Realities foram os campeões de comentários sobre TV na internet, diz Kantar Ibope

TV aberta foi responsável por 90% dos tweets sobre conteúdos de vídeo em 2020

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Assistir TV e comentar na internet já é um hábito de muitos brasileiros. Dados do Kantar Social TV Ratings, solução da Kantar Ibope Media que analisa o buzz dos programas de TV nas redes sociais, mostram que mais de 90% dos 363 milhões de tweets gerados em 2020 sobre conteúdos de vídeo vieram de programas da TV aberta, em especial realities shows, séries e novelas. A TV paga e o SVOD (TV sob demanda, como os streamings) vieram na segunda e terceira posições.

Foram principalmente os realities shows que movimentaram o feed, com 287 milhões de citações (85,6% do total), seguidos por séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%), jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os realities vêm chamando atenção há alguns anos, mas em 2020, com as pessoas mais tempo em casa, registraram um salto de 373% em comparação a 2019. Foi a primeira vez em que apareceram tanto no Top 10 de programas da TV aberta quanto nos rankings de canais pagos e serviços de streaming.

O recorde de tweets sobre TV aberta em um só dia foi em 31 de março, graças à disputa de memes entre os fãs dos big brothers Manu Gavassi, Mari Gonzalez e Felipe Prior, que geraram 97% dos mais de 11 milhões de tweets sobre o BBB 20.

Jornalísticos

Os programas jornalísticos foram outro destaque. O gênero cresceu 119% no acumulado do ano e chegou a ser o mais comentado durante algumas semanas do primeiro trimestre, passando da 9ª colocação em 2019 para a 4ª em 2020. Cidade Alerta, Jornal Nacional e Roda Viva ficaram entre os programas mais comentados da TV aberta em 2020.

Ranking dos programas da TV aberta mais comentados em 2020 (Kantar Ibope)

Pay TV

Os realities também tiveram ótimos resultados no segmento de TV paga. Mas enquanto o Big Brother Brasil foi o campeão na TV aberta, aqui ficou com a 4ª colocação, atrás de De Férias com o Ex, da MTV, e das premiações Oscar (TNT e Globo) e Grammy Awards (TNT).

Ranking dos programas da TV paga mais comentados em 2020 (Kantar Ibope)

O pico de tweets foi em 26/1, na transmissão do Grammy, que mexeu com os fãs das cantoras Beyoncé, Ariana Grande a Billie Eilish. Essa última conquistou cinco prêmios: artista revelação, melhor álbum, melhor música, melhor gravação e melhor álbum de pop vocal.

TV sob demanda (SVOD)

Não faltou espaço para um reality show nem na TV sob demanda. O então inédito Soltos em Floripa, cuja 2ª temporada deve estrear em 12 de fevereiro no Amazon Prime Video, ficou em 8º no Top 10, como único do gênero.

Os demais 9 colocados foram séries do Netflix: Dark, na primeira posição, seguida por Sex Education e La Casa de Papel. Continuidades aguardadas pelos fãs renderam mais buzz do que conteúdos estreantes.

Ranking dos conteúdos de VOD mais comentados em 2020 (Kantar Ibope)

Mais de 87% dos 250 mil tweets sobre TV sob Demanda do dia 3 de abril abordaram a morte da personagem Nairobi, de La Casa de Papel. Confira o infográfico completo no site da Kantar Ibope Media.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio