Record TV muda postura e deixa de cortar letra de Iza que fala sobre “mandinga”

Publicado em 09/07/2019

A Record TV deixou de censurar o termo “fé na sua mandinga” que é interpretado pela cantora Iza em um de seus maiores sucessos, a canção Ginga. No último domingo (6), a cantora se apresentou o programa Hora do Faro. O programa é presentado por Rodrigo Faro nas tardes de domingo da emissora.

Ida participou do quadro Dança Gatinho e cantou Ginga de forma integral, diferente do que ocorreu em duas oportunidades nos extintos Programa da Sabrina e o Programa do Porchat. O fato ocorreu em 2018 e chocou os fãs da cantora carioca, que acusaram a emissora de censura e preconceito.

Contudo, na ocasião Iza se apresentava nos programas com a sua música de trabalho da época. Ginga era uma das músicas mais pedidas nas rádios e Iza estava em ascensão. Mas na Record TV, a parte do refrão em que diz “fé na sua mandinga” era editada e cortada para o próximo trecho.

Entretanto, vale ressaltar que o termo “mandinga” é oriundo de matriz africana e tem vários significados. Um deles é feitiço. O termo teria sido censurado porque a emissora tem ligação com a Igreja Universal do Reino de Deus, que é contra religiões de matrizes africanas em seus cultos.

Entretanto, Iza não se pronunciou sobre o assunto na época. Tão pouco a Record TV. Nas redes sociais, o fato de Iza cantar Ginga de forma integral foi comemorado por fãs da cantora. Todos entenderam que foi um passo a mais na carreira da jovem performista.

Veja o vídeo de Iza cantando Ginga integralmente no Hora do Faro

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade