Programação infantil é a salvação da TV Cultura

Publicado há 7 anos
Por Neuber Fischer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mesmo em um momento desprestigiado, o departamento infantil da TV Cultura só da motivos para alegria na emissora. Não é de hoje que a TV da Fundação Padre Anchieta colhe bons frutos quando decide dar espaço para atrações voltadas para a garotada.

Nos anos 1970 a emissora, junto com a TV Globo foi a responsável por trazer o fênomeno mundial “Vila Sésamo” para a televisão brasileira. Nos anos 1990 o mega sucesso “Castelo Rá-Tim-Bum” fez da TV Cultura referência em programas infantis, rendeu prêmios, shows de suas personagens, revistas, jogos e um longa-metragem.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um pouco depois “Cocórico” se tornou um sucesso tanto na TV quanto em produtos licenciados. Sem contar os desenhos como “Doug”, “Sid, o Cientista”, “Bob, o Construtor”, “Peixonauta” e “Cyberchase”.

Em 2013, a nova diretoria da emissora, para conter gastos e ajustar os cofres da TV Cultura, decidiu extinguir o departamento de programas infantis e passou a integrá-lo ao de produção geral.

Programas foram cancelados e outros retornaram à grade. Uma das novidades deste ano, foi a reestreia da versão moderna do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, exibido na Globo no início dos anos 2000.

Exibido na faixa das 18 horas, a reprise tem alavancado os índices de audiência da TV Cultura e colocado a emissora em terceiro lugar no ranking do Ibope.

A exibição do “Sítio do Picapau Amarelo” aumentou em 100% a audiência da TV Cultura no horário. Entre a estreia no dia 30 de setembro até a última sexta-feira (18/10), a média de ibope da atração foi de 3,2 pontos, competindo com Band e SBT. Antes da estreia, a média era de 1,6 pontos na faixa.

Com esses números a atração infantil tem superado a concorrência do SBT e da Band como os policiais “SB Notícias” e “Brasil Urgente”. Perde apenas para a Globo, que exibe a novela “Joia Rara” e a Record com o “Cidade Alerta”.

Quem sabe, com esse resultado, a TV Cultura volte atrás e continue priorizando aquilo que ela tem tradição e sabe fazer e apresentar com qualidade, programas para a criançada. Até porque, na TV aberta ninguém mais quer investir para esse público. Um nicho que só tem bom conteúdo na TV paga. Fica a dica!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio