Público na web se emociona com triste história de vida de Popó no Esporte Espetacular

Publicado em 11/08/2019

O Esporte Espetacular deste domingo (11) teve matérias sobre o Dia dos Pais, mas a que chamou atenção e emocionou o público foi uma sobre a história de vida, do lutador Acelino Freitas, o Popó. Nascido e criado num bairro humilde, ele lidou com a extrema pobreza desde sempre, e ainda com a violência dentro de casa, provocada pelo próprio pai que agredia sua mãe quando estava bêbado.

“A referência maior que tive foi sempre minha mãe, guerreira, que segurava a onda. Sabia que era a bebida que mudava o temperamento dele. Meu pai era um doce, mas quando bebia se transformava. Quem viu Popó no rinque, ou fazendo matérias rindo ou brincando não tem ideia do sofrimento que era, de a gente não ter nada para comer em casa, meu pai bebia muito, machucava muito minha mãe, e a gente presenciava tudo aquilo em casa”, disse ele.

Segundo sua mãe, o pai de Popó além de beber, acabou tendo outra família. O irmão mais velho do atleta sabendo que ele queria ser um lutador colocou um saco com serragem dentro para que Popó pudesse treinar: “Ficava um pouco da pele da mão ali porque era um saco de lona”, disse Popó. Depois eles passaram a fazer luvas improvisadas com espumas de colchão.

O Ex-técnico de Popó, via que ele ficava observando os lutadores na academia do bairro, e o chamou para treinar, e contou que o atleta passava muita fome, às alternando entre as refeições. Ou almoçava, ou jantava. “Hoje os atletas treinam com proteína, shake… Ele não tinha nada, era feijão e arroz”.

Atualmente

“Eu tenho pavor de geladeira vazia dentro de casa, porque em 1995 quando eu fui para os Jogos Pan-americanos eu dei uma geladeira para a minha mãe, e a geladeira só tinha água. Não tinha nem o que comer direito, só água. E hoje odeio geladeira vazia, é coisa que trago do passado e que não gosto de ter no presente”, disse Popó, que revelou ainda que o boxe o ajudou a lidar com seus medos e inseguranças.

Ele ganhou suas 29 primeiras lutas por nocaute. A chance de mudar de casa e dar mais dignidade à sua família, surgiu em 1999 para disputar o título mundial na França. Ele contou que acreditando que poderia vencer, negociou uma casa fiado para sua mãe, contando que conseguiria pagar pelo menos a metade do imóvel após ganhar o torneio. Nas redes sociais, o público relatou estar emocionado com a história de vida do astro brasileiro do boxe. Confira alguns comentários abaixo:  

https://twitter.com/gfariasv1/status/1160570918609084418
https://twitter.com/lucena_poly/status/1160569363507945472

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade