Xenofobia é Crime!

Record silencia diante de ataques xenofóbicos contra Shayan Haghbin em A Fazenda 14: “Volta pro seu país”

Três peões que ainda estão confinados dispararam frases preconceituosas contra o iraniano

Publicado em 17/10/2022

A Record TV tem sido bombardeada nas redes sociais com reclamações sobre o clima hostil que impera em A Fazenda 14. Fora de controle, o reality rural é palco de ameaças, agressões e até ataques xenofóbicos, especificamente contra Shayan Haghbin, mas este é único assunto que a emissora ignora em suas manifestações públicas.

Além das ameaças de morte e agressão, o empresário vem sofrendo diversos ataques preconceituosos em A Fazenda 14, tanto na sua presença, quanto fora dela. Veja quem são os peões que foram xenofóbicos com o iraniano:

Tiago Ramos

A primeira situação aconteceu durante uma briga entre Shayan e Tiago, que disparou: “Vai aprender a falar português!”. Horas depois, o modelo disse a mesma frase durante um churrasco oferecido ao seu grupo como prêmio de uma dinâmica haviam vencido na ocasião. No intervalo da terceira formação de Roça, o ex-padrasto de Neymar soltou outra frase xenofóbica: “Tu tá no Brasil, não tá na tua merda de país, não!”.

Vini Buttel

Durante a segunda formação de Roça da temporada, Vini se referiu ao empresário como “Príncipe da Pérsia Paraguaio”. O empresário chegou a manifestar sua indignação durante o programa ao vivo, mas foi ignorado pela produção do programa. “Isso que você fez foi xenofóbico, você está brincando com uma cultura”. O modelo chegou a dizer que respeitava a cultura do iraniano, mas não o respeitava.

Recentemente, o influenciador digital também detonou o jeito de falar do iraniano. “Minha vontade era falar: ‘Guarda esse dinheiro e compra uma gramática, faz uma aula de português, seu filho da puta'”, disse o ex-De Férias com o Ex para os seus aliados após mais uma discussão entre Shayan e Tiago.

Ellen Cardoso, a Moranguinho

Ellen Cardoso, a Moranguinho, também reproduziu uma frase xenofóbica após uma treta envolvendo o iraniano e Tiago: “Volta pro seu país, nojento”.

Procurei a equipe de Shayan e a emissora para saber se algum pronunciamento ou providência será tomada a respeito do assunto. Não obtive respostas até o fechamento desta nota. Assim que tiver retorno, este texto será atualizado.

Entretanto, na ocasião em que Tiago reproduziu a frase xenofóbica, a equipe do iraniano se pronunciou avisando que as medidas cabíveis seriam tomadas.

“Após a formação da roça de A Fazenda 14, o participante Tiago se exaltou dentro do jogo e não sabendo lidar com fato de estar correndo risco de ser eliminado no reality, esbravejou com Shayan e infelizmente colocou em questão sobre o Shay não ser brasileiro. Ter desavenças dentro do jogo é uma realidade do game, mas repudiamos todo e qualquer ato/fala de xenofobia e preconceito. Lamentamos por tal fato e informamos que as medidas cabíveis serão tomadas”

Como denunciar a xenofobia?

De acordo com a Lei 9459, de 13 de maio de 1997 , serão punidos os crimes “resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Para denunciar, a vítima deve registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia, procurar ajuda a órgãos públicos, como o CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes) e também pode denunciar tanto xenofobia quanto outras violações aos direitos humanos discando 100.

Xenofobia é crime. Denuncie!

Leia mais conteúdos da Coluna e do Colunista. A cobertura completa de A Fazenda 14 você acompanha aqui e em nosso canal no YouTube!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade