Reportagem especial

Programa do Ratinho desta sexta-feira mostra Afuá, cidade onde só se anda a pé e de bicicleta

Erguido sobre palafitas, município não comporta veículos motorizados em suas ruas

Publicado em 09/12/2021

Já parou para imaginar se a sua cidade não tivesse nenhum veículo motorizado à vista? Nada de carros, motos, ônibus, caminhões… Imagine que todos os habitantes se deslocam apenas de bicicleta ou a pé. Esse local existe, aqui no Brasil, e o repórter Arthur Veríssimo o mostra em mais uma aventura inédita que será exibida no Programa do Ratinho desta sexta-feira (10).

Município brasileiro localizado ao norte da Ilha de Marajó, na Microrregião dos Furos de Breves, estado do Pará, Afuá fica numa região alagadiça. Isso provoca a necessidade de construção de casas e ruas sobre palafitas, geralmente em madeira. O trânsito de veículos como automóveis e motos é proibido, por seu peso e pela estrutura das ruas.

Jornalista cicloativista fez documentário sobre a cidade

Arquiteta, fotógrafa, jornalista e cicloativista das mais respeitadas, Renata Falzoni lançou em 2019 o documentário Afuá – Cidade das Bicicletas, que também trata da pequena cidade paraense onde veículos motorizados não têm vez. O filme, que tem cerca de meia hora de duração, foi disponibilizado pela cicloativista no YouTube e em seu site especializado no assunto, o Bike É Legal.

Outros trabalhos de Renata Falzoni que também tratam do assunto são Bicicleta Brasil – Pedalar É Um Direito e Elo Perdido – O Brasil que Pedala. Nos documentários, a jornalista aborda não apenas o uso da bicicleta como meio de transporte, o que em sua vida é realidade diária desde os anos 1970, como também necessidades legais, estruturais e de comportamento para que a mobilidade ativa seja segura e se expanda, o que tem diversos impactos positivos.

O Programa do Ratinho vai ao ar na faixa das 22h no SBT, logo após a reprise da novela Carinha de Anjo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade