Literatura

Quem foi Eleanor H. Porter, a criadora do fenômeno “Poliana”

Escritora deixou a música de lado após seus livros alcançarem o sucesso

Publicado em 23/06/2020

Com obras literárias espalhas pelos quatro cantos do mundo, na TV, cinema e no teatro, Eleanor H. Porter, a criadora de “Poliana”, atualmente com versão no SBT, é uma das maiores escritoras da história literária. O Observatório da TV trás um pouco de sua história; conheça:

Senhora H. Porter nasceu em uma tradicional família da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, em 1868, na cidade de Littleton. E. H. Porter também foi cantora, estudou por vários anos no New England Conservatory of Music.

No início dos anos 1900, se aventurou na escrita. Isso aconteceu quando várias de suas histórias saíram em revistas e jornais populares. Foi então que ela optou por investir neste seguimento e deixar o canto.

Correntes cruzadas, em 1907, foi o seu primeiro livro. Já Miss Billy, de 1911, foi seu primeiro livro realmente bem-sucedido. E foi este trabalho que a transformou em uma autora clássica.

Mas foi com a popular Pollyanna, que se tornou um fenômeno imediatamente após sua publicação, em 1913. Foram cerca de 1 milhão de cópias vendidas naquele mesmo ano. A partir disso, a obra nunca mais deixou de ser lida.

Dois anos mais tarde, E. H. Porter escreveu uma continuação, Pollyanna moça, outro sucesso instantâneo e atemporal. Pollyanna, então, foi adaptado para a Broadway em 1916 e para o cinema em 1920.

A versão dos Estúdios Disney, lançada em 1960, continua popular até hoje. E. H. Porter morreu em 21 de maio de 1920, em Cambridge, Massachusetts. Várias continuações de Pollyanna foram escritas por outros autores após sua morte. Confira algumas delas:

A história da menina órfã atravessou um século nas prateleiras. Na década de 1920 foi lançado o primeiro filme baseado no livro, com Mary Pickford e dirigido por Paul Powell, um clássico do cinema mudo.

Cena do filme Polly de 1989 Reprodução YouTube

Quatro décadas depois, em 1960, foi feito um novo filme baseado na obra, dirigido por David Swift e com Hayley Mills no papel principal.

Na Pollyana de 1989, a jovem cai da janela ao tentar ajudar João Feijão a entrar em seu quarto. Ao estender a mão para ajudar o amiguinho, ela despenca lá do alto.

Sophia Valverde é a intérprete de Poliana na novelinha homônima (Reprodução: SBT)
Sophia Valverde é a intérprete de Poliana no SBT Reprodução SBT

No ano de 2003, a Diretora Sara Harding também escolheu um atropelamento para a personagem Pollyana, vivida por Amanda Burton. A cena foi bem simples e mostra apenas seu cesto de frutas sendo arremessado pra bem longe.

Em 2018 o SBT estreou As Aventuras de Poliana, novela protagonizada por Sophia Valverde e Thaís Melchior. A trama tem mais de dois anos no ar e retornará em 2021 com a segunda temporada, inicialmente intitulada com o mesmo nome da continuidade da história: Poliana Moça.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade