jorge. Relembre algumas tramas que abordaram a folia!

Leia mais: Relembre os micos das transmissões do Carnaval na TV

Maria do Carmo desfilou na Marquês de Sapucaí (Divulgação/TV Globo)
Maria do Carmo desfilou na Marquês de Sapucaí DivulgaçãoTV Globo

Senhora do Destino

Escrita por Aguinaldo Silva em 2004 e reprisada recentemente no Vale a Pena Ver de Novo, a novela Senhora do Destino levou a sua personagem principal, Maria do Carmo (Susana Vieira), para a Marquês de Sapucaí. A nordestina bem-sucedida foi enredo da fictícia escola de samba Unidos de Vila São Miguel e se divertiu na passarela do samba ao lado dos amigos e familiares.

Novela das 21 horas mostrou blocos de rua (Divulgação/TV Globo)
Novela das 21 horas mostrou blocos de rua DivulgaçãoTV Globo

Salve Jorge

Em Salve Jorge, folhetim de Gloria Perez que foi exibido pela Globo em 2012, as personagens Lurdinha (Bruna Marquezine) e Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues) eram rivais na comunidade em que viviam no Rio de Janeiro. Ao desfilarem em um bloquinho na história, as beldades fizeram de tudo para uma se destacar mais do que a outra durante a folia.

"Duas Caras" teve rainha de bateria e samba no pé (Divulgação/TV Globo)
Duas Caras teve rainha de bateria e samba no pé DivulgaçãoTV Globo

Duas Caras

Outra novela que apostou no Carnaval como um dos seus temas centrais foi Duas Caras, de 2007. Na trama de Aguinaldo Silva, a personagem Gislaine, papel da atriz Juliana Alves, foi chamada às pressas para ocupar o posto de madrinha de bateria da Portelinha, escola de samba fictícia do folhetim. Animada com o convite, a beldade fez bonito na função e até emocionou o pai Misael (Ivan de Almeida).

Folhetim das 18 horas mostrou baile de Carnaval (Divulgação/TV Globo)
Folhetim das 18 horas mostrou baile de Carnaval DivulgaçãoTV Globo

Sol Nascente

Em 2017, o folhetim Sol Nascente, escrito pelo autor Walther Negrão, apresentou ao público a divertida Lenita, papel de Letícia Spiller. A roqueira super estilosa cantava no bar mais famoso da cidade em que se passava a história exibida na faixa das 18 horas. Durante a época do Carnaval, ela se vestiu de mulher-gato e colocou todo mundo para dançar no baile organizado para celebrar a data.

Personagens principais desfilaram no Rio de Janeiro (Divulgação/TV Globo)
Personagens principais desfilaram no Rio de Janeiro DivulgaçãoTV Globo

Império

Outro folhetim escrito por Aguinaldo Silva também abordou a folia na trama. Em Império, sucesso de 2014, o famoso personagem Comendador José Alfredo Medeiros , vivido por Alexandre Nero, virou enredo da fictícia agremiação chamada de União de Santa Teresa. Por conta disso, vários personagens da novela mostraram samba no pé em um desfile de verdade que rolou na Marquês de Sapucaí.

Novela de época apresentou marchinhas e blocos de rua (Divulgação/TV Globo)
Novela de época apresentou marchinhas e blocos de rua DivulgaçãoTV Globo

Lado a Lado

Para quem acha que os bloquinhos de Carnaval são atuais e estão na moda há pouco tempo, a novela de época Lado a Lado mostrou alguns personagens fantasiados para curtir o evento nas ruas no ano de 1903. Teodoro (Daniel Dalcin), Fernando (Caio Blat), Albertinho (Rafael Cardoso) e Umberto (Klebber Toledo) se divertiram na premiada novela exibida pela Globo em 2012.

Personagem de Juliana Paes sambou na avenida em "O Clone" (Divulgação/TV Globo)
Personagem de Juliana Paes sambou na avenida em O Clone DivulgaçãoTV Globo

O Clone

A personagem Karla, vivida por Juliana Paes, foi um dos destaques do núcleo cômico da novela O Clone, de 2001. Filha de Odete, vivida pela atriz Mara Manzan, ela sonhava em ser famosa. A mãe fazia de tudo para a herdeira se destacar e chegou até ao ponto de ensiná-la como desfilar e atrair olhares durante o Carnaval da Grande Rio. “Tem que ir com pouca roupa, para poder aparecer”, disse Odete que era dona do bordão: “Cada mergulho é um flash!”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade