Programa Especial estreia temporada comemorativa de 15 anos na TV Brasil

Publicado em 11/04/2019

Para celebrar os 15 anos do Programa Especial, a TV Brasil estreia a décima terceira temporada da série no próximo sábado (13), às 12h30. Comandada pela publicitária cadeirante Juliana Oliveira e com matérias assinadas por Fernanda Honorato, primeira repórter com Síndrome de Down do país, a atração está cheia de conteúdos exclusivos.

Fernanda reencontra sua primeira entrevistada, a atriz Joana Mocazel. Também com Síndrome de Down, a artista recorda a experiência de atuar na novela Páginas da Vida (Globo, 2006). Na trama escrita por Manoel Carlos, Joana interpretou a pequena Clarinha, filha de Nanda (Fernanda Vasconcellos), aos sete anos.

No bate-papo, a atriz vai relembrar a primeira entrevista que deu à repórter Fernanda no Programa Especial. Ela também fala sobre da vida pessoal e destaca o carinho de sua relação com os fãs.

As pessoas gostam. Sou elogiada pelas pessoas que me conhecem da novela. Adoro as pessoas, tenho muitas fãs e seguidores no Instagram que curtem minhas fotos. Legal, eu ser reconhecida”, diz Joana.

Letícia Santos, mãe de Joana, também bate um papo com a repórter Fernanda Honorato. Ela conta no Programa Especial a sua visão a respeito da inclusão escolar de Joana.

A inclusão é um aspecto muito importante que a gente tem trabalhado desde sempre, desde que a Joana começou a vida escolar. Desenvolvemos uma parceria com o colégio muito grande nessa história“, relata na TV Brasil.

Ainda na estreia do Programa Especial

Além disso, a programa remete ao Mês de Conscientização do Autismo em abril. A equipe do Especial acompanha Emanuelle e Nathan, dois jovens que estão dentro do espectro do autismo. A dupla se prepara para participar de um baile de debutantes inclusivo promovido pelo Projeto Sonho Azul, do Instituto Mudando o Final.

Sandra Monteiro Dias, mãe de Emanuelle, conta sobre a expectativa da filha em participar do baile de debutantes inclusivo. Já Bruna Sathler, mãe da Beatriz, que tem autismo, fala sobre a participação da filha na primeira edição inclusiva do baile em 2018.

A Beatriz foi a primeira a participar do projeto. E quando a gente conheceu o Instituto foi dada essa oportunidade para a gente, para ela dançar, coisas que não seriam possíveis. Foi uma experiência gratificante vê-la colocar o vestido e fazer maquiagem. Eu acho que o principal disso tudo foi a acolhida dos responsáveis pelo projeto com amor, carinho, paciência”, conclui.

Cada episódio da nova temporada será abordado um tema relevante às questões das pessoas com deficiência. O objetivo é esclarecer, tirar dúvidas, transpor barreiras e informar o público em geral sobre o assunto. Além de incentivar a inclusão.

 Entre as pautas desta leva de edições inéditas, o Programa Especial vai apresentar matérias sobre: autismo, mercado de trabalho, literatura, mulheres no esporte e jovens com Síndrome de Down.

Sobre o Programa Especial

Dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência, o Programa Especial estreou em 2004, ainda na TVE/RJ. O formato aborda a acessibilidade em todas as suas dimensões com naturalidade.

No ar todo sábado às 12h30 na TV Brasil, o programa explora temas como: mercado de trabalho; lazer; novos tratamentos; esporte e saúde; entre tantas outras pautas, de uma forma inclusiva e descontraída.

A atração revelou e conta com a participação de Juliana Oliveira, apresentadora e cadeirante, Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down. Nesses 15 anos, também teve a colaboração do repórter cadeirante José Luiz Pacheco com matérias de muita ação e aventura.

Para ser 100% acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com recursos como janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais para as pessoas com deficiência auditiva que não leem português.

A atração também tem legendas em português para as pessoas com deficiência auditiva que não falam LIBRAS. Outro destaque é a áudio descrição, recurso em que as imagens são descritas por um locutor. O recurso aparece na tela para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade