Domingo

Record TV exibe o documentário A História do Maior Best-Seller de Todos os Tempos

A atração promete impressionar ao mostrar imagens impressionantes de Israel

Publicado em 18/11/2021

No domingo, 21/11, a dois dias da estreia de A Bíblia, que vai reunir trechos das novelas “Gênesis“, “Os Dez Mandamentos” e “Terra Prometida”, o Jornalismo da Record TV apresenta um documentário especial.

A História do Maior Best-Seller de Todos os Tempos, com gravações nos principais pontos de Israel onde arqueólogos fizeram descobertas impressionantes, e comoventes, sobre o Livro dos livros.

Alguns dos maiores especialistas mundiais no assunto falam sobre a inacreditável jornada de sobrevivência da Bíblia, uma publicação perseguida ao longo de milhares de anos, que resistiu ao tempo, à força da natureza e à mão do Homem para se tornar o maior best-seller de todos os tempos.

“Eu não sei o que aconteceu com as pessoas que esconderam os pergaminhos. Talvez tenham sido mortas por romanos. Mas elas ainda disseram: ‘Nós queremos proteger esses pergaminhos. Porque essa é a vontade de Deus’”, afirma o arqueólogo israelense Eli Shukron.  

Record TV apresenta uma expedição pela Terra Santa

O experiente repórter André Tal, que comandou a expedição pela Terra Santa, se emocionou ao entrar em uma das cavernas de Qumran, onde durante dois mil anos ficaram escondidos os Manuscritos do Mar Morto, pergaminhos bíblicos mais antigos já encontrados. “É impressionante. Incrível. E um privilégio estar aqui”, ele narra, agachado, devido ao pequeno espaço de abertura cravado no alto de um morro. 

O documentário mostra todo o esforço dos pesquisadores para conservar essas relíquias nos dias de hoje. A equipe acompanha o trabalho nos bastidores do Museu de Israel, onde está a maior parte dos Manuscritos do Mar Morto. E entra no laboratório que cuida diretamente da preservação desses achados.

“É um pergaminho de 2 mil anos que foi encontrado totalmente preservado. E se a gente for ler hoje aqui, vai encontrar as mesmas palavras que são encontradas na Bíblia atualmente”, afirma Joe Uziel, chefe da unidade dos Manuscritos do Mar Morto da Autoridade de Antiguidades de Israel, ao mostrar o fragmento de um dos pergaminhos para as câmeras.

A equipe passou ainda por outros pontos importantes de Israel que ajudam a contar a história de força e resistência da Bíblia. Gravações no Mar Vermelho, no Deserto da Judeia e no Deserto de Neguev fazem parte do programa especial. 

O repórter André Tal também esteve diante da chamada Caverna do Horror, local onde ocorreram as descobertas mais recentes de registros bíblicos – o anúncio desses achados aconteceu no começo deste ano. “Você vive em Israel, você está caminhando na Bíblia”, afirma o escritor e historiador Efraim Rushansky, que mora há 50 anos na Terra Santa. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade