Polêmica

Record TV atualiza manual de conduta voltado aos jornalistas

Trechos desse manual teria gerado a insatisfação de alguns profissionais

Publicado em 12/08/2021

Há alguns meses atrás, o Observatório da TV havia publicado com exclusividade a informação sobre um novo Código de Conduta no Ambiente de Trabalho para os profissionais do jornalismo da Record TV. Essa informação foi confirmada através de um comunicado da emissora.

De acordo com as informações recebidas por nossa equipe, as mudanças teriam causado a insatisfação de alguns profissionais, principalmente por conta de um polêmico trecho que supostamente consta no comunicado. “Não são permitidas fotos e postagens sem camisa, de biquíni, maiô, sunga e etc”, diz um trecho.

Quando entramos em contato com a assessoria de imprensa, não tivemos um retorno sobre essas informações. Agora, a alta cúpula da emissora divulgou um comunicado para a imprensa falando sobre essa atualização dos termos. confira abaixo:

“O Grupo Record fez uma atualização do Código de Conduta no Ambiente de Trabalho, com diretrizes especificamente voltadas aos profissionais ligados à vice-presidência de Jornalismo. Diante das transformações contínuas que a internet e as redes sociais impuseram à sociedade, e como consequência, aos meios de comunicação, foi necessário criar um novo documento para orientar os profissionais sobre padrões de conduta nas mídias sociais, para que o Grupo mantenha o compromisso público de informar com credibilidade e responsabilidade.

O manual foi elaborado para estabelecer parâmetros para exposição, no ambiente digital, dos profissionais ligados direta ou indiretamente ao Jornalismo da empresa, no Brasil e no exterior, de forma a manter tanto a credibilidade da empresa quanto a de seus profissionais, qualquer que seja a plataforma utilizada.

“O jornalismo deve se pautar na busca pela divulgação de informações de forma correta, com isenção, agilidade e credibilidade. Todos os profissionais do jornalismo do Grupo, sem distinção, têm a responsabilidade de se portar de maneira ética e íntegra em todas as relações, além de reforçar e difundir essa cultura”, destaca um trecho do manual.

“Este manual não foi criado para limitar as ações de quem atua direta ou indiretamente com o Jornalismo do Grupo Record, mas para apontar comportamentos esperados de um profissional qualificado e responsável, e alertar sobre alguns riscos aos quais todos estamos sujeitos”, afirma Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da Record TV.  “O jornalismo tem uma nova cara, e ferramentas inovadoras precisam ser incorporadas à rotina de trabalho, com responsabilidade e compromisso”, conclui.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade