Quem criou o Louro José? STF determinará direito autoral do boneco

Publicado em 15/10/2018

Ana Maria Braga e o ex-marido, Carlos Valdir Madrulha, estão movendo uma ação contra os artistas Antonio Marcos Costa de Lima e Renato Aparecido dos Santos.

No caso em questão, a apresentadora do Mais Você, da Globo, pede o reconhecimento pela criação do boneco Louro José, que a acompanha desde o programa Note e Anote, da Record.

A saber, o papagaio mais famoso da TV foi criado em 1997, no entanto, ainda não se sabe legalmente quem é o responsável por ele. Ou são os artistas ou então a jornalista.

Sendo assim, a comunicadora resolveu entrar com a referida ação, na qual quer que o desenho, as características, o nome, as cores, bem como a voz, sejam destinadas a sua autoria.

Leia mais: Ana Maria Braga questiona Louro José sobre ex, o papagaio rebate e a famosa chora de tanto rir

Entenda a ação movida por Ana Maria Braga

Ana Maria Braga deu entrada no processo no dia 11 de setembro de 2012. Porém, a juíza que atendeu o caso na época pediu para emendar a inicial. Isto é, a loira teria que complementar as informações destacadas.

Foi aí que a jornalista decidiu incluir Carlos Madrulha na ação, para dar mais força aos dados informados.

Além do reconhecimento de direitos autorais, Ana Maria pede uma indenização por danos morais no valor de R$ 650 mil.

A sessão, que está prevista para começar às 10h desta terça (16), será regida pelos ministros da 3ª turma do STJ (Superior Tribunal da Justiça).

Leia mais: Ana Maria Braga se confunde ao falar sobre eleições, passa informação errada e Alexandre Garcia corrige

Inspiração seria no papagaio do ex-casal

Ao portal UOL, a Record TV relatou que em 97 a emissora entendeu que a apresentadora precisava de um parceiro para dividir a cena no programa.

Entre as sugestões recebidas, foi escolhida a figura de um papagaio. O desenho foi aprovado, e logo após, foram feitos testes para determinar quem seria a voz por trás do boneco. A saber, quem passou foi Tom Veiga, que faz o personagem até hoje.

Leia mais: Ana Maria Braga assusta Louro José depois de quase falar palavrão

A versão de Ana Maria Braga o ex-marido, Madrulha, indica que os dois idealizaram e criaram o personagem sozinhos, sem a ajuda dos artistas, que só foram contratados para confeccionar o boneco.

Segundo eles, o papagaio foi batizado em homenagem ao filho da apresentadora, José, e as “feições” inspiradas no papagaio de estimação que tinham. Além disso, o ex-casal alega que foi feito o registro da criação na Escola de Belas Artes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade