Recurso recorrente

Quem matou Leôncio?Relembre outros personagens assassinados misteriosamente

Assassinatos misteriosos costumam segurar a audiência das tramas

Publicado em 14/07/2020

Nesta terça-feira (14), vai ao ar na reprise de A Escrava Isaura, na Record TV, o misterioso assassinato de Leôncio (Leopoldo Pacheco), identidade que apenas será revelada no último capítulo da trama de Tiago Santiago, previsto para ir ao ar em agosto.

Com cinco diferentes finais gravados, na primeira transmissão, em 2005, revelou-se que o autor do crime foi o capataz Chico, vivido por Jonas Mello. Na primeira reprise, em 2006, Rosa (patrícia França) quem tirava a vida do ex-amante.

Em 2007, na segunda reprise da novela, o público se surpreendeu ao saber que o bobo Belchior (Werton de Castro) era quem tinha matado o patrão, e em 2016, na exibição do Fox Life, Malvina (Maria Ribeiro) foi a assassina do crápula, final mostrado também na última reprise da novela, em 2017.

Resta agora saber se nesta nova exibição, a emissora repetirá algum dos finais já revelados ao público ou apostará no suposto último final ainda não mostrado.

Além de Leôncio, Martinho (Cláudio Curi) e Raimundo (Rômulo Delduque) também são assassinados na reta final.

Confira abaixo outras novelas que também fizeram uso do recurso “quem matou?”:

Malu Mader, Otávio Muller e Hugo Carvana em Celebridde Divulgação/ TV Globo)
Malu Mader Otávio Muller e Hugo Carvana em Celebridade Divulgação TV Globo

Quem matou Lineu Vasconcelos?

Na novela Celebridade, o dono do Império de Comunicação, Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) foi assassinado com um tiro no peito após uma discussão com alguém em seu escritório fora do horário comercial. Apenas no último capítulo foi revelada a autora do crime: a vilã Laura (Claudia Abreu). Laura havia marcado de conversar com Lineu sobre o roubo da música Musa do Verão, sucesso que fez Maria Clara (Malu Mader) tornar-se famosa, a fim de negociar com ele  a autoria da canção. Ao perceber que Lineu havia conseguido roubar dela provas que comprovavam que a música tinha sido escrita por Ubaldo (Gracindo Junior), padrasto de Laura, a moça se desesperou e atirou em Lineu.

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical (Divulgação/ TV Globo)
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical Divulgação TV Globo

Quem matou Taís?

Em Paraíso Tropical, novela exibida em 2007, a vilã Taís Grimaldi (Alessandra Negrini) foi assassinada, levando o público a suspeitar de todos os personagens que haviam dito anteriormente que a moça deveria estar morta. Acreditando que a relação com Paula (Alessandra Negrini) atrapalharia o desenvolvimento profissional de Daniel (Fábio Assunção) no Grupo Cavalcanti, Antenor (Tony Ramos) ofereceu dinheiro à Taís para que ela separasse o casal, e ela até conseguiu por um momento. Ao precisar de dinheiro, a vilã procurou Antenor novamente ameaçando contar a Daniel, que havia sido ele, o responsável pela armação, e acabou ouvindo uma conversa onde Olavo (Wagner Moura) confessa seu plano para matar sua mãe, Marion (Vera Holtz), e o irmão Ivan (Bruno Gagliasso), filho biológico de Antenor, e único herdeiro dele, para assim ficar com os bens do irmão. Taís exige de Olavo 5 milhões de reais e vai até a casa de Paula e Daniel, onde pretende roubar o passaporte da irmã gêmea, mas é seguida pelo vilão que a assassina dopando-a e trancando-a na cozinha com o gás ligado.

Gloria Pires em Insensato Coração (Divulgação/ TV Globo)
Gloria Pires em Insensato Coração Divulgação TV Globo

Quem matou Norma?

Em Insensato Coração, Norma (Gloria Pires) foi assassinada com 3 tiros dentro de sua própria casa. A enfermeira, que foi enganada por Léo (Gabriel Braga Nunes), e cumpriu pena acusada de ter roubado a fortuna de seu antigo patrão, saiu da cadeia disposta a se vingar do rapaz. Ela passou a fazer contatos com todas as pessoas do convívio de Léo, e ao juntar provas de outros crimes cometidos por ele, passa a chantageá-lo, mantendo-o preso em sua casa, e afirmando que entregará tais provas à polícia. Leo foge, e Norma morre, baleada por Wanda (Nathália do Valle), mãe de Leo, num ato passional para proteger o filho.

Reginaldo Faria e Sônia Braga em Força de Um Desejo (Divulgação/ TV Globo)
Reginaldo Faria e Sônia Braga em Força de Um Desejo Divulgação TV Globo

Quem matou Henrique de Sobral ?

Exibida em 1999, a novela Força de Um Desejo levou para o horário das 18 horas, o mistério sobre o assassinato do Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria). Morto com um tiro, dentro de casa no meio de uma festa, o nobre havia descoberto que Bárbara (Denise Del Vecchio) tinha matado sua esposa Helena (Sônia Braga) envenenada, e pretendia denunciá-la à polícia. Bárbara foi ainda responsável pela morte de Xavier (Nelson Dantas), médico que diagnosticou a morte de Helena por envenenamento, e do Padre Olinto (Abrahão Farc), a quem a assassina confessou tudo, e se arrependeu em seguida. A motivação para os crimes foi o ciúme que sentia do marido Higino (Paulo Betti), que ainda se mostrava apaixonado por Helena.

A Próxima Vítima Logo (Reprodução)
A Próxima Vítima Reprodução

Quem era o assassino?

Em A Próxima Vítima, exibida em 1995, um assassino usava o horóscopo chinês para escolher suas vítimas. Foram ao todo, 9 assassinatos sem qualquer ligação aparente, onde todas as vítimas antes de serem mortas recebiam uma cópia do horóscopo chinês. A estudante de direito Irene (Vivianne Pasmanter) passou a investigar os crimes na tentativa de encontrar o assassino que foi revelado no último capítulo da trama. Adalberto (Cécil Thiré) era o serial killer, que havia assassinado Giggio (Carlos Eduardo Dolabella) em 1968 a tiros, e matou as demais pessoas como queima de arquivo. Porém, na versão exibida em 2000 e vendida internacionalmente, o assassino foi Ulisses (Otávio Augusto), que eliminou as testemunhas do crime cometido por Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) em 1968.

Regina Duarte em O Astro (Divulgação/ TV Globo)
Regina Duarte em O Astro Divulgação TV Globo

Quem matou Salomão Hayalla?

Na novela O Astro, de 2011 (Remake da história de 1977), Salomão Hayalla (Daniel Filho) foi assassinado  por Clô (Regina Duarte), sua esposa, sendo jogado pela janela. A mulher que dava sinais de loucura cometeu o crime para proteger o filho Marcio (Thiago Fragoso), que era alvo constante da agressividade do marido. Na versão original da trama, quem matou Samolão foi Felipe (Edwin Luisi).

Werner Schünemann em Passione (Divulgação/TV Globo)
Werner Schünemann em Passione DivulgaçãoTV Globo

Quem matou Saulo Gouveia?

Saulo Gouveia (Werner Schünemann) foi a principal vítima da novela Passione, de 2010. Encontrado morto em um quarto de hotel, ele foi esfaqueado levantando suspeitas sobre outros personagens. A vigarista Clara (Mariana Ximenes) foi a responsável por sua morte, como vingança pelos abusos sexuais que ele a fez sofrer na infância. A enfermeira escondeu um facão de cozinha dentro de um travesseiro que colocou entre as pernas, e pediu que ele pulasse, como fazia quando ela era criança.

Daniel de Oliveira em O Rebu (Divulgação/ TV Globo)
Daniel de Oliveira em O Rebu Divulgação TV Globo

Quem matou Bruno Ferraz?

Toda a trama de O Rebu, de 2014, girava em torno de um assassinato que aconteceu durante uma festa. Bruno (Daniel de Oliveira), um dos convidados da recepção de gala oferecida por Ângela (Patrícia Pillar), foi encontrado morto, boiando na piscina. Toda a história se passava em apenas 2 dias, onde de acordo com investigações se constatou que a responsável pelo crime, era Ângela, que teve ajuda da filha adotiva Duda (Sophie Charlotte), namorada do rapaz. Numa briga, Bruno pede que Duda fuja do país com ele e alega que tem conhecimento sobre o desvio de dinheiro praticado por ela, na empresa da mãe. Duda então bate na cabeça dele, que desmaia. Desesperada e acreditando que ele estava morto, ela o arrasta e o coloca no freezer, e pede ajuda a sua mãe, que diminui a temperatura do freezer fazendo com que Bruno morra congelado. Ângela e Duda jogam o corpo do rapaz na piscina, posteriormente.

Beatriz Segall em Vale Tudo (Divulgação/ TV Globo)
Beatriz Segall em Vale Tudo Divulgação TV Globo

Quem matou Odete Roitman?

O mais famoso “quem matou” da teledramaturgia brasileira: Odete Roitman (Beatriz Segall). Uma das vilãs da novela Vale Tudo, morreu ao ser atingida por um tiro, dado por Leila (Cássia Kis), que a assassinou por engano. O alvo de Leila na verdade era Maria de Fátima (Gloria Pires), que havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), mas acabou matando Odete, levando a um dos finais mais aguardados nas novelas, e comentado até os dias atuais.

(Com informações de João Paulo Reis)

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade