Memorável

Relembre a carreira e as novelas do icônico autor Gilberto Braga

Dramaturgo é responsável por clássicos como Vale Tudo e Celebridade

Publicado em 26/10/2021

Morreu nesta terça (26), aos 75 anos, o grande autor e dramaturgo Gilberto Braga. Ele estava internado no Hospital Copa Star, Rio de Janeiro, e faleceu devido a complicações do mal de Alzheimer.

Com uma carreira memorável na TV, Braga é o responsável por produções atemporais. Formado em Letras, estreou nas telinhas na década de 1970. Sua primeira novela foi uma parceria com Lauro César Muniz: Corrida do Ouro.

Depois, adaptou obras clássicas, como a inesquecível Escrava Isaura, trama protagonizada por Lucélia Santos e considerada um verdadeiro tesouro da teledramaturgia.

Já a grande novela contemporânea de Braga foi Dancin’ Days, que veio seguida da igualmente aclamada Água Viva. Na década de 1980, ele ainda esteve à frente de sucessos como Brilhante, Louco Amor e Corpo a Corpo.

Mas foi no final do decênio que ele lançou Vale Tudo, considerada por muitos uma das melhores novelas de todos os tempos. Em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Braga criou o que é considerada a trama perfeita.

Beatriz Segall como Odete Roitman em Vale Tudo, de 1988 (Reprodução)
Beatriz Segall como Odete Roitman em Vale Tudo de 1988 Reprodução

Depois desse estouro, veio a controversa O Dono do Mundo, em 1991; e depois Pátria Minha, que sofreu com problemas entre atores nos bastidores.

A volta do autor às novelas de época aconteceu com Força de Um Desejo. Depois, ele engrenou novelas contemporâneas de sucesso, como o grande folhetim Celebridade e Paraíso Tropical (reprisada atualmente pelo Canal Viva).

Na última década, já com vários parceiros e colaboradores, vieram Insensato Coração e Babilônia, sendo a trama protagonizada por Glória Pires e Adriana Esteves o mais recente trabalho do dramaturgo na TV. Na segunda metade dos anos 2010, o escritor preparou uma sinopse de novela chamada Intolerância, para a faixa das 23h.

Conforme divulgado pelo Observatório da TV, Braga voltaria ao ar com a novela Feira das Vaidades. A trama entraria na faixa das 18h, uma parceria do autor com Fernando Rebello, Sérgio Marques e Maria Elisa Berredo. Entretanto, o projeto acabou sendo cancelado.

Por fim, é impossível deixar de lado o sucesso do autor com diversas minisséries, como Anos Dourados, O Primo Basílio e Anos Rebeldes.

Saiba mais sobre a carreira de Gilberto Braga neste vídeo exclusivo do Observatório da TV:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade